Informação técnica

OI - Preciso saber o que eu devo conhecer - do edifício antigo centro Curitiba - antes de reformar o meu apartamento .

Quero revitalizar o meu apartamento na parte hidráulica e elétrica antes do piso e pintura .

Desconheço área técnica para pagar um serviço de encanamento coz/ banheiro e area de serviço. Vcs podem me ajudar ? Obrigada

Informação técnica

OI - Preciso saber o que eu devo conhecer - do edifício antigo centro Curitiba - antes de reformar o meu apartamento .

Quero revitalizar o meu apartamento na parte hidráulica e elétrica antes do piso e pintura .

Desconheço área técnica para pagar um serviço de encanamento coz/ banheiro e area de serviço. Vcs podem me ajudar ? Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Respostas úteis 1
Eng. Luan Carlos
Omega Solution Manutenções e Instalações Prediais e Condominiais (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Omega Solution Manutenções e Instalações Prediais e Condominiais - há 8 anos

Olá luciana, você não precisa conhecer as instalações do condomínio para reformar seu apartamento, exemplo; se o edifício é muito antigo tubulações hidráulicas podem ser de ferro galvanizado, cobre e ou ferro fundido (Esgoto) é interessante você utilizar na nova instalação PVC para água fria CPVC para água quente e PVC branco ou PVC SR (Série reforçada) para esgoto estes são materiais mais convencionais e com bom custo beneficio, portanto defina seus pontos hidráulicos e informe ao profissional que executará a obra. Agora falando sobre a parte elétrica é importante você contatar um profissional para que o mesmo avalie o cabo alimentador de seu apartamento e dimensione o disjuntor geral desta forma o mesmo poderá junto a você locar os pontos de força e iluminação que deseja sabendo qual o limite de carga que poderá ser instalada. Obs.: Se o edifício for estrutural é prudente que solicite o projeto de alvenaria ao antigo proprietário ou ao sindico, pois nesta forma estrutura limita muito o que você pode quebrar na reforma. Nestes tipos de estruturas as próprias paredes são os pilares de sustentação, portando caso estes pilares sejam atingidos poderá ocasionar danos a segurança estrutural do edifício.

Omega Solution.

Responder
Pedro Vieira
Jr Soluções Eletricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jr Soluções Eletricas - há 8 anos

Luciana

Toda e qualquer reforma que envolve elétrica o ideal é saber a projeção do que você terá de equipamentos instalados ; apos este levantamento o profissional da área dimensionara os condutores e verificara se atende as instalações (infra estrutura) existente ou se a necessidade de uma possível adequação em conjunto com o profissional de alvenaria.