Qual tipo de tijolos e tubulações utilizar na minha obra?

Boa tarde!

Irei iniciar uma obra de uma casa térrea em lote plano, estou com duvidas com relação a alguns matérias. Devo usar tijolos 08 ou 12 furos,ferro 5/16 ou 3/8,em media qual deve ser o tamanho do tubulão?

Qual tipo de tijolos e tubulações utilizar na minha obra?

Boa tarde!

Irei iniciar uma obra de uma casa térrea em lote plano, estou com duvidas com relação a alguns matérias. Devo usar tijolos 08 ou 12 furos,ferro 5/16 ou 3/8,em media qual deve ser o tamanho do tubulão?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Daiana!

Tudo bem?

O que lhe sugiro é que recorra a um profissional da sua região (arquiteto, engenheiro civil e/ou construtora) para avaliar essas dúvidas.

Fazendo um comentário breve do que deve ser analisado para fazer a especificação dos materiais que você perguntou.

Na fundação, deverá ser levado em conta:

Tipo de solo (Se é "areia", "barro", argila etc. Se é duro, mole, fofo etc)

O "peso" da casa (o peso que a fundação vai aguentar)

A profundidade das camadas de solo

No quesito tijolos (blocos) deverá ser levado em conta:

Conforto térmico (temperatura dentro da casa)

Conforto acústico (barulho entre os cômodos da casa)

Qualidade dos blocos na região

Disponibilidade dos blocos na região

Economia/desperdício

Na estrutura (Aço, concreto, madeira etc), deverá ser levado em conta:

A arquitetura da casa

O clima da região

O local da casa

O peso da casa

a arquitetura da casa

Qualquer coisa que lhe for dito aqui, sem o conhecimento desses pontos acima, e de muitos outros, é uma suposição, o que não quer dizer que seja a melhor solução para a senhora. Nesses casos, você poderá gastar mais, exagerar ou reduzir muito o uso dos materiais, utilizar materiais que não são os adequados para a sua região ou que não são fáceis de achar ou baratos.

Exemplo:

Se no seu terreno o solo tiver uma boa resistência, usar estacas brocas pode não ser necessário, você gastará mais sem necessidade.

Se você optar pelo tijolo ecológico, da foto acima, ou por blocos de concreto, economizará em forma (madeira), aço(ferro), escoramento e tempo, porém, se não forem fáceis de encontrar em sua região, provavelmente serão caros e, além de dar trabalho para encontrá-los, sairá o mesmo preço do bloco cerâmico (tijolo vermelho) que não lhe dará trabalho para achar.

Dependendo da sua casa e do tipo de estrutura que optar poderá ser que o aço (ferro) de 5/16" (8mm) seja muito ou mesmo o 3/8" (10mm) seja pouco.

Dependendo da altura que for seu reservatório superior (caixa d'água) um tubo de 50mm pode ser um exagero ou insuficiente para uma pressão boa nas torneiras.

Procure profissionais (arquitetos, engenheiros e construtoras) aí da sua região e ganhe mais tranquilidade e relação "custo x qualidade" na sua obra. E, além de tudo isso, se algo não sair como o acertado, a senhora pode exigir que seja corrigido.

Lembre-se: "Caro é o barato que não serve."

Responder
Pedro Silva
Pedro da silva (Taboão da Serra, São Paulo) Pedro da silva - há 6 anos

Olá duvida cruel essa não é

Sou Pedro Silva da psedificacoes a solução para sua construção e reforma E eu observei nas respostas anteriores opções muito legais sem duvida mas eu indico a construção com tijolo ecológico como o próprio nome diz essa é uma das principais vantagens esse material ser ecológico mas não para por ai esse tipo de construção não utiliza madeira reduz drasticamente o custo com ferragem areia e cimento, Isso porque a base principal desse tipo de construção é o próprio tijolo, Daí uma economia de aproximadamente 40 % no custo da obra e no tempo de execução, procure se informar com certeza vai gostar.

Ha eu me esqueci de dizer olha a organização e limpeza da obra, é assim do inicio ao fim.

Responder
Marcelo Nunes de Oliveira
Jesus Nunes Construções (Taubaté, São Paulo) Jesus Nunes Construções - há 6 anos

Na nossa região eu aconselho usar canal e tas de 20 para fazer o alicerce

com ferro armado dentro das canaletas as brocas 1,5 a 2 metros levante a casa com blocos de 15 Onde você leva todos os conduit

todos embutido

a paz e boa sorte na sua obra

Jesus nunes construções

Responder
Omar Ramos
3Do Arquitetura & Imagens (Londrina, Paraná) 3Do Arquitetura & Imagens - há 6 anos

Bom dia Daiana,

Para escolher o bloco para construção das suas paredes, você deve observar a espessura da parede e não a quantidade de furos. Existem várias dimensões de blocos com essas quantidades de furos, dependendo da região onde você reside.

Quanto ao sistema de fundação, este depende muito do tipo/ resistência do solo da sua região.

Para residências térreas, é comum o uso de estacas (brocas) escavadas manualmente, com profundidade entre 1,5 e 2,0m. A profundidade também depende da resistência do solo da região.

As estacas devem ser locadas abaixo de cada pilar e em alguns casos, nos nós entre as vigas baldrame, com no máximo 4m de distância entre elas.

Não se esqueça de que é importante prever os blocos de fundação na cabeça das estacas para ligá-las às vigas baldrame.

Espero ter ajudado.

Responder
Robson Adão Ferreira
Empreiteira Ferreira Vaz Ltda Me (Bragança Paulista, São Paulo) Empreiteira Ferreira Vaz Ltda Me - há 6 anos

Boa tarde em nossas obras optamos pelo bloco estrutural de cerâmica,pelo custo beneficio e resistência e na parte hidráulica canos de pvc.

Responder
Jose Cardoso Santos

bom dia em minhas obras usamos no pavimento terra bloco de cimento 14 x 39 por cer forte e no primeiro pavimento tijolos de cerâmica 14 x 29 ou 12 x 24

e na parte hidráulica tubo pvc de 50 mm na decida da caixa ate o banheiro ou cozinha e reduze para 25 mm procura sempre marcas melhor,

Particular - há 6 anos

R: A fundação dependerá do sistema estrutural; Lhe indicaria em sistema estrutural metálico, que lhe dará otimo design, melhor custo beneficio, menor custo com fundação, etc... com relação a vedação, pode utilizar o material mais economico, pois será revestido.... pode se pensar também em placas cimenticias, que sairiam mais baratas e com o mesmo acabamento;;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região