Como instalar uma luminária?

Comprei uma luminária de led com sensor de presença embutido e mesma veio com 3 fios: amarelo( neutro) vermelho (fase ) e preto. Minha dúvida é como ligar o fio preto. para que o sensor possa atuar. pois já testei ligando a fase e o neutro e a luminária acende de forma contínua.

Como instalar uma luminária?

Comprei uma luminária de led com sensor de presença embutido e mesma veio com 3 fios: amarelo( neutro) vermelho (fase ) e preto. Minha dúvida é como ligar o fio preto. para que o sensor possa atuar. pois já testei ligando a fase e o neutro e a luminária acende de forma contínua.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos Eduardo Neves Da Silva
Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações - há 6 anos

voce comprou algo novo normalmente vem com manual de instruçoes este contem informaçoes de funcionamento do produto e esquema eletrico de ligaçao. se for usado tem que testar com lampada serie

para saber quem e quem uma vez descobrindo faz o teste do sensor para ver se ele funciona se a lampada fica acesa direto e porque o sensor esta ruim ai se for novo vai com a nota de compra na loja trocar se for usado vc pode comprar um sensor e ligar junto a esta lampada problema resolvido.

Responder
Genilson Santana
Sertel Elétrica E Telecomunicação (Bacaxá, Rio de Janeiro) Sertel Elétrica E Telecomunicação - há 6 anos

Amigo na Serra vc ligou errado pois geralmente o fio amarelo com uma lista verde é o terra o neutro é o preto ,pode ser por isso que não fuincionou ,refaz as ligações ai que vai funcionar .liga o vermelho na fase e o preto no neutro e o amarelo se não tiver o aterramento na casa vc não liga ele tá.

Responder
Leandro
A.l. Instalações E Serviços Ltda (Petrópolis, Rio de Janeiro) A.l. Instalações E Serviços Ltda - há 6 anos

Ela veio com sensor embutido?Nesses casos em geral ela já vem com o fechamento dentro da luminaria, o fio amarelo, pode não ser amarelo, deve ser verde para aterramento, nesse caso nesse caso deveria ser ligado o preto para neutro e vermelho para fase,

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região