Qual a minha responsabilidade na infiltração causada na casa do vizinho?

Senhores, há anos comprei uma casa em um bairro onde o terreno é um aclive. a casa ao lado da minha, na parte de baixo foi construída pela mesma pessoa ao mesmo tempo. Quando fui comprar as duas estavam a venda e eu decidi comprar a de cima. Tive diversos problemas na casa. Agora, anos após, ela está alugada e o vizinho do lado de baixo vive me dando problemas, dizendo que a minha casa é a causa da infiltração da casa dele. Já fizemos diversas reformas pra solucionar o problema, inclusive a troca do piso (a mesma parede que separa a minha casa da dele , o meu muro, é a parede da casa dele!) que deixou a caída da água invertida para a minha casa. Gostaria de saber que responsabilidade eu tenho nisso sendo que já comprei a casa pronta e já tentei diversas vezes solucionar o problema.

Qual a minha responsabilidade na infiltração causada na casa do vizinho?

Senhores, há anos comprei uma casa em um bairro onde o terreno é um aclive. a casa ao lado da minha, na parte de baixo foi construída pela mesma pessoa ao mesmo tempo. Quando fui comprar as duas estavam a venda e eu decidi comprar a de cima. Tive diversos problemas na casa. Agora, anos após, ela está alugada e o vizinho do lado de baixo vive me dando problemas, dizendo que a minha casa é a causa da infiltração da casa dele. Já fizemos diversas reformas pra solucionar o problema, inclusive a troca do piso (a mesma parede que separa a minha casa da dele , o meu muro, é a parede da casa dele!) que deixou a caída da água invertida para a minha casa. Gostaria de saber que responsabilidade eu tenho nisso sendo que já comprei a casa pronta e já tentei diversas vezes solucionar o problema.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Marco
Sousa Empreiteira (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Sousa Empreiteira - há 6 anos

A Sousa Empreiteira fica feliz em poder te ajudar na sua duvida.

R: Bom dia, no caso de infiltração é melhor tentar resolver esse problema com eu vizinho amigavelmente, se a sua casa é superior a dele normalmente a causa da infiltração pode estar sendo causada pelo seu muro, é necessário instalação de calhas ou rufos, e aplicação de impermeabilizante nas paredes afetadas pela infiltração.

Quaisquer duvidas maiores entre em contato conosco

Sousa Empreiteira

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 6 anos

Olá Sueli,

Para problemas relacionados a infiltrações, o responsável pela construção do imóvel deve dar garantia de 5 anos a partir da data do Habite-se (documento que atesta que o imóvel foi construído dentro das exigências da legislação local). Porém, se esse prazo já expirou a responsabilidade realmente é do proprietário da residência.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Responder
Odair Ribeiro dos Santos
Particular - há 6 anos

Boa noite Sueli, trata-se de responsabilidade civil, mas de quem? conforme muito bem colocado pelo colega Sergio Rabay, primeiramente é necessário identificar o responsável, este por sua vez fica incumbido de solucionar o problema e reparar o devidos danos se for o caso.

A infiltração se manifesta de diferente formas, sendo ocasionada por diversos fatores, contate um profissional habilitado( engenheiro ou arquiteto) com bons conhecimentos em impermeabilização.

Jaime Silva Amorim
Particular - há 6 anos

ola tudo bem este assunto nao tendo acordo chamou pras-ideia com o visinho nao resolveu procure o DPO da prefeitura falar com um engenheiro

responsavel levar ele ate a sua residencia entao este dira o que-se fazer

este assunto so ai pra se resolver particulares nao serve depois de tudo resolvido o que deve ser feito contrate profissional estamos a disponivel aguardo contato jaime nada de desacordo

Agnaldo
Terpe Serviços - LTDA ME (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Terpe Serviços - LTDA ME - há 6 anos

Boa noite Sra. Sueli.

Existem diversas pessoas que falam que é fácil de se resolver infiltração, contudo no seu caso o problema já vem de longa data.

Concordo com alguns colegas acima que a melhor solução é a contratação de profissionais habilitados e/ou perito para poder lhe fornecer um Laudo Técnico. De posse deste documento você poderá tomar a melhor decisão e resolver de vez essa situação.

Terpe Soluções Prediais

Responder
Roberto prazeres ramos
Roberto Engenharia E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Roberto Engenharia E Reformas - há 6 anos

Bom dia a questão de seu terreno ser assim não quer dizer q o vazamento seja de sua casa pode ser de outro vizinho ou ater da casa desse rapaz neste caso teria q saber o lado da parede q da infiltração e si e causado em dia de chuva ou frequentemente

Responder
Sergio Rabay
Sergio Rabay Studio (Jambeiro, São Paulo) Sergio Rabay Studio - há 6 anos

Sueli bom dia!

Há umavevidente boa vontade da sua parte em solucionar o problema.

Há alguns posicionamentos juridicos sobre o assunto dessa responsabilidade:

1 - se você comprou a casa há menos de 5 anos da data do Habite-se a responsabilidade do conserto é integralmente do construtor, tanto na casa de baixo quanto na sua.

2- se o problema for devido a erros de projeto ou de execução fora das normas técnicas exisye jurisprudência estendendo esta responsabilidade por 20 anos, incluindo todos os custos do reparo e indenizações.

3- se for um fato provocado por manutenção ou uso indevido das instalações da sua casa a responsabilidade é totalmente sua.

4 - se for um fato novo como vazamento em redes publicas de agua ou de esgoto ou mesmo drenagem da rua a responsabilidade será da concessionária responsável pelas tubulações e também cabe ação de reparos e de indenizacoes;

5 - se for surgimento ou surgimento de nascente ou simples afloramento de rio subterrâneo não há como imputar a culpa a alguém e dessa forma tem que haver um acordo entre voce e o vizinho para sanar o problema.

De toda forma será necessário um laudo especializado para determinar a causa e a solução para poder orientar suas ações, tanto para sanar definitivamente o problema como no caso de necessitar abrir um processo.

Faço este tipo de perícia, os laudos técnicos e também acompanhamento fos procedimentos para solução e se necessário toda a assistência tecnica ao processo judicial.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Deve-se verificar as causas e serem sanadas por ambos, pois a infiltração é algo que deve ser analisado para não se prejudicar e não prejudicar os outros... Se coloque no lugar de seu vizinho; Fazemos visitas técnica e emitimos laudos.... estamos a disposição;

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Sueli. Infelizmente questões de infiltração tem de promover qual a real origem e assim determinar a responsabilidade. Aconselho vc a fazer uma inspeção amigável na casa do seu vizinho para saber onde está vindo a infiltração. Depois, nessa mesma posição, essa inspeção tb para o seu lado. Faça observação se quando em dias de chuva essa infiltração aumenta. Se isso ocorre provável ser tubulação de drenagem e agua plúval. Caso contrário, verifique com corantes direto em sua tubulação se há indicativos dessa passagem de água. Por final, converse com seu vizinho afim de ambos observar qual a causa e solução - isso trará melhor resultado. Caso isso tudo não chegue a um ponto, solicite uma perícia técnica junto ao CREA - ai vc terá um documento legal para todos os fins.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região