Como fazer a instalação do chuveiro?

Tenho um chuveiro hydra fit de 6800 W e na caixa há a recomendação de que ele pode ser instalado em 220V com a fiação de 4 mm² e disjuntor de 32 A, desde que a distância da fiação do disjuntor ao chuveiro seja inferior a 30 metros.

Minha instalação tem 20 metros de distância do disjuntor, isso é seguro?

Ou é melhor trocar a fiação para 6 mm²?

Como fazer a instalação do chuveiro?

Tenho um chuveiro hydra fit de 6800 W e na caixa há a recomendação de que ele pode ser instalado em 220V com a fiação de 4 mm² e disjuntor de 32 A, desde que a distância da fiação do disjuntor ao chuveiro seja inferior a 30 metros.

Minha instalação tem 20 metros de distância do disjuntor, isso é seguro?

Ou é melhor trocar a fiação para 6 mm²?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Rômulo Guimarães Laudeauser

Boa noite Maísa.

Na caixa do seu aparelho vem indicando a tensão de trabalho do equipamento. Assim, se nela informa a tensão 220V, necessariamente, a instalação terá que ser 220V. Assim, você deverá se certificar que a instalação local é compatível com este nível de tensão.

A potência e tensão do equipamento, hoje (pois não houve troca da resistência) é 6800W e 220V, respectivamente, o que gera uma corrente de 30,9 Amperes, aproximadamente.

Segundo tabela Prismyan (um dos fornecedores de cabos) a capacidade de condução de corrente de um condutor de 4mm², de classe de tensão 750V / 70ºC (dados indicados na caixa do cabo) é de 32 Amperes, para uma instalação em eletroduto embutido em alvenaria. A capacidade de condução de corrente de um cabo, cuja a classe de tensão é de 0.6/1kV / 90ºC (dados indicados na caixa do cabo), é de 42 A, para a mesma condição de instalação.

Com o exposto acima, é possível realizar a instalação conforme indicação do fabricante, desde que, feitas por um profissional qualificado que especifique adequadamente os materiais. Ainda assim, estaria trabalhando, praticamente, nos limites de operação de cada material.

Outro ponto a observar é que o dimensionamento do disjuntor poderá implicar diretamente na escolha do cabo, portanto, nem pensar em instalar um disjuntor de 40A com um cabo de 4mm² classe de tensão 750V 70ºC.

A queda de tensão também poderá ser um problema, de acordo com o cabo escolhido, mesmo a distância sendo curta (20m), se o mesmo estiver trabalhando no limite de operação.

Para que você tenha uma instalação que ofereça uma flexibilidade maior (por exemplo trocar a resistência por outra de 7500W, 220V - lembrando que o chuveiro fora dimensionado pra resistências de 7500W , entretanto, comercializado com resistências de 6800W), sugiro utilizar um cabo de 6mm² Classe 0,6/1kV 90ºC, disjuntor termomagnético de 40A preferencialmente curva B (disjuntores próprios para cargas puramente resistivas), podendo utilizar os de curva C.

Com relação ao condutor de proteção (cabo terra), utilizar a mesma seção dos condutores fase, ou seja, 6mm² (conforme minha sugestão).

A disposição para esclarecimentos.

Att

Responder
Marcio José Clementino
M.j.c.instalaçoes Eletricas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) M.j.c.instalaçoes Eletricas - há 5 anos

Se é recomendável 220v, é necessário um disjuntor bipolar de 40 amperes e os fios cujo bitola seja de 6mm e se tiver aterramento pode ser com fio de 2,5mm...