Existe algum risco/impedimento grave em se montar um quadro de distribuição elétrica dentro do banheiro?

Existe algum risco/impedimento grave em se montar um quadro de distribuição elétrica dentro do banheiro. Atualmente meu quadro de distribuição está na parede da cozinha, mas em um local muito visível; e a outra face desta mesma parede dá para o banheiro, e por essa questão estética eu queria mudar o quadro de distribuição elétrica para dentro do banheiro, então, dentro do banheiro, o quadro ficaria na parede oposta à que está o chuveiro e atrás da minha porta (bem escondidinho). Minha maior preocupação é nos dias de inverno que geralmente ao tomar banho o banheiro fica bem umedecido por causa do vapor... Esse vapor pode trazer problemas para o quadro de distribuição ou para a rede de distribuição. A princípio vou usar o quadro da Tigre de 16 posições. Citei o quadro para que seja avaliada a questão de vedação, caso seja pertinente. Desde já agradeço a colaboração.

Existe algum risco/impedimento grave em se montar um quadro de distribuição elétrica dentro do banheiro?

Existe algum risco/impedimento grave em se montar um quadro de distribuição elétrica dentro do banheiro. Atualmente meu quadro de distribuição está na parede da cozinha, mas em um local muito visível; e a outra face desta mesma parede dá para o banheiro, e por essa questão estética eu queria mudar o quadro de distribuição elétrica para dentro do banheiro, então, dentro do banheiro, o quadro ficaria na parede oposta à que está o chuveiro e atrás da minha porta (bem escondidinho). Minha maior preocupação é nos dias de inverno que geralmente ao tomar banho o banheiro fica bem umedecido por causa do vapor... Esse vapor pode trazer problemas para o quadro de distribuição ou para a rede de distribuição. A princípio vou usar o quadro da Tigre de 16 posições. Citei o quadro para que seja avaliada a questão de vedação, caso seja pertinente. Desde já agradeço a colaboração.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Sim, pela umidade causada...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

José Augusto de Oliveira Neto

O quadro de luz não pode ser colocado em áreas "molhadas", como banheiro ou próximo de tanques e pias. Ele também precisa ter livre acesso, não devendo estar escondido no interior de armários. Recomenda-se ainda a distância de lugares onde haja instalações a gás. Uma faísca qualquer pode resultar num desastre fatal.

José Augusto de Oliveira Neto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região