Como instalar refletores de LED em jardim?

Pretendo instalar 3 refletores de LED pequenos (10w) no meu jardim. Seriam fixados no muro, a uma distância de mais ou menos 1,30 m do outro. Gostaria que ficassem todos unidos na mesma fiação, e que fossem ligados através de um interruptor, que ficaria a uns 4 metros de distância deles. Porém, estou sem ideias de como isso seria possível. Além disso, gostaria de evitar o máximo possível de ter que quebrar parede. Sugestões?

Como instalar refletores de LED em jardim?

Pretendo instalar 3 refletores de LED pequenos (10w) no meu jardim. Seriam fixados no muro, a uma distância de mais ou menos 1,30 m do outro. Gostaria que ficassem todos unidos na mesma fiação, e que fossem ligados através de um interruptor, que ficaria a uns 4 metros de distância deles. Porém, estou sem ideias de como isso seria possível. Além disso, gostaria de evitar o máximo possível de ter que quebrar parede. Sugestões?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Razaq Codesh Eletrica Ltda
Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda - há 6 anos

Deve-se passar um conduíte e ligar os refletores em paralelo ou separa-los por Sensores de presença para ascender a noite , ou separar os circuito vindo de um quadro de força.

Responder
Marcelino Azevedo de Jesus

Bom dia sr(a) Ruhtra. A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

-"Pretendo instalar 3 refletores de LED pequenos (10w) no meu jardim. Seriam fixados no muro, a uma distância de mais ou menos 1,30 m do outro. Gostaria que ficassem todos unidos na mesma fiação, e que fossem ligados através de um interruptor, que ficaria a uns 4 metros de distância deles. Porém, estou sem ideias de como isso seria possível. Além disso, gostaria de evitar o máximo possível de ter que quebrar parede."

Sugiro a ligação das luminárias ao interruptor utilizando cabo tripolar PP de 2,5 mm, passando os trechos entre as luminárias enterrado e fixando no muro por clamp de naylon. Deve-se utilizar o condutor verde para aterrar todas as luminárias e a caixinha do interruptor, caso metálica.

Este circuito não pode ser ligado diretamente ao poste, tem que ser ligada primeiro a um disjuntor de 10 A(que poderá ser usado como interruptor). Também deve-se tomar cuidado em verificar se este ponto de energia já está após o medidor, poi se for antes é furto de energia.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deve-se passar um conduite e fazer a alimentação e o interruptor para o acionamento...

A disposição;

Ruhtra
Particular - há 6 anos

E quanto a ligação entre os refletores? Seria como nesse esquema que desenhei? Com 3 fios, saindo de cada um, depois juntando num fio principal, e desse terminando na rede elétrica? Ou teria outra forma? E a alimentação, pode ser feita unindo diretamente na fiação do poste que vem da rua (que é o ponto de energia mais próximo)?

Ruhtra
Particular - há 6 anos

Apenas para ilustrar a situação, e facilitar o entendimento, fiz um esquema pra mostrar +/- a minha ideia.

Luiz Duete
Lutec Instalações Eletrica (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Lutec Instalações Eletrica - há 6 anos

bom dia

lutec responde.

bom c for reaumente só os refletores vc pode estar usando tubulação galvanizada de meia polegada e para passar para dentro da residencia colocar um condulete na parte de dentro vc pode continuar com a mesma tubulaçao ou tubulação embutida. "atenciosamente"

bom depende

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região