Como solucionar problema de infiltração?

Estou com problemas de infiltrações em um imóvel que vai fazer 3 anos, são 12 unidades em um condomínio, só que os problemas são sérios e de um tempo para cá vi que o piso da área comum está sempre úmida e ontem sequei o local e hoje ao verificar vi que estava úmida de novo. Fomos conversar com o construtor que nos vendeu ele até disse que vai verificar mas devidos aos problemas quer colocar a desculpa que o condomínio precisa de manutenção, o que é manutenção em um imóvel novo financiando pela caixa que tem vários problemas de elétrica e infiltrações. Complicado segue foto.

Como solucionar problema de infiltração?

Estou com problemas de infiltrações em um imóvel que vai fazer 3 anos, são 12 unidades em um condomínio, só que os problemas são sérios e de um tempo para cá vi que o piso da área comum está sempre úmida e ontem sequei o local e hoje ao verificar vi que estava úmida de novo. Fomos conversar com o construtor que nos vendeu ele até disse que vai verificar mas devidos aos problemas quer colocar a desculpa que o condomínio precisa de manutenção, o que é manutenção em um imóvel novo financiando pela caixa que tem vários problemas de elétrica e infiltrações. Complicado segue foto.

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Antonildo Lima
LS Construções (Santana de Parnaíba, São Paulo) LS Construções - há 6 anos

Alexandre Viana e Valdemir Nogueira deu as respostas corretas. Vc precisa de um laudo feito por um engenheiro ou arquiteto e não adianta só trocar o revestimento mesmo que seja feita impermeabilizacao, pois o problema poderá ser potencializado. Ocorre que uma impermeabilizacao feita na superfície interna ficará sujeita a pressão negativa que vai forçar este revestimento e piorar o problema, sem falar que a falta de dreno poderá também pode ocasionar patologias estruturais. Se for na região da grande São Paulo podemos fazer uma visita.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Patrícia, bom dia!

Sugiro contratar um Engenheiro Civil com o propósito de elaborar "Laudo Técnico", com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA, onde será constatada a infiltração e a melhor solução para o problema.

Se o imóvel tiver menos que 5 (cinco) anos de ocupação (data do Habite-se), é obrigação da construtora solucionar o problema, sem ônus para os moradores, de conformidade com o Código Civil Brasileiro (Artigo 618) e o "Laudo Técnico" é peça fundamental para Processo Judicial.

A CKS Consultores elabora este tipo de Laudo Técnico e indica escritório de Advocacia competente.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Alexandre Viana Almeida

Prezado, o seu problema esta relacionado a percolação de água do solo, e com o aumento das chuvas esta percolação aumenta significativamente. É muito importante também saber o encaminhamento dos sistemas hidráulico para verificar se não há algum tipo de vazamento que potencializa estes tipos de problema. A água percorre o caminho mais fácil para ela e como neste pontos percebe-se fragilidades de impermeabilização a mesma provoca estes problemas.

Sugiro que seja feita uma pequena abertura no local e verifique a condição do solo, e se esta acumulando água sob o piso. Caso esteje acumulando devera ser feito um dreno e em seguida uma impermeabilização. Não aplicar impermeabilização sobre o piso existente pois desta forma estaria somente criando uma espécie de bolha com a umidade e pressão da água. No futuro próximos as consequências são piores

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

Parece ser o tipo de infiltração causada por falta de impermeabilização adequada. A percolação da água está causando essa infiltração. A solução talvez seja retirar o revestimento e aplicar um impermeabilizante. Se o problema for mais sério talvez seja preciso refazer parte do revestimento utilizando material hidrofugante. De qualquer forma entre em contato com um engenheiro especialista no assunto e procure um advogado pois o prazo para que a construtora assuma os reparos está terminando e se não for feita uma comunicação adequada pode-se perder o direito ao reparo por conta do construtor.

Responder
R&C toldos e rebaixamento e decorações  obras em geral parede 3D,draywll

Vc precisa contratar um engenheiro ,pois vai precisar ver a planta da casa pra saber onde mexer

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região