Como saber se uma casa esta reconhecida como residência unifamiliar?

Preciso de um alvará de reforma para a minha casa, entretanto o imóvel é geminado estruturalmente (telhado, paredes, estrutura) mas não está no mesmo lote, o desdobro já foi concluído. A prefeitura ainda reconhece esse imóvel como uma casa geminada (R2h-1 de acordo com os códigos da prefeitura) ou a casa em questão se torna uma residência unifamiliar (R1)?

Como saber se uma casa esta reconhecida como residência unifamiliar?

Preciso de um alvará de reforma para a minha casa, entretanto o imóvel é geminado estruturalmente (telhado, paredes, estrutura) mas não está no mesmo lote, o desdobro já foi concluído. A prefeitura ainda reconhece esse imóvel como uma casa geminada (R2h-1 de acordo com os códigos da prefeitura) ou a casa em questão se torna uma residência unifamiliar (R1)?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 8 meses

Boa dia Mateus, tudo bem? como você esta?

É assim a casa ela é cadastrada como unifamiliar, mas por se tratar de duas residências horizontais (ou seja lado a lado) no lote, ela é classificada como R2h, e por cada casa ter uma entrada independente, ela é cadastrada com o 1 no final, quando se trata de desmembramento de casas geminadas a prefeitura normalmente (quando o lote é menor que 125m²), considera o imóvel como uma espécie de condomínio ou seja geram 3 matriculas, uma completa com a informação do lote, dizendo que o mesmo tem duas unidades residenciais e seus devidos proprietários e duas individuais marcando o lote a e b ou 1 e 2, indicando assim unidades, unifamiliares, porem com uma matricula "mãe", digamos assim, indicando um lote com mais de uma residência no local.

Apenas complementando com base na sua necessidade, reformas sem alteração de áreas construídas não será preciso a abertura de alvará, mas caso esse não for o caso, o ideal é quando for aberto o processo apresentar essas três matriculas, pois apesar de ser o lote individual as três são referente ao seu terreno.

Creio que esse seja o bruto da informação, mas a principio essa é a analise que tenho mas pode variar de caso para caso sendo necessário para uma avaliação mais precisa a analise de documentações, se precisar de auxilio em outras informações sobre regularização ou ate efetuar a abertura de processo, entre em contato com a gente, a Creek Engenharia e Projetos ltda esta a sua disposição se precisar é só chamar.

Tenha um ótimo dia.