De quem a responsabilidade da infiltração na casa do vizinho?

Boa tarde. Meu terreno é maior que o do vizinho sendo que o dele é mais baixo que o meu e ele reclama que tem infiltracao de agua da chuva na casa dele pois a mesma foi construida junta ao muro. meu terreno nao consigo fazer nivelamento para jogar agua da chuva na rua..de quem e essa responsabilidade sobre a infiltraacao. obrigado

De quem a responsabilidade da infiltração na casa do vizinho?

Boa tarde. Meu terreno é maior que o do vizinho sendo que o dele é mais baixo que o meu e ele reclama que tem infiltracao de agua da chuva na casa dele pois a mesma foi construida junta ao muro. meu terreno nao consigo fazer nivelamento para jogar agua da chuva na rua..de quem e essa responsabilidade sobre a infiltraacao. obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

28 Respostas

Respostas úteis 5
Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 7 anos

Olá

num primeiro momento, baseado em seu comentário o problema PODE ser seu..

hipotese 1: o seu terreno por estar acima do dele, causa umidade nas paredes da casa dele (o que provavelmente foi construído errado... deveria haver afastamento)

hipótese 2 - as calhas do telhado dele estão entupidas e/ou telhas quebradas e causando vazamento na laje dele... como não há escoamento perfeito pq a casa está rente ao muro de divisa, então a água pode estar escorrendo pela parede, causando a infiltração

Para todos os casos, uma vistoria de um engenheiro especializado é a melhor solução para o caso..

em relação ao seu comentário sobre não ser possivel fazer o nivelamento, é um pouco equivocada... mas pode ser avaliada pelo engenheiro...

caso tenha fotos (do seu terreno e do muro) fique à vontade para enviar para analisarmos para o sr.

à disposição

Responder
Baixinha
Particular - há 6 anos

Mas ñ foi o vizinho quem construiu a casa colado ao muro dele, logo ele ñ estaria errado? O certo ñ seria o vizinho ter construído o muro antes de construir a casa colocada ao muro do vizinho?

Ninja
Particular - há 3 anos

Coisa chata é desentendimento com vizinho. A maior dificuldade vem da mentalidade de se chegar a um consenso.

Quando você não consegue dialogar com o vizinho dificilmente o problema se resolve numa boa. Não se sabe se é apenas ignorância ou por pura inveja, despeito, competição ou sabe-se o que seja, lá. Nessas horas prevaleceria a empatia e não a intolerância. Mas se ver possíveis intenções de prejudicar a paz alheia.

Acho que um engenheiro daria um norte ao ocorrido com um parecer técnico e a justiça acabará por dá a resolução a lide, podendo ocorre demolição com dano morais e materiais. Não vejo outra forma.

Ninja
Particular - há 3 anos

Coisa chata é desentendimento com vizinho. A maior dificuldade vem da mentalidade de se chegar a um consenso.

Quando você não consegue dialogar com o vizinho dificilmente o problema se resolve numa boa. Não se sabe se é apenas ignorância ou por pura inveja, despeito, competição ou sabe-se o que seja, lá. Nessas horas prevaleceria a empatia e não a intolerância. Mas se ver possíveis intenções de prejudicar a paz alheia.

Acho que um engenheiro daria um norte ao ocorrido com um parecer técnico e a justiça acabará por dá a resolução a lide, podendo ocorre demolição com dano morais e materiais. Não vejo outra forma.

PRESENCE Arquitetura Engenharia e Topografia

O ideal é que ambos entre em comum acordo para sanar o problema, mantenha o bom relacionamento.

Contrate um engenheiro para fazer uma avaliação in loco afim de elaborar um laudo técnico, ao qual deverá apontar todas os problemas identificado, procedimentos e responsabilidade das partes.

Att,

Eng. Júlio Ednaldo

Responder
Ivani
Particular - há 27 dias

Bom dia

A construtora em 1985 usou minha casa como ponto de coleta de agua fluvial dos vizinhos, até aí OK, está correto.

O fato é, essa caixa coletora estourou e estou com vazamento no meu quintal.

Como cobrar dos vizinhos essa responsabilidade?

Na conversa não está dando certo.

Posso vedar os canos ?

Devo entrar com ação ?

Grata

Ivani

Construsul Planejamento e Construção

Eu fico abismado com algumas respostas que vejo. E o pior, absoluta discordância uma da outra.

Raul (e os demais com o mesmo problema).. Existe lei para tal.

Toda construção residencial, raras exceções, casas germinadas por exemplo, deve obedecer a um recuo mínimo da divisa. Tal distância varia de cidade à cidade, cada uma tem sua legislação própria, mas em comum, a obrigatoriedade do recuo. Quem construiu de maneira errada, colado à divisa, que arque com as consequências. Em caso de demanda judicial, quem construiu errado provavelmente terá que demolir o que está errado, construído em desacordo com a lei. Consultem a lei de uso e ocupação de sua cidade. Lá tem os parâmetros para construir e os recuo mínimos obrigatórios, que são exatamente para evitar estes transtornos.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 7 anos

PREZADO A CULPA SEM DUVIDA ALGUMA É SUA , POIS COMO SEU TERRENO É MAIS ALTO QUE O VIZINHO OBRIGATORIAMENTE VOCÊ TERIA QUE TER FEITO A IMPERMEABILIZAÇÃO DESSA PAREDE DE MODO QUE A UMIDADE DO SEU SOLO NÃO CONTAMINASSE A PAREDE DE SEU VIZINHO !!! ATENCIOSAMENTE

ARQ . Manoel luis Guimarães - PERITO EM ENGENHARIA LEGAL

Responder
Juliana
Particular - há 1 año

Oi, tudo bem? Por favor, e se eu acabei de comprar um terreno, que está na inclinação da rua, um pouco acima da casa debaixo e ainda nem fiz nada, o vizinho pode me responsabilizar por entrar água na casa dele que é construída direto na divisa ?

Rosangela
Particular - há 2 anos

O MESMO ACONTECE COMIGO PQ O MEU VIZINHO FEZ O MURO POREM MEU TERRENO E MAIS ALTO QUE O DELE E E GRAMADO AGORA QUE CULPA TENHO EU EM TER O TERRENO MAIS ALTO QUE O DELE E ELE TER FEITO UM MURO SEM REBOCO SEM IMPERMEABILIZAÇÃO E QUE UMIDECE QUANDO CHOVE, QUANDO COMPREI O TERRENO JA ERA MAIS ALTO QUE O DELEE EU NEM PODERIA ESTAR NIVELANDO A ALTURA DO DELE POR QUE SENÃO EU CAUSARIA MAIS PROBLEMAS NA ESTRADA E DEMAIS VIZINHOS

Monique
Particular - há 6 meses

Estou com o mesmo problema,minha casa foi finalizada,AGR o vizinho veio disser q por causa da chuva está com infiltração na parede dele,sendo q nem no muro dele tocamos,e o muro dele não tem reboco e nem impermeabilização

Particular - há 3 anos

R: Se o seu é mais alto e construiu primeiro, seu vizinho que deveria fazer uma drenagem

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

João
Particular - há 4 anos

O melhor é conversar, mas se não der, prescreve o código civil:

Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prédio superior.

Paulo Robson
Particular - há 4 anos

Tenho um problema parecido.

A minha casa é mais alta do que a do vizinho.

A minha sala fica na divisa do muro com a garagem dele. A garagem do vizinho está na laje sem cobertura e está empoçando água na laje dele e infiltrando a parede da laje da minha sala.

A parede está estourando toda a pintura o que devo providenciar pra resolver isso da melhor maneira possivel ?

Searom Engenharia e Construção

Em um caso como esse é preciso primeiro entender melhor a situação, o que a pergunta não deixa clara.

O ideal é que os dois entrem em um acordo comum para resolver e na pior das hipóteses, cada um com seu problema. Até porque, em uma ação judicial, aquele que estiver com projeto legalizado na prefeitura, ganha a causa, e no caso dele, falhou em impermeabilizar o imóvel, tanto do lado externo quanto do lado interno.

Responder
Leonardo
Particular - há 5 anos

Tenho uma dúvida, meu muro venho a ceder decorrente a umidade que vinha de anos do vizinho.

Meu corredor é abaixo do nível do quintal do mesmo, não consultamos nenhum engenheiro apenas excutamos o reforço do muro, mas mesmo escorando ocorreu que o piso do quintal dele veio a ceder e cair para dentro do meu corredor e a prefeitura interditou o espaço dele dando o prazo de 5 dias corridos.

Não conseguimos acordo para reparar o ocorrido e o vizinho realizou um projeto de um muro de arrimo e fez por conta e agora o mesmo solicita uma indenização, sendo que o mesmo nunca se prontificou em arrumar e a casa que está dentro do meu terreno sempre estava úmida e cheirando a urina e fezes.

Agora estamos executando o nosso muro para que cada um tenha o seu, lembrando que eu sempre tive meu muro e ele não tinha e muitas vezes tinha roupa pendurada e alguns inquilinos do decorrer destes anos colocavam rede para descansar mesmo com o muro praticamente para cair.

É possível que o mesmo consiga essa indenização ?

Elaine
Particular - há 6 anos

Bom dia ,a vizinha e Minha mãe ,alugou a casa dela de dois andares para terceiros,sempre quando chove minha mãe fica com medo , pois a parede da casa é colada no murro da minha mãe e o rapaz que foi alugar a parte debaixo ,falou que a casa está sem condições , então ficamos com medo de desabamentos ,a casa da minha mãe fica embaixo dessa casa.minha mãe por várias vezes ja reclamou da agua que as vezes rolam pelo quintal ,as calhaus da casa da cozinhas estão fora do cano da saída e água , fazendo assim a água cair para o murro e parede da minha mãe , o que posso fazer .

Marcelino Fernandes
Arqclean Arquitetos (Macaé, Rio de Janeiro) Arqclean Arquitetos - há 7 anos

A descrição do problema não está muito clara pois deixa algumas dúvidas:

- seu terreno/telhado despeja água sobre o dele?

Se for este o caso, você terá que recolher esta água e encaminhá-la por tubulações para o sistema de águas pluviais. No caso de terrenos em aclives/declives (que parece ser seu caso), o lote mais baixo é obrigado a dispor de uma servidão de águas (calha, duto etc) para os lotes acima;

- a construção dele é anterior a sua?

Se sim, ao construir a sua casa os cuidados de impermeabilização da parede fronteiriça deveriam ter sido muito bem detalhados. Caso a sua tenha sido a primeira a construir, voltamos ao caso da servidão acima.

Como sua defesa faça-se a seguinte pergunta: se o seu terreno não houvesse nada construído o fato continuaria a ocorrer na casa dele? Se sim, a influência não é sua, é natural.

De qualquer forma, siga um conselho já dado em outra resposta, um mau acordo ainda é melhor que uma boa briga.

Responder
Marcelo Dias
MS Dias Construções e Projetos (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) MS Dias Construções e Projetos - há 7 anos

Caro Sr. Raul, boa tarde!

Com seu relato e com as explicações dadas pelos colegas é prudente o Sr. seguir os seguintes procedimentos:

- Procure manter um bom relacionamento com seu vizinho;

- Independentemente da informações prestadas aqui, o Sr. tem que ter um relatório de um Engº Civil, neste relatório deverá constar todos os procedimentos para resolver tal problema.

- Uma ART (Anotações de Responsabilidade Técnica).

Creio que com isso o Sr. irá sanar esse problema e também terá em mãos documentos que comprovarão as medidas e a resolução, como também um responsável técnico.

Desde já, me coloco a disposição para ajuda-lo, forte abraço.

Engº Marcelo Dias

Responder
Ivani
Particular - há 27 dias

Bom dia

A construtora em 1985 usou minha casa como ponto de coleta de agua fluvial dos vizinhos, até aí OK, está correto.

O fato é, essa caixa coletora estourou e estou com vazamento no meu quintal.

Como cobrar dos vizinhos essa responsabilidade?

Na conversa não está dando certo.

Posso vedar os canos ?

Devo entrar com ação ?

Grata

Ivani

Particular - há 27 dias

Bom dia

A construtora em 1985 usou minha casa como ponto de coleta de agua fluvial dos vizinhos, até aí OK, está correto.

O fato é, essa caixa coletora estourou e estou com vazamento no meu quintal.

Como cobrar dos vizinhos essa responsabilidade?

Na conversa não está dando certo.

Posso vedar os canos ?

Devo entrar com ação ?

Grata

Ivani

Ferdinando Nunes

Bom dia. A culpa é dele. Seria sua somente se vc fez alguma alteração depois da obra delê concluída. Via de regra ele deveria impermeabilizar o baldrame. Outro item a ser mencionado e que deve se analisar se ele poderia abusar das divisas (construir junto ao limite).

Responder
Ninja
Particular - há 3 anos

Minha casa foi construída a dez anos e o vizinho vem construindo parede com blocos cerâmicos, pilares, vigas e laje colada na minha parede.

Faz um barulho horrível toda vez que ele bate lá ou arrasta andaimes e quando chove sua parede encharca e passa a molhar toda minha parede, demorando a enxugar e provocando manchas. Fui falar com ele, ele disse que tinha que ser colada já que eu construir no limite do meu terreno, ele também teria direito de usar o limite de seu terreno. Assim, a cada fila de bloco cerâmico assentado ele também concreto encima do bloco colando em minha parede. Segundo ele, para água que vir de cima não entrar entre uma parede e outra.

Para mim isso virou uma parede única (quase que "geminada", só que cada um com sua fundação). Sem contar que o barulho feito lá parece está dentro de minha casa e a parede está sempre encharcada.

Particular - há 7 anos

É um caso complicado; Por norma e procedimento, você deveria fazer uma tubulação de captação de aguas pluviais por dentro do terreno dele até a rua para coleta; tudo em sua responsabilidade; Após este trabalho, você não tem mais responsabilidade, poderá sim permitir que "ele" impermeabilize o muro pelo lado do seu terreno, com custo por conta dele, A disposição; ScalaTécnica

Tacyanna
Particular - há 6 anos

oi boa noite eu quero tir uma duvida na casa do meu vizinho alaga quando chove dai ele resolvel fazer uma valeta no pe do meu muro sem minha permisao isso é serto ou errado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região