Qual a melhor maneira de resolver infiltrações na laje que possui revestimento de cerâmica?

Tenho uma laje na cobertura do quarto que está com infiltração, (já tem algum tempo foi colocado cerâmica sobre a laje), mesmo assim ocorre a infiltração e mofo.

Pergunto: Existe algum bom produto que possa ser aplicado sobre a cerâmica e seja impermeabilizante, ou preciso retirar a cerâmica velha e assentar novamente cerâmica, ou existe alguma outra solução?

Grato,

Qual a melhor maneira de resolver infiltrações na laje que possui revestimento de cerâmica?

Tenho uma laje na cobertura do quarto que está com infiltração, (já tem algum tempo foi colocado cerâmica sobre a laje), mesmo assim ocorre a infiltração e mofo.

Pergunto: Existe algum bom produto que possa ser aplicado sobre a cerâmica e seja impermeabilizante, ou preciso retirar a cerâmica velha e assentar novamente cerâmica, ou existe alguma outra solução?

Grato,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 4
Elizeu Oliveira
Oliveira Pinturas Prediais (Campinas, São Paulo) Oliveira Pinturas Prediais - há 4 anos

BOM DIA SIDNEI, PRA VOCÊ RESOLVER MESMO ISTO DE MANEIRA QUE TENHA UMA GARANTIA MAIS PROLONGADA O CORRETO É FAZER COMO O SEU VALDEMIR INFORMOU, MAS ESTE TRABALHO TEM UM CUSTO BEM ELEVADO, CASO VOCE ESTEJA PROCURANDO SOLUÇAO MAIS RÁPIDA E BARATA VOCÊ PODE FAZER O SEGUINTE, REJUNTAR AS JUNTAS DE DILATAÇÃO NOVAMENTE UTILIZANDO REJUNTES APROPRIADOS PARA ÁREAS FRIAS E ÁREAS EXTERNAS CALAFETANDO DE MANEIRA BEM UNIFORME TODAS AS FRESTA DOS PISOS, EM SEGUIDA VOCÊ PODE PINTAR OS PISOS UTILIZANDO TINTA EPOXE OU TINTA POLIETILENO ESTES MATERIAIS É QUE SÃO UTILIZADOS PARA PINTAR QUADRAS DE FUTEBOL E PISOS INDUSTRIAIS E VOCE ENCONTRA VARIAS CORES NO MERCADO, E CASO VOCE NÃO QUEIRA MUDAR A COR DOS PISO VOCE PODE UTILIZAR AS REZINAS INCOLORES DAS MESMAS LINHAS, SUA LAJE VAI FICAR TÃO LINDA QUE VOCE VAI QUERER ATE MUDAR SUA CAMA E DORMIR POR LA FORTE ABRAÇO.

Responder
Evaldo Cruz
Cruz Imper (Várzea Paulista, São Paulo) Cruz Imper - há 4 anos

Bom dia Sidnei, o correto é a remoção do piso, regularização com caimento para os ralos, aplicação de manta asfáltica, proteção mecânica e piso novamente, (se for área transitavel), se área não é transitavel, recomendo o mesmo processo exceto a proteção mecânica e o piso, existem mantas para áreas transitaveis e não transitaveis, o tipo de manta depende do tipo de caso que você tem. Espero ter ajudado, grande abraço.

Responder
Igor Almeida
Ado Engenharia (Rio Verde, Goiás) Ado Engenharia - há 1 año

Temos varios fatores para analisar o acontecimento de infiltração no piso inferior:

1- Rejunte pode estar soltando então deveria fazer uma nova aplicação de um rejunte, talvez um com base epox para evitar isso futuramente.

2- Falta de impermeabilização na laje

e dentre outros fatores.

Quando se tem uma laje em area molhada é aconselhavel que seja aplicado um impermeabilizante antes do recebimento do revestimento (cerâmica).

A cerâmica é consideravelmente inferior ao porcelanato, pois 95 % das cerâmicas não são impermeáveis.

Aconselho a trocar a cerâmica por porcelanato que você terá uma vida util maior e menos problemas ou fazer a aplicação de um novo rejunte mais resistente.

Responder
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Se o ambiente tem muito trafego, o ideal é fazer uma cobertura e aplicar uma resina incolor, ou mesmo fazer a retirada da ceramica e fazer o tratamento com manta asfaltica aluminizada; Caso não tenha muito trafego pode se aplicar uma super manta liquida nas cores disponiveis... mas irá tirar a estetica...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Onei Bianchi
Neirad Aplicação de Resina Epóxi em Pisos Decorativos (Xanxerê, Santa Catarina) Neirad Aplicação de Resina Epóxi em Pisos Decorativos - há 2 anos

Boa noite neste caso se a cerâmica estiver bem ancorada o ideal seria sem fazer muita quebradeira fazer o lixamento da ceramica tratar as juntas e aplicar uma base niveladora e uma pintura epóxi ou pu que seria mais resistente a amarelamento isso TD com resina epoxi.

Responder
Erli
Particular - há 4 anos

Estou com uma situacao semelhante.

Ocorre que a infiltracao ou manchas ocorrem no meio e nao no alto das paredes, e ainda ha trincas no rejunte da ceramica externa do predio. Isso pode tambem interferir na infiltracao externa das paredes?

Mariano
Particular - há 4 anos

Bom Dia. Estou trabalhando numa laje de 92m2 e cumpro o seguinte: Remover o piso, lavar, limpar e onde tiver trincas e semelhantes, riscar a superfície até 5 mm, nestes locais ou na laje toda, aplicar Batida de Pedra. Após 24 horas, aplicar a primeira demão de (NEUTROL)ou paralelo, diluído 50% em água, aplicar em toda superfície. descanso de 24h, reaplicar novamente. Aguarde no mínimo 5 dias para reagir com o tempo (sol e chuva).A terceira demão, diluir 10 a 15%. A última demão, aplicar o produto virgem. Após voce pode aplicar a manta ou fazer uma camada de contra piso de do mínimo 2,5 e assentar o piso. O rejunte deverá misturar e reagir com aditivo.

Adenilson G
Adenilson G
Particular - há 4 anos

Bom dia! Caro cliente. Veja bem, vc esta com um poblema tipico de profissional mal qualificado. Porque, se vc ja tem um piso feito nesta laje,o profissional,teria que ter avisar a fazer a impermeabilizaçao,antes da colocaçao do piso. Agora,eu te aconselho a remover toda a area existente e refazer todo o trabalho. Se vc nao for usar o espaço em questao,aplicar um telhado e nao remova nada. Agora,se for usar,remova todo piso e contra piso,faz um novo contra pico com impermabimizante e aplica a manta,deixa a areia uns tres dias com agua para teste, nao vazando mais,aplicar o piso.Qualquer duvida e so perguntar.Obs,estamos com otimos preços de mao de obra com ou sem materiam,peça seu orçamento detalhado,abs.

Carlos Eduardo Oliveira da Silva

Bom dia!

Muito comum no meu dia-a-dia receber solicitações de orçamento de lajes com infiltrações ou com mantas defeituosas.

Atualmente devido a evolução tecnológica é possível sim fazer lajes abertas sem a necessidade de telhados, hoje atuamos com lajes aonde contamos com elementos como piscinas, floreiras, iluminação em led, som, entre outros atrativos para as áreas de lazer.

Com li em postagens acima o obvio é a visita inicial.

Primeira regra de tudo é observar se o substrato está são, sólido e coeso, sendo manta asfáltica ou sendo piso cerâmico atuo com promotor de aderência e com impermeabilização sobre os mesmos adicionando carga de 1,2 Kg por metro quadrado e podendo receber Argamassa ACIII e novo revestimento cerâmico. Essa situação necessita ser avaliada as portasse o nível do novo revestimento ficará abaixo dos marcos, os ralos se terão caimento e a laje de suporta esse peso.

Porem a BASF tem um hidrofugante que pode ser aplicado sobre o piso cerâmico, rejuntes, pedras decorativas, concreto aparente o qual é sem cor, não cria filmes e nem películas e tampona os poros.

Para isso somos especializados e qualificado com base em visitas técnicas podemos qualificar a melhor solução Custo X Benefício ao cliente.

Desde já fico a disposição!

2 fotos
Responder
Damião Ferreira
Mc Ar Condicionado E Impermealização (Mauá, São Paulo) Mc Ar Condicionado E Impermealização - há 4 anos

Apenas fazer uma regularização no piso , colocar uma manta asfáltica , fazer um contra piso ( proteção mecânica) e acabou o problema ...

Garantido...

2 fotos
Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Pode usar o neutrol da vedacit, 3 demãos. Removendo todo o revestimento, aplicar o produto, fazer um contra piso protetor e revestir. Se preferir me contratar para executar, faço seu serviço com qualidade e segurança.

Responder
Peris bezerra
Perivaldo Da Silva Bezeraa (São Caetano do Sul, São Paulo) Perivaldo Da Silva Bezeraa - há 4 anos

boa noite, sou de são caetano do sul, estou acostumado com esse tipo se serviço, não discordo de nunhuma das opinião a cima , mas trabalho de outra forma trabalho com produtos do qual não vou citar mas não quebro nada em lajes externas, trabalho limpo e rapido, como é a primeira vez que deixo minha opinião prefiro não revelar meus segredos, mas sempre dou 5 anos de garantia em todos os meus serviços comprovados com data fotos e videos para os meus clientes e so atendo na regioão do ABC , tendo que esperar agendamentos para serviços aprovados ok sem mais tenha uma boa noite!

Responder
Gumercindo Cunha
Almeida Cabral Impermeabilizacao S/S LTDA (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Almeida Cabral Impermeabilizacao S/S LTDA - há 4 anos

bOM DIA SIDNEY, AS INFORMAÇÕES ACIMA TODAS PROCEDEM, NO ENTANTO É NECESSARIO VISUALIZAR AS CONDIÇÕES LOCAL, POIS SE A CERAMICA ESTIVER BEM COLOCADA, O PROBLEMA PODE SER RESOLVIDO, COM APLICAÇÃO DE MANTA LIQUIDA, DEVE SER APLICAR TRÊS DEMÃOS SEMPRE CRUZANDO A PINTURA, CASO A SERAMICA ESTEJA EM FASE DESCAMAÇÃO, SERÁ NECESSÁRIO A REMOÇÃO DA MESMA E A SUPERFICIE DEVE SER PREPARADA PRA UMA NOVA IMPERMEABILIZAÇÃO. ABRAÇO

Responder
Romildo Pereira Sousa
Romildo Pereira Sousa
Particular - há 4 anos

Só retirar todo o rejunte antigo e aplicar o rejunte para picinas ele vem com dois tipo de resina para misturar depois pintar o piso com resina incolor.

Vai fica bom

Obs. O piso nao pode estar solto e nem com trincas

Débora Masda
Imperlinia (Paulínia, São Paulo) Imperlinia - há 4 anos

O ideal e recomendado é remover toda a cerâmica e impermeabilizar a superficie , desde que ela esteja devidamente regularizada e com caimento de pelo menos 1% para que exista saída para essa água e aí fazer a impermeabilização e assentamento de piso. até existe a opção de você usar uma resina a base de poliuretano sobre o piso porém o piso deverá ser poroso para dar aderencia e sem gdes trincas no rejunte. a diferença é o custo beneficio. o poliuretano é um produto bem mais caro.

Responder
Gabriel Cardoso
Particular - há 2 anos

Olha a melhor maneira e arrancar a cerâmica velha e fazer novo posso de correção com um bom caimento para ipermeabilizat a argamassa deste piso e fácil e colocando um produto chamado rebotec 4 k para cada saco de cimento tem vários vídeos do uy tubbe ensinando usar este produto....

Eli Lucio Moreira
Kgr Limpeza E Impermeabilizançao De Pedras Naturais (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Kgr Limpeza E Impermeabilizançao De Pedras Naturais - há 4 anos

Bom dia, nossa empresa trabalha com sistema de infiltração de produtos a base de copolímeros e acrílicos, a onde em muitos dos casos de vazamentos não requer quebradeiras, mais neste caso seria imprudente da minha parte falar de um assunto tão delicado que e a impermeabilização, o correto seria uma visita técnica no local para podermos através da vistoria lhe dar uma informação precisa.

Att

Eli Lucio

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Sidnei, bom dia!

A melhor maneira para proteger uma laje de infiltração de água de chuva é telhado. Mas se você deseja utiliza-la como área de uso, aconselho retirar toda cerâmica, instalar manta asfáltica a quente, fazer a proteção mecânica (conta-piso) e recolocar o piso cerâmico. Veja foto abaixo.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Vinícius Teixeira
Av Construcões (Itaquaquecetuba, São Paulo) Av Construcões - há 4 anos

Bom dia Sidney, neste caso é aconselhável remover todo o revestimento e impermeabilizar está área, após este trabalho, revestir ou aplicar uma manta que sirva com acabamento, ex.manta líquida com acabamento emborrachado, existem atualmente várias marcas deste produto nó mercado. Más têm que preparar a área corretamente!

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.