De quem é a responsabilidade de reparar infiltracao no muro?

O muro do vizinho paralelo minha parede do quarto da minha casa está infiltrando água da chuva e prejudicando minha casa, meu quarto, mostrei o problema e conversei com o vizinho mas se negou a consertar, dizendo que não está o prejudicando e sim a mim, que eu conserte.

De quem é a responsabilidade de reparar infiltracao no muro?

O muro do vizinho paralelo minha parede do quarto da minha casa está infiltrando água da chuva e prejudicando minha casa, meu quarto, mostrei o problema e conversei com o vizinho mas se negou a consertar, dizendo que não está o prejudicando e sim a mim, que eu conserte.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Lorenzzo Miguel
Lorenzzo & Lima arquitetura e design (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Lorenzzo & Lima arquitetura e design - há 1 año

vamos lá temos alguns problemas de informação aqui. porem vou tentar deixar claro alguns detalhes sobre essas regras.

sua pergunta me fez entender que o muro dele afeta um cômodo da sua casa ou seja, sua casa esta colada com o muro dele.

se caso sua casa esteja dentro dos padrões urbanísticos e de construção de sua cidade a responsabilidade e dele em reparar, caso o imóvel dele seja o causador do problema.

todavia geralmente os municípios e estados tem regras bem parecidas para padrão urbanísticos e sempre se tem um recuo lateral, caso você não tenha feito esse recuo obrigatório e sua casa esteja fora do que a legislação sobre o tema permite você arcara com todo o transtorno dessa situação.

aconselho que procure um arquiteto ou engenheiro na sua região para encontrar uma solução para o problema ou avaliar se seu imóvel esta edificado dentro das normas para que você possa recorrer da forma adequada.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 1 año

Bom dia!

Muro de divisa geralmente é compartilhado com os visinhos, o ideal é que um engenheiro vá ao local avaliar e indicar os possíveis tratamentos e solucionar a questão.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Passamos por problemas assim o tempo todo, porém, é ideal você chamar um engenheiro para que ele analise a situação e veja de quem é a responsabilidade. Tem que ver quem construiu primeiro, a altura dos dois imóveis, se alguem impermeabilizou, ver o motivoda infiltração, se tem drenagem no quintal etc... Sem uma inspeção não dá pra apurar quem é o responsável,

Chame um Engenheiro na sua casa que entenda de infiltrações e patologias na construção, ou engenheiro perito.. Ele vai te mostrar onde é problema e quem é o responsável...

Se ele falar que é o vizinho, o engenheiro emitirá um parecer pra vc entregar ao vizinho.... e se não der certo pacificamente, caso vc queira continuar, vc pode procurar um advogado e pedir ao engenheiro pra fazer um parecer técnico completo pra servir de prova na justiça...

Porém, isso tem custos e as vezes sai mais barato vc arrumar a infiltração do que brigar na justiça... pois pagara advogado, engenheiro e custas judiciais além do estresse e gasto de tempo.

Primeiro chama um engenheiro pra te visitar... aí depois vc decide o que compensa fazer

Responder
Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 1 año

Boa tarde Willian,

Depende, se tratando de um muro de divisa há a necessidade de avaliação das causas para definir de quem é a responsabilidade pela manutenção, porem existem muros de divisa duplo que é de responsabilidade única do proprietário. Os muros de divisa tem responsabilidades compartilhada então o ideal para manutenção é o comum acordo entre as partes, no qual após a definição das causas e responsabilidades das partes, pode ser acordado o ressarcimento ou divisão dos custos de manutenção.

Normalmente para definição das causas é contratado um profissional que irá realizar a avaliação e posteriormente um relatório, para melhor posicionamento das partes sobre a responsabilidade de arcar com os custos para assim fazer um acordo legal ou não sobre os "donos" dos custos da reforma.

Nos da Creek elaboramos esse tipo de laudo pericial e caso seja de interesse estamos a disposição, mas pode pesquisar um pouco mais sobre o assunto e/ou conversar com o vizinho para resolver o problema.