Como instalar o Ar Condicionado Split?

Bom dia, estou comprando um ar condicionado split lg inverter, gostaria de saber qual a importância da bomba de vácuo para a instalação, e também se eu posso colocar a condensadora( parte externa ) e a parte interna no mesmo nível, ou seja, uma logo atrás da outra, somente com a parede separando. Sei que tenho que respeitar o mínimo de tubulação, mas posso enrola-lá atrás do condensador ? Dês de já obrigado!

Como instalar o Ar Condicionado Split?

Bom dia, estou comprando um ar condicionado split lg inverter, gostaria de saber qual a importância da bomba de vácuo para a instalação, e também se eu posso colocar a condensadora( parte externa ) e a parte interna no mesmo nível, ou seja, uma logo atrás da outra, somente com a parede separando. Sei que tenho que respeitar o mínimo de tubulação, mas posso enrola-lá atrás do condensador ? Dês de já obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Sidnei Pacheco Pinto
Zero Graus Climatizações e Refrigerações em geral (Sarzedo, Minas Gerais) Zero Graus Climatizações e Refrigerações em geral - há 6 anos

Poder comocar a evaporadora no mesmo nível da condesadora e ate aceitável, desde que mantenha no mínimo 2 metros de tubulação para que possa o gas expandir e voltar a forma se vapor. A evaporadora deve ser colocada a uma altura minima de 2,5 metros de altura, com isso a condesadora também ficará nessa altura ou mais. Não a o menor problema inicialmente, criará uma maior dificuldade para futuras manutenções e limpeza da evaporadora.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Tem muitas opções... um profissional visitando seu local, poderá identificar o melhor local e o aparelho mais adequado;

A disposição;

Cold Star climatização

Bom dia Pedro,a finalidade de fazer vácuo no equipamento é a retirada da umidade do sistema onde a mesma umidade, ou seja água (H2O)ao se misturar com o fluído refrigerante se torna um ácido ocasionando corrosões no sistema e compressor diminuindo assim seu tempo de vida útil e ocasionando vazamentos!

Responder
Fábio Pamplona
Ar Condicionado (Campinas, São Paulo) Ar Condicionado - há 6 anos

bom dia Srº. Pedro.

- O vácuo, como o próprio nome indica, é o processo de retirada de todo o ar das tubulações. Esse processo deve ser realizado antes da instalação dos gases refrigerantes, para evitar que o vapor de água – e outros resíduos que possam se acumular nas tubulações – permaneçam lá após o gás ser inserido.

- Instalar um ar-condicionado sem efetuar o processo de vácuo traz graves consequências ao aparelho, como a redução da vida útil do sistema, causada pela oxidação e sujeira que circula dentro da tubulação. Um profissional que não efetua esse procedimento pode ser chamado de amador ou até mesmo ser considerado um profissional de baixa qualidade.

Responder
MCGS ENGENHARIA ESPECIALIZADA HVAC www.mcgsengenharia.com.br

O vácuo é fundamental para retirar possível umidade na tubulação.

Com os preços praticados, principalmente nas revendas e aqui. Os amadores, instalam sem a boa engenharia e você acha que está ganhando, mas na verdade no futuro vem as consequências.

Eugenio Montalli
Lumiair (Campinas, São Paulo) Lumiair - há 6 anos

Sr. Pedro boa noite. A bomba de vácuo tem a função de tirar todos os gases e impurezas e a humidade. Tudo isto pode interferis no processo de expansão dos gases, tanto prejudica o funcionamento de todo o sistema, interferindo na troca de calor e também podendo prejudicar o compressor e a vida útil dos equipamentos.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região