Impermeabilização após desprendimento de pastilhas

Sou síndico do condomínio de apartamentos onde moro e estamos tendo um problema com o desprendimento de pastilhas da fachada. A queda das pastilhas envolve um alto risco de acidentes, sendo que por isso já foi decidido pela remoção imediata de todas as pastilhas.

Como o condomínio não dispõe hoje de fundos para a reforma e acabamento de toda a fachada, gostaria da sua opinião técnica sobre qual a alternativa de menor custo que garanta uma impermeabilização das paredes após a retirada das pastilhas para que nos próximos dois anos não tenhamos problemas com infiltração na alvenaria. Nesse período iremos acumular fundos para desenvolver um novo projeto arquitetônico e então refazer o acabamento de toda a fachada.

Impermeabilização após desprendimento de pastilhas

Sou síndico do condomínio de apartamentos onde moro e estamos tendo um problema com o desprendimento de pastilhas da fachada. A queda das pastilhas envolve um alto risco de acidentes, sendo que por isso já foi decidido pela remoção imediata de todas as pastilhas.

Como o condomínio não dispõe hoje de fundos para a reforma e acabamento de toda a fachada, gostaria da sua opinião técnica sobre qual a alternativa de menor custo que garanta uma impermeabilização das paredes após a retirada das pastilhas para que nos próximos dois anos não tenhamos problemas com infiltração na alvenaria. Nesse período iremos acumular fundos para desenvolver um novo projeto arquitetônico e então refazer o acabamento de toda a fachada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Carlos Eduardo Oliveira da Silva

Bom dia!

Pastilhas despredendo originam-se de diversas fontes, pode ser Argamassa com muita água, Argamassa diferente do que foi recomendada pelo fabricante, falta de juntas de dilatação, ou o emboço não teve boa aderência e o peso da pastilha mais a argamassa faz o seu papel de trincar e a água percola por trás fazendo seus caminhos e colaborando para o despreendimento.

Em casos assim o ideal é obviamente remover as pastilhas, a alvenaria de vedação deverá ser lavada e raspada para que as massas antigas e toda poeira seja removida.

É importante o uso de adesivo acrílico mesmo se a opção seja por argamassa industrializada ou pela produção de massa no canteiro de obras, pois o adesivo irá criar um ponto de ancoragem e evitar novas patologias.

O uso de argamassas prontas as mesas já vem com aditivos hidrofugantes.

Porem muito importante nas vigas, pilares requadros de janelas usar uma tela de aço galvanizada para evitar trincas, pois muitos dos casos de pastilhas que desplacam nós não conseguimos ver por trás delas porem na remoção das patilhas as trincas aparecem.

Não sou contra o uso de grafiato, pastilhas porem a minha opinião pessoal, eu Carlos prefiro como revestimento o reboco pois para manutenção é muito mais fácil e econômico, lembrando que devem constar juntas de dilatação para evitar trincas e a parede deverá receber pintura a cada dois a cinco anos dependendo do tipo de tinta que optar.

Não economize em produtos para criar barreiras pois essa fachada é uma fachada "doente" por isso procure produtos de alto desempenho e não olhe para preços, pois o barato e econômico muitas vezes tem pouca vida útil.

Conforme li que foi indicado o uso de membrana acrílica use-a mesma para fazer um fundo preparador sobre o novo reboco e depois procure tintas de marcas conhecidas e de qualidade no mercado.

Tenho muitas reuniões com condomínios aonde são apresentados os orçamento e sempre tem aquele que quer a solução mais barata, porem como síndico sabe que você é conivente e procure um engenheiro e uma empresa que tenha registro no CREA e que te de a garantia e que ambos engenheiro e empreiteiro sejam coniventes contigo na garantia dos trabalhos e na responsabilidade.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Caetano, bom dia!

Após a retirada das pastilhas aplique manta líquida, existe até colorida, procure aplicar pelo menos duas demãos (uma em cada sentido), deverá proteger por pelo menos dois anos. Veja foto abaixo

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reforma de fachadas na sua região