Posso instalar um spa na varanda?

Olá, tudo bem? E já adianto Obrigado por ajudar.

Recentemente comprei um apartamento e fui informado pela construtora que o peso suportado é de 150kgf/m2 na varanda do qual a mesma possui 15m².

Gostaria de estar utilizando de vez em quando esse SPA Inflável www.leroymerlin.com.br/spa-inflavel-redondo-purespa-bubbles-795l-127v-110v--intex_90660710.

A pergunta é se posso utilizar o mesmo sem problemas de sobrepeso, e caso não o que posso fazer para reforçar e poder utilizar.

Obrigado novamente;

Posso instalar um spa na varanda?

Olá, tudo bem? E já adianto Obrigado por ajudar.

Recentemente comprei um apartamento e fui informado pela construtora que o peso suportado é de 150kgf/m2 na varanda do qual a mesma possui 15m².

Gostaria de estar utilizando de vez em quando esse SPA Inflável www.leroymerlin.com.br/spa-inflavel-redondo-purespa-bubbles-795l-127v-110v--intex_90660710.

A pergunta é se posso utilizar o mesmo sem problemas de sobrepeso, e caso não o que posso fazer para reforçar e poder utilizar.

Obrigado novamente;

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Ronaldo Alves dos Santos Junior

SUA LAJE SUPORTA UM PESO 2250KG. O SEU SPA CALCULANDO O PESO ESPECIFICO DA AGUA E DO SPA E O PESO MEDIO DE PESSOAS DELE NÃO PASSA DE 50% DA CARGA QUE A LAJE SUPORTA. ENTÃO PODE INSTALAR SEU SPA TRANQUILA!

Responder
Gabriel Henrique Andrade Gonçalves Pinho Andrade Gonçalves Pinho

SUA LAJE SUPORTA UM PESO 2250KG EM CARGA DISTRIBUIDA PELA LAJE POR COMPLETO, MAS O SPA IRA UTILIZAR DE UMA AREA PONTUAL DE 5M² APROXIMADAMENTE... SENDO ASSIM A CARGA DO SEU SPA CALCULANDO O PESO ESPECIFICO DA AGUA E DO SPA E O PESO MEDIO DE PESSOAS DELE CHEGA A APROXIMADAMENTE 1300 KG/ DANDO UMA CARGA DE 260KG/M2, ULTRAPASSANDO A CARGA ADMISSIVEL DA LAJE!!!

Rita Cardanha
Cardanha Marques Arquitetura E Construção (Santo André, São Paulo) Cardanha Marques Arquitetura E Construção - há 2 anos

Boa noite, veja a reposta do Gabriel Henrique, pois a carga não deve ser calculada pelos 15m2, vai ser pontual em aproximadamente 5m2, o restante ficando livre! Veja a reposta do Gabriel e da scala técnica, respostas que estão mais corretas!!

Responder
Sirlei  Andrade
Projeto Único (Santo André, São Paulo) Projeto Único - há 2 anos

O ideal é levar as informações a construtora, observar o manual do proprietário e outro ponto muito importante são as diretrizes do condominio. SPA, churrasqueira, fechamento da varanda, tudo isso está na convenção de condominio. Eu não consegui abrir o link do SPA para mais informações, mas te aconselho muita cautela.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Na verdade o calculo deve ser feito pela area de atuação das cargas, isto é, a area de apoio do spa sobre o piso... por estes calculo o peso é superior ao informado pela construtora...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

MY HOUSE Tudo para seu Lar

Bom dia Tafael, como está?

É mais complicado falar assim se pode ou não, tem que ver no manual do proprietário, lá indica quanto é o peso máximo que a sacada suporta, com isso tem como calcular o peso que o Spa terá cheio e verificar se suportarta a solicitação ou não. Se precisar de mais detalhes estamos a disposição

Eng. Civil Especialista Arthur Godoy