Instalação ar condicionado

Posso instalar as condensadoras do ar condicionado no sotão da minha residencia?

Instalação ar condicionado

Posso instalar as condensadoras do ar condicionado no sotão da minha residencia?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 2
Evaldo  Matias Gomes
Climatias- Venda, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado (Osasco, São Paulo) Climatias- Venda, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado - há 9 anos

Olá Wilson !!! Realmente os colegas técnicos acima estão com a razão. A unidade condensadora deve estar em ambiente externo para a troca de calor, pois num ambiente fechado, haverá um super aquecimento e certamente a queima de componentes de sua condensadora, inclusive o mais caro que é o compressor.

Responder
Rogério Trigo Valentim

-Evitar instalar da condensadora em ambiente fechado (lavanderias, banheiros, etc.), dando preferência à locais com uma ventilação adequada para o bom funcionamento do aparelho.

-O local deve ser seco e aberto.

-A estrutura deve suportar o peso e as vibrações do aparelho.

-Verificar se o ruído acústico de operação e a descarga de ar não perturbarão os vizinhos.

-O local da instalação deve permitir a tomada de ar externo para não provocar o retorno do ar insuflado.

Estes são alguns itens.

Quando adquirimos um condicionador de ar (Ar Condicionado), vem acompanhado do manual do usuário e do manual de instalação, que da as orientações do fabricante, para a instalação da unidade interna (Evaporadora) e da unidade externa (condensadora) e também toda instrução para as ligações entre as unidades, a instalação elétrica e ferramentas indispensáveis para execução correta do serviço. Uma destas ferramentas, que alguns instaladores (sem formação técnica) nunca usam é a Bomba de Vácuo, que é essencial para vida útil de todo e qualquer "Condicionador de Ar".

Para evitar toda e qualquer falha o senhor deve procurar contratar uma empresa, que seja especializada para execução do serviço (de preferência para profissionais formados), pois as vezes a economia inicial (com pessoas não habilitadas) irá trazer prejuízos maiores em um futuro próximo. Consulte os manuais do equipamento e verifique, quais são as orientações e exigências do fabricante, para uma instalação correta e adequada.

Rogério trigo Valentim.

Puri Café e Ar Condicionado.

Responder
Antonio claro lopes
Particular - há 9 anos

as condensadoras podem ser instaladas sim em sotãos mas tem que ser em loais aregados e com espaços para o funcionamentos das mesmas nao em locais apertados de mas local onde se possa movimentar-se onde a central posa receber e liberar sua ventilaçao sua temperatura seu rendimento etc.

Jefferson Paulino de Souza
Gela Rápido Ar Condicionado (Ribeirão Preto, São Paulo) Gela Rápido Ar Condicionado - há 9 anos

As condensadoras deverá ser instalada em locar arejado e sem obstrução, as normas de garantia orienta a ser instalada com no minimo 300mm de distancia entre as laterais e trazeira do aparelho e no minimo 1500mm de distancia na frente do ventilador sem nenhum obstaculo.

Responder
Aline Telo
Thermo ártico (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Thermo ártico - há 9 anos

Nunca instalar condensadoras em Ambientes fechado, sem ventilação. Ele pode até funcionar algumas vezes, porém ira desarmar por alta(muito quente), isso desligará seu equipamento e você terá que fazer um remanejamento do condensador e assim gastará quase o mesmo valor da instalação.

Responder
Claudio Castro da Silva
Castro Instalação Ltda - Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação Ltda - Me - há 9 anos

Boa Tarde Wilson

Se realmente você não tiver opção por tudo que foi comentado, você tem a opção de colocar encima do telhado que é uma boa apção.

Só toma os devido cuidado com relação a diferença de altura entre os dois aparelhos ,

Se estiver acima de 7 metros , terá que fazer uma sifão na tubulação

Castro Instalação

Responder
Ronaldo Rocha Rocha
CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar (São Paulo Zona Sul, São Paulo) CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar - há 9 anos

Nunca se deve instalar em lugar fechado, principalmente em sotão . Pois o principio de um Ar Condicionado é a troca de calor, ou seja : um ambiente onde a temperatura do Ar externo possa trocar ou ser menor que a temperatura do ar insuflado pela condensadora . Em outras palavras - Cada aparelho tem uma capacidade de troca ( BTU ), Variando de 15 a 20 graus C° portanto se ele estiver em um ambiente muito quente conseguira apenas 15 a 20 graus C° menos . Por este motivo recomendamos sempre instalar as condensadoras em ambientes externos, pois a sim a referencia será sempre a temperatura do Ar externo .

Eng. Ronaldo Rocha

Responder
Climazen Ar condicionado
Climazen Refrigeração E Ar Condicionado Ltda - Me (Osasco, São Paulo) Climazen Refrigeração E Ar Condicionado Ltda - Me - há 9 anos

Este tipo de instalação pode acarretar em perda de garantia da fábrica, além de perda do rendimento da máquina por não trocar calor com o ambiente .Para instalação em ambiente fechado deve-se providenciar a troca de ar externo. Isto é uma entrada de ar externo e uma saída./

Luiz/CLIMAZEN

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região