Como identificar problema na instalação do ar condicionado?

Tenho dois ambientes contíguos: na sala instalei um ventilador de teto com acionamento por cordinhas (uma corda para o rotor e outra para a lâmpada. No outro ambiente, o hall de entrada, tenho um lâmpada interrompida por sensor de presença; (o ventilador tem três estágios: QUANDO ACIONADO PELA PRIMEIRA VEZ PRINCIPIA A ROTAÇÃO MÁXIMA E A CORDINHA PRECISA DE MAIS DOIS PUXÕES PARA DIMINUIR A VELOCIDADE DE FORMA ESCALONADA OU PARA O TOTAL DESLIGAMENTO. Ocorre que ao dar o segundo puxão na cordinha do rotor, a lâmpada do hall de entrada acende. O sistema é bifásico e, tanto o ventilador como o sensor de presença trabalham sob tensão igual a 127 volts. Já inverti as fases e não logrei êxito. Desconfio (e só consigo desconfio) que o ventilador está com algum problema em seu circuito. Alguém poderia me ajudar?

Como identificar problema na instalação do ar condicionado?

Tenho dois ambientes contíguos: na sala instalei um ventilador de teto com acionamento por cordinhas (uma corda para o rotor e outra para a lâmpada. No outro ambiente, o hall de entrada, tenho um lâmpada interrompida por sensor de presença; (o ventilador tem três estágios: QUANDO ACIONADO PELA PRIMEIRA VEZ PRINCIPIA A ROTAÇÃO MÁXIMA E A CORDINHA PRECISA DE MAIS DOIS PUXÕES PARA DIMINUIR A VELOCIDADE DE FORMA ESCALONADA OU PARA O TOTAL DESLIGAMENTO. Ocorre que ao dar o segundo puxão na cordinha do rotor, a lâmpada do hall de entrada acende. O sistema é bifásico e, tanto o ventilador como o sensor de presença trabalham sob tensão igual a 127 volts. Já inverti as fases e não logrei êxito. Desconfio (e só consigo desconfio) que o ventilador está com algum problema em seu circuito. Alguém poderia me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 6 anos

Tudo Bem?

Equipamentos eletrônicos não funcionam com suposições!

Sugiro que solicite a visita técnica de um especialista nos esquipamentos reclamados, pois somente com equipamento de testes e a experiência técnica do profissional poderá resolver seu problema.

Evite fazer testes por si mesmo, afim de evitar acidentes e danos irreparáveis!

Tudo de Bom!

Responder
Bruno  Cavalieri
Serviços Elétricos (Volta Redonda, Rio de Janeiro) Serviços Elétricos - há 6 anos

Bom dia Antônio Carlos, eu recomendaria a troca do sensor de presença, por ser circuito eletrônico e ser mais sensível a interferências, caso não resolva aconselho a visita de um técnico para uma avaliação mais específica, já tive um caso em que a geladeira dá cliente desligava quando uma simples luz era acesa na residência, verifiquei o circuito, todos eles separados, disj. específico para a geladeira com alimentação direto do barramento, depois de ter revisado toda a instalação pedi para que ela solicitasse um técnico para verificar geladeira, e um defeito na placa do circuito deixava a interferência de uma simples lâmpada desligar a mesma.

Espero poder ter ajudado.

Responder
Júlio Mello
Júlio Eletricidade E Serviços (Itaguaí, Rio de Janeiro) Júlio Eletricidade E Serviços - há 6 anos

Pode ser ocasionado por varios motivos ,mas acho que o principal e que esta realmente parecendo é um retorno de corrente quando é acionado o segundo estagio da ventilação ,mas tudo não passa se suposição sendo na verdade uma avaliação de um profissional do ramo para que seja identificado o problema ou separação de rede para que não aconteça mais a interferência do sistema de presença .

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região