Como escolher a iluminação em um home office?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
André Viana
Andre Viana Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Andre Viana Arquitetura - há 6 anos

Olá, Mônica!

Tudo bem?

Quando criamos um ambiente de trabalho, é importante termos algumas preocupações em destaque:

Entenda que a luz que você adotar não deve criar pontos de sombreamento, pois isto poderá lhe causar um esforço visual desnecessário e prejudicial. Isso também poderá ocorrer se a iluminação não crie reflexos na tela do computador.

Crie um ponto de iluminação geral, no teto, para acessos gerais, como gavetas e armários e um ponto de iluminação direta, que poderá ser um pendente linear sobre a bancada de trabalho ou uma luminária de mesa.

Como nossa colega bem destacou, as luzes mornas ou amarelas tendem a nos causar uma sensação de relaxamento. Por outro lado, um ambiente inteiro com luz fria ou branca pode acabar se tornando cansativo e estressante, caso você passe bastante tempo nele.

Minha recomendação é fazermos uma combinação de tipos diferentes de luz: use uma lâmpada do tipo neutra ("meio termo" entre a fria e a morna) no campo geral, já que este não interfere no campo cognitivo; caso tenha algum quadro ou peça de decoração que queira destacar, opte pela luz amarela, que dará maior destaque às peças, pois realçará suas cores naturais; deixe a luz branca apenas no campo de iluminação direta, onde você trabalha. Até porque a tela do computador já será um adicional, uma vez que os monitores também emitem luz.

Esta combinação de tipos diferentes de luz deixará seu Home Office com um ar bastante agradável.

Lembre também de optar, sempre, pelas soluções que consomem menos energia, como as lâmpadas LED e eletrônicas, ok?

A natureza e o bolso agradecem!

Espero que estas dicas tenham ajudado a solucionar o seu problema.

Um abraço!

André Viana

Responder
Particular - há 6 anos

R: Luz branca com spot nos pontos proximos a moveis

A disposição;

Lídia Guimarães
Fractal Arquitetura E Construções Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Fractal Arquitetura E Construções Ltda - há 6 anos

Mônica, primeiro precisa contratar um Arquiteto, ele lhe dará toda direção para escolher a iluminação mais adequada para harmonizar com tudo que voce tem no ambiente ou até mudar o que tem no ambiente.

Responder
Marcelle Hergert
Marcelle Hergert Interiores E Paisagismo (Limeira, São Paulo) Marcelle Hergert Interiores E Paisagismo - há 6 anos

Olá, como é um ambiente de trabalho sera interessante o uso de luz branca, para deixar a pessoa mais atenta,pois a luz amarela tende a nos deixar mais calmos, relaxados. Outro ponto importante é iluminar bem a mesa de trabalho e não deixar somente um ponto central fazendo sombras.

Att

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região