Posso rasgar as paredes aos poucos para realizar uma troca de blocos e fazer o tratamento de impermeabilização na parede?

Olá! Tenho problemas de infiltração ascendente na casa em que vivo e é própria. Como há um segundo andar, demolir e construir novamente com a devida impermeabilização do baldrame é uma das últimas opções. Gostaria de saber se posso rasgar as paredes aos poucos para realizar uma troca de blocos e fazer o tratamento de impermeabilização na parede.

Posso rasgar as paredes aos poucos para realizar uma troca de blocos e fazer o tratamento de impermeabilização na parede?

Olá! Tenho problemas de infiltração ascendente na casa em que vivo e é própria. Como há um segundo andar, demolir e construir novamente com a devida impermeabilização do baldrame é uma das últimas opções. Gostaria de saber se posso rasgar as paredes aos poucos para realizar uma troca de blocos e fazer o tratamento de impermeabilização na parede.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Rauss Engenharia
Rauss Engenharia (Pinhais, Paraná) Rauss Engenharia - há 3 anos

Olá Victória, pode desde que o sistema construtivo da sua casa não seja Alvenaria Estrutural.

Se for alvenaria convencional você não precisa fazer troca dos blocos inteiros da primeira fiada. Faça um corte de 3cm de altura e 2m de comprimento (no máximo) em cada parede. Limpe bem a área e preencha com uma argamassa misturada a algum aditivo impermeabilizante seguindo as instruções do fabricante do aditivo.

Faça em várias paredes no mesmo dia para ganhar tempo mas nunca retire material de uma extensão maior que 2m de cada parede por dia. Isto se deve a segurança da obra por conta da cura da argamassa.

Responder
Raquel Ribeiro Gomes Da Silva

Victoria, bom dia! Sou arquiteta e me chamo Raquel.

Quando vc diz que vai rasgando aos poucos os blocos você quer dizer a primeira fiada acima do baldrame?

Se a sua casa não for em alvenaria estrutural pode ser que não haja problema fazer isso a cada dois ou três blocos. Mas não sei se sanará a questão, porque a impermeabilização precisa abranger inclusive o piso.

Caso a sua ideia seja quebrar o baldrame, não faça isso ok? As estruturas em concreto nunca devem ser cortadas ou desgastadas (sem a consulta de um calculista) pois fragilizam o sistema como um todo.

Abraço

Responder
Victoria
Particular - há 3 anos

Oi Raquel, obrigada pela resposta! Sim, acima do baldrame e as paredes não são de bloco estrutural. No caso da impermeabilização do piso, posso retirar o revestimento e fazer esse tratamento no contra piso?

Particular - há 3 anos

R: A forma mais pratica de resolver umidade ascendente é fazer uma drenagem no perimetro da edificação, assim capitando a agua constante no solo...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região