Risco em uma infiltração no concreto

Olá,

Moro em um condomínio que está com infiltrações no concreto da laje do estacionamento subsolo, os ferros do concreto armado já estão expostos e enferrujados e partes do concreto estão desprendendo... o condomínio não tomou nenhuma providência de recuperação ou estudo/laudo, pergunto qual o risco envolvido?

Risco em uma infiltração no concreto

Olá,

Moro em um condomínio que está com infiltrações no concreto da laje do estacionamento subsolo, os ferros do concreto armado já estão expostos e enferrujados e partes do concreto estão desprendendo... o condomínio não tomou nenhuma providência de recuperação ou estudo/laudo, pergunto qual o risco envolvido?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Searom Engenharia e Construção

O risco meus colegas já informaram, agora, quanto ao problema da gestão do condomínio em não agir zelando pelo patrimônio, você pode fazer uma denuncia junto ao orgão fiscalizador e este tomará as providências.

Responder
Ronaldo Lopes
Rc Lopes Engenharia (Santo André, São Paulo) Rc Lopes Engenharia - há 5 anos

Bom dia.

Neste caso é dd suma importância contatar um engenheiro civil para realizar uma avaliação e elaborar um laudo técnico.

Verificar se ainda está na garantia se o condominio atendeu as solicitações da norma de manutenção

Dependendo do caso, até a construtora podeser acionada/responsabilizada.

Nos colocamos a disposição para realizar visita e avalição

Responder
Particular - há 5 anos

R: O que deve ser feito é um laudo técnico, com as providencias para a solução; Estancar a infiltração; Tratar as armaduras e fazer um reforço estrutural; Estamos a disposição;

A disposição;

Engº Decio Rey
Tecknicas Especiais De Engenharia (Itapevi, São Paulo) Tecknicas Especiais De Engenharia - há 5 anos

Prezado Sr. Uedson,

A corrosão do aço por oxidação se caracteriza pela formação de óxidos/hidróxidos de ferro envolvente nas barras, chegando seu volume inicial a aumentar 8 (oito) vezes, originando, então, tensões de tração no concreto de cobrimento das armaduras. Consequentemente, há o aparecimento de fissuras ao longo das barras de aço, acarretando o destacamento do concreto de cobrimento.

O processo de oxidação é progressivo, à medida que o cobrimento de concreto é destruído, culminando desta forma, no seccionamento da barra de aço ao longo do tempo, implicando consequentemente, na perda da capacidade portante da peça estrutural e riscos de acidentes envolvendo veículos e pessoas.