É possível ligar um chuveiro elétrico 220 ou 110w em um autotransformador 5000va?

Olá, é possível ligar um chuveiro elétrico 220 ou 110 w, em um autotransformador 5000va Tripolar Ar Split? pois queria montar um chuveiro em um pedestal para dar banho em cachorros em domicílio.

Grato!

É possível ligar um chuveiro elétrico 220 ou 110w em um autotransformador 5000va?

Olá, é possível ligar um chuveiro elétrico 220 ou 110 w, em um autotransformador 5000va Tripolar Ar Split? pois queria montar um chuveiro em um pedestal para dar banho em cachorros em domicílio.

Grato!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

38 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Não indicaria.. O melhor nestes casos é um chuveiro / aquecedor 12 ou 24V

A disposição;

Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 7 anos

Carro Julio, boa noite! Sugiro que por motivos de segurança, você abandone esta ideia, pelo seguinte: ao utilizar o autotransformador 220/110V para a resistência de 3.000W a corrente que irá circular na tomada 110V do seu cliente será obtida da expressão 3.000/110= 27,3A! O que vai acontecer, muito provavelmente, será o desligamento do disjuntor de proteção deste circuito, se não houver, aí sim poderá ocorrer um incidente grave na instalação elétrica. Também, é importante ter a certeza de que este transformador realmente entrega a potência ativa de 3.000W anunciada. Desculpe pelo "banho de água fria" mas, como dizia Benjamin Franklin "Mais vale um grama de prevenção do que um quilograma de cura". Abraços e boa sorte. Cassio Marques, Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Responder
Edson Nunes
Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Serviços Em Eletricidade, Automação E Informática - há 7 anos

Boa noite Júnior, vamos lá. Vc quer montar um chuveiro portátil de 3000W certo?

Se vc for usar uma extensão com plug de tomada, vc terá um problema, vai acabar prejudicando a instalação e a tomada de seu cliente, pois o máximo que estas tomadas suportam são 10 ampéres algumas 20, o que vc quer fazer requer um pouco de estudo, mas é possível sim. Entre em contato por e-mail que posso projetar uma solução.

Responder
Marcio Gonzales
Marcio Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcio Manutenções - há 7 anos

que confusão cara...mas vamos lá....entendi o que vc que fazer... um tipo chuveiro portátil....vc deve seguir esse raciocínio...chuveiro 110 ou 220v ok. potencia 3.000w ok...fio de acordo com que o chuveiro pede e o disjuntor também ok(na carcaça do chuveiro explica o tipo de fio que deve usar e os amperes em que ele trabalha, colocar disjuntor especifico que ele pede)agora o transformador tem que ser superior aos 3.000watts de potencia(para eventuais picos)lembre-se os transformadores atuais são bivolts...espero ter ajuda...

Responder
Junior Carmo
Particular - há 7 anos

Obrigado amigo, esse transformado é até 5.000w, e o chuveiro no inverno chega a 3.000w, então minha invenção vai dar certo com esse transformador e todos esses itens que você citou? vlw

Pedro de Sousa
De Sousar Eletrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) De Sousar Eletrica - há 7 anos

pergunta atrapalhada, 220 ou 110 w, seria 220 vca ou 110vca, qual a potencia do chuveiro, é preciso ter os dados: potencia a ser instalada, tensão, bitola dos cabos, e porque usar um transformador, sem sentido essa questão, é preciso uma pergunta mais inteligente , mesmo sendo um leigo, temos chuveiro com até 7.500 watts. Nesta potencia é necessario um transformador de 10.000 watts, cabo 6 mm², disjuntor 40 amperes, e considerar as demais cargas ja instaladas, e a demanda, potencias altas é recomendavel o uso de tensão 220 vca, porque quanto maior a tensão menor a corrente, é preciso saber qual é a carga a ser instalada e verificar se o QD suporta e os condutores de entrada são suficientes.

Responder
Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Júnior, depois de ler vários questionamentos, o que te impede de fazer uma instalação correta para atender as especificações do chuveiro?

Abraços.

Responder
Junior Carmo
Particular - há 7 anos

Amigão, é porque é uma gambiarra, nunca vi em luga algum um chuveiro portátil, para dar banhos em residência , por isso minha duvida de fazer e não da certo e acabar queimando a fiação.

João Marques Garrucho Neto
Garrucho Reparos Residenciais (Santo André, São Paulo) Garrucho Reparos Residenciais - há 7 anos

Boa Noite Sr. Junior Carmo, não é posssivel ligar um chuveiro nesse tipo de transformador devido a corrente que o chuveiro consome ser muito maior que a disponibilizada pelo transformador.

Responder
Waldecir Nicolau
Waldecir Nicolau (Indaiatuba, São Paulo) Waldecir Nicolau - há 7 anos

Minha sugestão seria utilizar esse chuveiro de 3000w sem autotransformador e somente em 220v. Procurar utilizar tomadas de ambiente como lavanderia que possuem normalmente tomadas de 20Amp.

Responder
Fabio Henri de Nadai
Lua Engenharia (Rio Claro, São Paulo) Lua Engenharia - há 7 anos

Cuidado ao utilizar tomadas da casa do Cliente, 99% das tomadas são para 10 amperes (no máximo) que em 127 Volts equivalem a 1.270 Watts e em 220 Volts equivalem a 2.200 Watts no máximo, portanto, independentemente com ou sem o uso do seu transformador e de derreter os fios da sua extensão, irá derreter a tomada do seu cliente, pois seu chuveiro é de 3.000 Watts, aqui é o Eng. Fábio formado em 1994.

Responder
Junior Carmo
Particular - há 7 anos

Olá Fábio, obrigado pela resposta, mais o transformado é justamente para não danificar as tomadas, pois vai sair a energia 110v da tomada, passar pela extensão ate o transformador, que sairá 220v para o chuveiro, estou tirando conclusão pelas minhas pesquisas, então se aquecer irá desativar o transformador antes de derreter os fios correto?

Flavio Vieira
Flavio Eletricista Instalador (Piracicaba, São Paulo) Flavio Eletricista Instalador - há 7 anos

Não. Supondo que, seu chuveiro não seja tão antigo assim e que a potência dele seja de 5500W, já ultrapassa a capacidade em potência do Trafo.

Responder
Junior Carmo
Particular - há 7 anos

Olá Flávio, na verdade quero montar um chuveiro portátil, uma invenção da minha cabeça para facilitar meu serviço nas residência, sem precisar usar o banheiro e chuveiro da pessoa para banhar os animais, mais o chuveiro que comprei é 220v 3.000w e esse transformador é de 7000va, 5000w, isso que quero saber se ligaria o chuveiro sem problemas de derreter os fios.

vlw

Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 7 anos

Boa tarde, deixa ver se entendi, vc quer montar um chuveiro portátil para levar as residências e dar banho a domicílio en cachorros certo? se for assim pq usar um transformador, é só usar um chuveiro 110 e fazer uma extensão e ligar em qualquer tomada.

Att

Paulo Sosa marido de aluguel

Responder
Junior Carmo
Particular - há 7 anos

Olá Paulo, isso mesmo, mais a extensão usa uma comum ou tem que ser com aqueles fios de cobre?

Pois ia usar um transformador para não derreter os fios e nem precisar usar fios de cobre que são ruim para enrolar, não sei se pensei certo.

Junior Carmo
Particular - há 7 anos

Paulo, um chuveiro mesmo 110v, passa ou chega a 3.000w, não tem perigo de derreter a tomada do cliente? essa é minha ´preocupação e é por isso que queria colocar um transformador para garanti que não danificasse a casa caso houvesse um super aquecimento, dai o transformado desativa, estou deduzindo isso pelas as coisas que li sobre voltagem.

Milton
Mvba Instalações Elétricas (São José do Rio Preto, São Paulo) Mvba Instalações Elétricas - há 7 anos

boa tarde, e mais fácil vc trocar a resistência do chuveiro para a tensão de entrada da sua residencia.

Responder
Nilton  de Brito Oliveira

Pela foto diz que esse transformador tem 3000w mas os chuveiros de hoje tem potência entre 5000w a 7000w por isso esse transformador não vai servir, a potência em w do transformador tem que ser maior que o do chuveiro e não menor

Responder
Luiz Antônio
Las Instalaçao e Manutençao Eletrica e hidráulica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Las Instalaçao e Manutençao Eletrica e hidráulica - há 7 anos

Não de pende dá potência

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região