Quais as medidas ideias para instalar um ar condicionado?

Meu Apto. tem o pé direito alto, suas janelas também são altas. Tenho um espaço, acima da janela, de 38cm. Quero instalar ali um Ar de 28000 BTUs cuja altura da evaporadora é de 32,60cm. Ou seja, o espaço livre entre a evaporadora e o teto será de apenas 05,4 cm. Este espaço é suficiente?

Quais as medidas ideias para instalar um ar condicionado?

Meu Apto. tem o pé direito alto, suas janelas também são altas. Tenho um espaço, acima da janela, de 38cm. Quero instalar ali um Ar de 28000 BTUs cuja altura da evaporadora é de 32,60cm. Ou seja, o espaço livre entre a evaporadora e o teto será de apenas 05,4 cm. Este espaço é suficiente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Nature Serviços
Nature Serviços-ME (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Nature Serviços-ME - há 7 anos

Bom dia, de acordo com o fabricante o espaço entre a unidade interna para o telo é de 15 a 20 CM no seu caso o aparelho tem 32,60 CM + 15CM você precisa um total de espaço de 47,60 CM para que seu aparelho permaneça com a garantia do fabricante e uma instalação bem feita obedecendo oque o fabricante exige o seu bolso também ira agradecer

Responder
Jorge Silva
Jorge Silva Refrigeração (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Jorge Silva Refrigeração - há 7 anos

A medida mínima é de 10cm de distância entre a evaporadora e o teto conforme é solicitado no manual do instalador que se encontra junto a condensadora dos aparelhos da marca Midea, nas outras marcas os manuais podem estar junto com o manual do usuário...sem mais JS.Serv.Climatização!

Responder
Marcio
MEM Ar Condicionado (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MEM Ar Condicionado - há 7 anos

Boa Tarde Sra Maria Cecilia, percebe-se que o espaço não é adequado para instalação de aparelho tipo Hi Wall, este de parede mais comum, mas pelo que esta passando das medidas e formato do ambiente, poderá sim instalar um ar condicionado neste local, desde que não seja o Hi Wall, pois a outros modelos de Ar Split disponíveis no mercado que poderá atender a necessidade do ambiente, com design modernos e capacidade de climatização adequada a cada ambiente, instalação destes aparelhos não mexem com estrutura do apartamento e possibilita a capacidade de climatização eficiente, ficamos a disposição para sanar eventuais duvidas e esclarecimentos sem maiores gastos, obrigado.

Responder
Manoel
Amcfrio Refrigeracão, Eletricidade, Hiraulica E Gás (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Amcfrio Refrigeracão, Eletricidade, Hiraulica E Gás - há 7 anos

É não dá pra instalar, mesmo assim é melhor ver no local o que se pode fazer , outras idéias e dicas podem surgir e ajudar muito até algo melhor pode surgir , as vezes nem é necessário essa carga toda de 30000 btus.

Responder
Francisco Hélio Da Costa Hélio Costa

Oi Maria Cecilia Desculpa a demora da minha resposta!

Então, não tem como instalar este ar neste espaço. Pois esta medida que você colocou de 38cm. e de máquina a cima de 12000 btus.

Precisamos de no minimo 45cm. do teto. Caso a máquina tenha algum problema perde a garantia de fabrica.

Responder
Wellington Liberio

BOA TARDE.

COM AS MEDIDAS PASSADAS NÃO É POSSÍVEL INSTALAR POIS O ESPAÇO ENTRE O TETO E A EVAPORADORA TEM QUE SER DE 10 A 15 CM PARA FUTURA MANUTENÇÃO E LIMPEZA E TROCA DO FILTRO.

UMA SOLUÇÃO É INSTALAR UM SUPORTE E BARRA CHATA FIXADO NA PAREDE PARA QUE A EVAPORADORA POSSA DESCER E FICAR ABAIXO O SUFICIENTE DO TETO. VIDE FOTO

Responder
Renato
Particular - há 7 anos

Boa tarde Sra. Maria Cecília

Para o bom funcionamento do aparelho de Ar Condicionado Split, o ideal é que a distância/espaço entre a parte superior da Unidade Evaporadora e o teto seja em torno de 15 cm até 10 cm.

Este espaço de 5,4 cm não é adequado ao bom funcionamento do equipamento, nem para manutenção, nem para sua própria ventilação,inclusive, na própria insistência da tentativa de instalação isto já será percebido.

O melhor procedimento é sempre solicitar uma vistoria/ avaliação de um técnico/empresa qualificada antes mesmo da compra do equipamento, ainda mais quando o pé direito do ambiente é considerado alto, pois isto pode influir no cálculo da carga térmica.

Márcio Feital ou Marcos

Em hipótese alguma pode colocar este aparelho, ele vai funcionar de forma forçada e perderá a garantia do mesmo. Como o amigo anterior disse, temos que ter no mínimo 15 cm do teto. Melhor chamar um especialista para ver melhor posição.

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 7 anos

Bom dia,não e o ideal o fabricante pede para deixar com 20 cm geralmente deixamos com 10 ou 15,a evaporadora precisa ter acesso favorável para futura manutenção,além do más na parte inferior (embaixo) também e bom deixar pelo menos 3 cm,o furo que e feito por detrás do evaporador tem que ser feito do lado esquerdo do mesmo.

Att: Marcelo marques

Responder
Edson Araújo
EDEL Climatização Serviços e Reparos Técnicos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) EDEL Climatização Serviços e Reparos Técnicos - há 7 anos

Olá,

Não é suficiente, pois o minimo que deve ficar entre o teto e a evaporadora é 15 cm, devido a ventilação que irá entra por cima da evaporadora e as manutenções aos quais será preciso abrir a tampa que abre para cima, dai o motivo do minimo para abertura.

Responder
Eletroar Especialista em Climatização

Pelo que entendi da sim, Tem que ver a marca do aparelho, escolher um com baixo ruido para evitar que vibre a os vidros da janela

Responder
Celso Martins Amador
Inter Elétrica Serviços E Representações Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Inter Elétrica Serviços E Representações Ltda - há 7 anos

Bom dia as condições que você tem são favoráveis para instalar o ar que vc quer , embora a medida fique um pouco justa não problema nenhum , embora essas duvidas se tira pessoalmente ok.

Mauricio Campos
Particular - há 7 anos

Sim verificar a altura da evaporadora para não ultrapassar o limite no funcionamento e instalação sem problemas.

Edson Eduardo Araujo Lobo
Conforto Instalação E Manutenção Predial Ltda. (Niterói, Rio de Janeiro) Conforto Instalação E Manutenção Predial Ltda. - há 7 anos

Bom dia o fabricante pede um diferença do teto para o aparelho de 10 cm para poder abrir a tampa do filtro e receber o retorno do ar refrigerado mas o melhor é ir ao local para verificar pois cada instalação e diferente da outra

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região