Instalação de Aparelhos de Ar Condicionado

Descobri recentemente que os Aparelhos de Ar Condicionado do tipo Split possuem conexões das tubulações de cobre de gás com bitolas diferentes quando a capacidade do aparelho muda de 9.000 btus para 12.000 btus por exemplo. O fato é que após terminada a minha obra, descobri que o instalador deixou apenas tubulações com bitola que atende aos aparelhos de 9.000 btus e eu comprei aparelhos de 12.000 btus. O instalador disse-me que basta soldar um pequeno trecho de tubulação de diâmetro maior na ponta da tubulação de diâmetro menor até a entrada no aparelho. Indaguei a ele se isto não iria causar danos ao equipamento e/ou perda da eficiência do mesmo e ele disse-me que não e que está acostumado a fazer isto uma vez que a distância da tubulação que tenho é de 2 a 3 metros e isto não gera problemas p/ o sistema pois trata-se de uma linha pequena. Minha pergunta é: Ele falou a verdade?, ou apenas está chutando ou inventando uma desculpa para não ter o trabalho de retirar toda a tubulação de dentro da parede e troca-la por outra de diâmetro maior?

Instalação de Aparelhos de Ar Condicionado

Descobri recentemente que os Aparelhos de Ar Condicionado do tipo Split possuem conexões das tubulações de cobre de gás com bitolas diferentes quando a capacidade do aparelho muda de 9.000 btus para 12.000 btus por exemplo. O fato é que após terminada a minha obra, descobri que o instalador deixou apenas tubulações com bitola que atende aos aparelhos de 9.000 btus e eu comprei aparelhos de 12.000 btus. O instalador disse-me que basta soldar um pequeno trecho de tubulação de diâmetro maior na ponta da tubulação de diâmetro menor até a entrada no aparelho. Indaguei a ele se isto não iria causar danos ao equipamento e/ou perda da eficiência do mesmo e ele disse-me que não e que está acostumado a fazer isto uma vez que a distância da tubulação que tenho é de 2 a 3 metros e isto não gera problemas p/ o sistema pois trata-se de uma linha pequena. Minha pergunta é: Ele falou a verdade?, ou apenas está chutando ou inventando uma desculpa para não ter o trabalho de retirar toda a tubulação de dentro da parede e troca-la por outra de diâmetro maior?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 10
Wellington Ferreira Gonzaga

Gostaria de saber porque clientes chaman fusadores ou penduradores de tecnicos se nem crea o mesmos tem nunca se solda um diametro maior para aumentar uma capacidade o ideal e trocar toda a tubulaçao este equipamento alem de perder o rendimento vai queimar.

Responder
Felipe Germano
Tradição Ar Condicionados (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Tradição Ar Condicionados - há 8 anos

Bom dia.

As máquinas de 9.000 e 12.000 vem a ser 1/4 e 3/8 fiz muito isso de passar as tubulações para um cliente que havia me falado uma marca para instalação e no decorrer do caminho ele mudou para uma samsung, e nela muda a tubulação de 3/8 para 1/2 tive que fazer essa opção também de soldar a ponta. Só avisando para o cliente que ele pode trocar a máquina por outra marca que atenda a tubulação passada ou quando instalada se acontecer de dar problema perderia a garantia do produto não estando de acordo com o que o fabricante esta pedindo, mais nunca tive problemas ou ouvi falar que isso afetou o aparelho pq ele só irá fazer uma solda na ponta na linha de sucção e a linha líquida continuará a mesma coisa ok. Tenha um bom dia.

Responder
Guilhermo Romanutti
Particular - há 8 anos

Se o comprimento da linha de cobre é menor a 3 metros pode deixar... além disso terá perda de eficiência e dano do motor compressor no médio prazo.

Como eu sempre digo: se uma equipe de engenheiros projetou um aparelho com uma tubulação específica, não é para um técnico mudar essa história

Shirlei Marques
Particular - há 8 anos

bom dia ideal era ter instalado tubo correto.

não tem problema pode fazer solda lamentar linha com ar condicionado 12.000 btus possivelmente vc ira linha 1/2 so fazer após solda teste de fasamento com nitrogênio limpeza da linha após realizar solda

Roberto
Particular - há 8 anos

Concordo com o colega:

Wellington ferreira gonzaga - há 9 dias

Wg Ar Condicionado

Gostaria de saber porque clientes chaman fusadores ou penduradores de tecnicos se nem crea o mesmos tem nunca se solda um diametro maior para aumentar uma capacidade o ideal e trocar toda a tubulaçao este equipamento alem de perder o rendimento vai queimar.

Obs: Alem da perca da garantia o motor de imediato vai trabalhar no seu limite,,,, e como tecnico não deveria ser assinado o termo de garantia de fabrica, o mais certo e trocar a tubulação de cobre agora que ainda está em reforma do mais tarde ficar trocando de motor.

Everton Cordeiro
Ecs Service - Ar Condicionado, Elétrica E Energia Solar (Curitiba, Paraná) Ecs Service - Ar Condicionado, Elétrica E Energia Solar - há 6 anos

A tubulação com diâmetro diferente ao do equipamento é passivo de perda da garantia pelo fabricante, baixo rendimento e quebra precoce do compressor, bem como ruído excessivo na unidade externa.

Responder
Leandro
Particular - há 6 anos

Renato esse tipo de trabalho não e recomendável, Sempre e bom lembrar que se deve seguir as instruções do manual de instalação para no futuro não ter dor de cabeça e perda da garantia do seu produto...

Os problemas cometidos em uma instalação são:

Esponjoso individual.

Metragem da tubulação minima.

Evaporadora muito próxima do teto.

Bitola da tubulão não compatível com o equipamento.

Suporte que não são compatível com a condensadora.

Wagner Lucio
Wd Refrigeração (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Wd Refrigeração - há 8 anos

O ideal seria trocar a tubulaçao de sucção de 3/8" para 1/2" ,se deixar assim problemas a curto prazo não vai ter , mas a longo prazo sim, o óleo que lubrifica o compressor circula por todo o sistema e se a tubulação não foi dimensionada corretamente isso pode e irá dificutar o arraste e retorno do óleo para a condensadora fazendo com que o compressor trabalhe a seco e consequentemente queime.

Responder
Carlos César Penha
Ccp Ar Condicionado (Guarulhos, São Paulo) Ccp Ar Condicionado - há 8 anos

Todos os colegas estão se preocupando simplesmente, com performance do equipamento, vazamentos, etc... Porém quando se diminui a bitola do tubo, aumenta-se a velocidade do fluido refrigerante, causando uma lubrificação inadequada do equipamento, e com isso a redução da vida útil do compressor. Vai funcionar sim, mas por um período muito menor do que se tivesse usado a tubulação especificada no manual do fabricante.

Uma alternativa viável, seria instalar um equipamento com tecnologia inverter, que em sua grande maioria, utilizam tubulações de 1/4" e 3/8" tanto para equipamentos 9.000 BTU/h quanto para equipamentos 12.000 BTU/h.

Responder
Wagner cruz
Gaac Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Gaac Ar Condicionado - há 8 anos

todos os fabricantes não dão a garantia do aparelho quando a instalação não esta de acordo ou seja de que esta com mais de 3 mt de tubulação e medida da tubulação compatível a do aparelho , poderá sim funcionar mais poderá correr o risco de perca da garantia se vier com defeito e posteriormente chamar ou solicitar a assistência técnica ,eles não dão a garantia se a tubulação estiver incompatível. para maiores esclarecimentos meu nome é wagner

Responder
Luiz Antonio Gonçalves

Caro Sr Renato , neste caso se o instalador deixou linhas de 3/8 e 1/4 são duas as possibilidades 1 se for instalar ar 12000 convencional terá que soldar um trecho de 1/2 em complemento a linha de 3/8 , mas cuidado dependendo do modelo, por ser 3/8 tem diâmetro menor que 1/2 você pode ter seu ar 12000 com uma pequena perda de potencia ou risco de congelamento , isso porque 3/8 tem menor diâmetro e por sua vez menor volume de gás , se a distancia da linha for muito longa isso se trona inda pior e se for com condensadora acima da da evaporadora fica enviável, pôs em ar de 1200 o correto na maioria hoje pelos novos projetos deve ser de 1/4 e 1/2, mas se tiver que investir em refazer sua infra de cobres o melhor é optar pelos aparelhos de ar 12 000 btus inverter

no geral as de 12000 são de 1/4 e 3/8 e tem ar de ate 14000 que também usam 1/4 e 3/8.

Responder
Wellington / Angelica

Bom dia sr renato de fato todos os colegas estão corretos eu no caso usaria porcas de redução

assim não correria risco de vazamentos claro que o fator vazamento depende do profissional que

executa o serviço .

Obs no seu caso se o senhor combino com seu técnico qual capacidade que seria instalado na

hora de contratar o serviço então esta no seu direito de exigir a troca de tubulação .

Desejo boa sorte caso precise de ajuda estamos a disposição

att renovo ar condicionados

Responder
 Install.ca Cursos E Instalações Ar Split
Particular - há 8 anos

Renato.

No seu caso, se a solda for bem feita não prejudicará o rendimento da máquina. Porém, prejudicaria caso de solicitação da garantia. A Assistência técnica segue rigorosamente o manual para avaliação.

Airton  Lins
Airluz Ar Condicionado (Guarapari, Espírito Santo) Airluz Ar Condicionado - há 8 anos

Renato, bom dia.

O correto é manter diâmetro e comprimento de tubulações em acordo com o manual do fabricante. A redução de diâmetro é mais prejudicial do que o aumento de diâmetro. Contudo, no seu caso especificamente não causara dano ou prejuizo ao rendimento, havera uma leve redução de performance mas nada que se possa perceber. Em relação a garantia ja é um pouco mais complicado, pois uma assistencia técnica autorizada verificaria toda a instalação (ou deveria) e invalidaria a garantia.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região