Instalação de ar-condicionado Split (Norma NBR-16280)

Alguém saberia informar se, à luz da recente norma ABNT NBR-16280, instalação de ar-condicinado do tipo "split" em apartamento originalmente projetado para aparelhos de janela vai precisar de projeto de arquiteto e/ou engenheiro, visto que mexe na parte elétrica (alteração de 110v para 220v) e com alvenaria (abertura de vãos para passagem das tubulações)?

Instalação de ar-condicionado Split (Norma NBR-16280)

Alguém saberia informar se, à luz da recente norma ABNT NBR-16280, instalação de ar-condicinado do tipo "split" em apartamento originalmente projetado para aparelhos de janela vai precisar de projeto de arquiteto e/ou engenheiro, visto que mexe na parte elétrica (alteração de 110v para 220v) e com alvenaria (abertura de vãos para passagem das tubulações)?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 9
Robson Moraes
Ambientar Reformas Rápidas (Ceilândia, Distrito Federal) Ambientar Reformas Rápidas - há 8 anos

Bom dia, Neste caso pode recortar a parede juntamente com o dreno para a varanda, e lá no final estou vendo pela imagem tem caixas de passagem de elétrica, pode usar para passar condulente direto para o ar aproveitando o mesmo recorte do dreno fazendo um pequeno recorte da caixa de passagem até o recorte do dreno

assim com a caixa de passagem já existente puxar um dijuntor para o ar condicionado.

A evaporadora ficando com distância do teto 7 a 15cm linha Frigorigena separada juntamente com o cabo preferência cabo PP. Dreno cano 25mm, fio quadro até evaporadora 2.5mm.

acrescento procurar empresa de confiança, referência e principalmente autorizada.

obrigado

Responder
Rede Split Ar condicionado

Boa tarde Sr Amarilio

Antes de proceder com a instalação de qualquer equipamento é necessário saber se a empresa executora possuí responsável técnico e que ela é autorizada, desta forma você estará coberto pelo amparo do fabricante em qualquer necessidade de garantia.

Responder
Reinaldo Blaschek
BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split - há 8 anos

Bom dia, o que se deve levar em conta na inversão do ponto 110v para 220v e a bitola do fio e primordial um disjuntor individual só para o aparelho, outro detalhe é que vc pode conforme o projeto em anexo seguir a tubulação juntamente com o mesmo recorte do dreno, contanto que fique com um pouco de caída sentido a varanda, por conta da gravidade do dreno !!!!

Responder
Edgard Santos
Particular - há 8 anos

Amarilio, parabens pela sua preferência em usar aperelho split ao invés do convencional. Sua instalação não fere em nada a legislação. A tensão na tomada (110V ou 220V) é escolha do proprietário e os furos para a tubulação do gás e o dreno são insignificantes. O projeto do apartamento é que deveria estar mais adequado aos aparelhos mais modernos.

Fabricio
Tradehome (Goiânia, Goiás) Tradehome - há 6 anos

Vc está errado colega. Não existe isso de " o projeto que deveria estar adequado aos aparelhos modernos" na construção a realidade era uma é foi adotado um determinado projeto. Qualquer alteração em corte é necessário o planejamento de obra regular a NBR 16280

Mauro
Particular - há 6 anos

Bom dia, existe o local para instalação de ar-condicionado do modelo antigo, onde moro foi instalada a varanda técnica, gostaria de saber se para instalação do modelo split será necessário algum projeto, sendo que não haverá mudança na parte estrutural do imóvel.

Desde já agradeço sua atenção, aguardo sua resposta.

Fabricio
Tradehome (Goiânia, Goiás) Tradehome - há 6 anos

Se foi realizado a laje técnica, já existe a previsão do local de instalação do condensador, ponto elétrico e local de passagem da rede frigorigena. Nesse caso não há necessidade da art ou plano de reforma, pois não haverá alteração. Apenas estará colocando o equipamento no local já previsto, como um chuveiro, uma máquina de lavar. Etc