Que tipo de portas e janelas devemos colocar em nossa casa?

Boa noite, estamos com uma grande duvida sobre escolhas de portas e janelas.

Bom, nossa casa foi construida com tijolo ecológico para ficar toda aparente e agora estamos com uma grande duvida de como deixar a aparência final dela quando as portas da fachada, as janelas e vãos.

Bom, nossa primeira opção la no inicio era o Vidro Temperado devido ao Custo do mesmo, ao longo da construção fomos mudando nossas ideias e por um tempo fixamos na possibilidade de colocar tudo de madeira, afinal o madeiramento da casa toda é aparente, mas de repente buscando informação na net nos deparamos que a madeira da muita manutenção ao longo dos tempos devido a ação de chuva e sol.

Como nossa garagem será construida somente daqui uns dois anos, até lá tememos que as postas fiquem bastante desgastadas o que nos desanimou um pouco.

A Janela do quarto do meu filho vai tomar muita chuva, pois o telhado nessa parte da casa ficou muito alto.

Bom, devido a isso pensamos no alumínio mas não conseguimos enxergar a casa muito bem com o alumínio branco, afinal o que imita madeira é absurdamente fora do orçamento.

Como o telhado é claro, acreditamos que alumínio branco até fique bastante legal, ate pensei no alumínio preto fosco mas fico com medo que fique parecendo a fachada de uma empresa.

Chequei a conclusão de colocar molduras de madeira, ou seja, batente de madeira com o vidro temperado, e ai decidi que seria isso mesmo, porem a principal questão é quanto a iluminação que entra nos quartos e também o fato de não haver a possibilidade de deixar a janela aberta para entrada de ar no período da noite, isso em dias quentes, o que nesse caso a veneziana do alumínio ou da madeira já ajuda bastante.

Ou seja, é uma duvida incessante e tememos no final acabar por não fazer a escolha certa.

Como podem observar, dos dois lado existem janelas que serão de Vidro temperado com batente ou sem batente.

Também vi que as pessoas misturam vidro com madeira, vidro com alumínio e até madeira com ilumino, então se alguém puder nos dar um dica conclusiva do que poderia ficar bem legal agradeceria muito. Temos dúvida sobre colocar ou não bordas nas janelas e portas da casa, se ficaria legal ou nao.

Que tipo de portas e janelas devemos colocar em nossa casa?

Boa noite, estamos com uma grande duvida sobre escolhas de portas e janelas.

Bom, nossa casa foi construida com tijolo ecológico para ficar toda aparente e agora estamos com uma grande duvida de como deixar a aparência final dela quando as portas da fachada, as janelas e vãos.

Bom, nossa primeira opção la no inicio era o Vidro Temperado devido ao Custo do mesmo, ao longo da construção fomos mudando nossas ideias e por um tempo fixamos na possibilidade de colocar tudo de madeira, afinal o madeiramento da casa toda é aparente, mas de repente buscando informação na net nos deparamos que a madeira da muita manutenção ao longo dos tempos devido a ação de chuva e sol.

Como nossa garagem será construida somente daqui uns dois anos, até lá tememos que as postas fiquem bastante desgastadas o que nos desanimou um pouco.

A Janela do quarto do meu filho vai tomar muita chuva, pois o telhado nessa parte da casa ficou muito alto.

Bom, devido a isso pensamos no alumínio mas não conseguimos enxergar a casa muito bem com o alumínio branco, afinal o que imita madeira é absurdamente fora do orçamento.

Como o telhado é claro, acreditamos que alumínio branco até fique bastante legal, ate pensei no alumínio preto fosco mas fico com medo que fique parecendo a fachada de uma empresa.

Chequei a conclusão de colocar molduras de madeira, ou seja, batente de madeira com o vidro temperado, e ai decidi que seria isso mesmo, porem a principal questão é quanto a iluminação que entra nos quartos e também o fato de não haver a possibilidade de deixar a janela aberta para entrada de ar no período da noite, isso em dias quentes, o que nesse caso a veneziana do alumínio ou da madeira já ajuda bastante.

Ou seja, é uma duvida incessante e tememos no final acabar por não fazer a escolha certa.

Como podem observar, dos dois lado existem janelas que serão de Vidro temperado com batente ou sem batente.

Também vi que as pessoas misturam vidro com madeira, vidro com alumínio e até madeira com ilumino, então se alguém puder nos dar um dica conclusiva do que poderia ficar bem legal agradeceria muito. Temos dúvida sobre colocar ou não bordas nas janelas e portas da casa, se ficaria legal ou nao.

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 2
Keila  Jordão
Arquiteta Keila Jordão (Pará de Minas, Minas Gerais) Arquiteta Keila Jordão - há 8 anos

Bom dia Emerson, Pelo que percebo esta construindo em área rural? Realmente da para vir todas essas idéias em mente, esta no caminho certo, madeira realmente vai te dar muita manutenção, é linda porém tem que ser tratada! O vidro temperado é uma boa opção, mas olhando no contexto da casa até pensei em fazer um quadro emoldurado cimento e deixar na aparência de cimento queimado com fixação do vidro temperado e para janelas dos dormitórios poderia seguir a ideia do quadro de cimento e janelas de alumínio ou PVC branca. Acredito que um projeto de revitalização de fachada possa te ajudar a decidir alguns pontos que fará toda diferença no seu projeto, pode ser gerado imagens 3D que te ajudara antes de fazer definitivamente a obra, ter noção de como fica e tomar a decisão certa. Me coloco a disposição caso precise.

Responder
Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 8 anos

Normalmente, essas escolhas são definidas no projeto, pois o partido arquitetônico define o estilo e a escolha de materiais. Uma outra opção é caixilharia em pvc, que tem baixa manutenção e aparência de alumínio pintado. A cor branca quebrará a monotonia da grande quantidade de tijolos, dando mais leveza e dinamismo ao conjunto.

Se precisar de maiores detalhes, estou às ordens.

Att.

Lúcia Vale

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região