Instalação de segunda caixa d'agua, preciso preparar a laje?

Tenho 1 caixa d'agua (500L) e desejo instalar uma segunda idêntica (500L) devida frequente falta de abastecimento de água por parte da concessionária. A caixa atual está apoiada sobre 2 paredes que formam um "L", porém creio que a segunda caixa ficaria em vão livre sobre a sala, ou se tiver algum apoio, ficaria parcialmente apoiada em apenas uma parede. Preciso fazer alguma viga, escora ou algo similar para instalar a caixa d'agua? Ou posso instalar a caixa sem problema sobre a laje mesmo com o risco de ficar em vão livre? Obs.: Não faço ideia de qual é a espessura da laje

Instalação de segunda caixa d'agua, preciso preparar a laje?

Tenho 1 caixa d'agua (500L) e desejo instalar uma segunda idêntica (500L) devida frequente falta de abastecimento de água por parte da concessionária. A caixa atual está apoiada sobre 2 paredes que formam um "L", porém creio que a segunda caixa ficaria em vão livre sobre a sala, ou se tiver algum apoio, ficaria parcialmente apoiada em apenas uma parede. Preciso fazer alguma viga, escora ou algo similar para instalar a caixa d'agua? Ou posso instalar a caixa sem problema sobre a laje mesmo com o risco de ficar em vão livre? Obs.: Não faço ideia de qual é a espessura da laje

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Paulo Cesar Da Silva cesar
Lago 2 Irmãos (Araraquara, São Paulo) Lago 2 Irmãos - há 3 anos

o certo e ver as desribuiçao entre aas paredes ou virgas pra nao carrega de um lado so o peso ja que existe uma de 500 litros

Responder
Erick Carecho
Engenharia Atual (Jundiaí, São Paulo) Engenharia Atual - há 3 anos

Bom dia, você estará acrescentando mais 500 quilos a sua laje, ela deve ser preparada para receber esse peso extra, deve ficar sobre uma viga de parede, para entre vigas deve colocar um estrado a fim de distribuir o peso entre as vigas que o apoiarão, mas recomendo que procure um engenheiro civil que visite o local e defina a melhor opção a fim de evitar patologias futuras na edificação devido a essa ação.

Responder
Joao Da Silva
Paulista Reformas (Santos, São Paulo) Paulista Reformas - há 3 anos

Caixa d'agua nao pode ser colocada no centro ou fora das cintas da laje. Colocar sobre as paredes distribuindo o peso do volume. Coloca uma caixa de 1.000 no lugar de duas de 500 litros.

Responder
Thiago ferreira dos santos
Ferreira (Poá, São Paulo) Ferreira - há 3 anos

e preciso verificar a estrutura ja existente para o apoio se preciso reforçar

Responder
Alexsander Monteiro da Silva

O mais apropriado seria solicitar um profissional habilitado pelo Crea, caso não disponha no momento, o ideal seria instalar sobre o cruzamento de vigas apoiadas sobre um pilar de centro, preferencialmente em pilares de apoios para escadas, porém é válido ressaltar que os pilares, vigas e lajes foram projetadas para absorverem uma carga X, se ultrapassar com adição desta nova carga, poderão ocorrer patologias no imóvel. Segue um corte de um projeto para exemplo de um dos locais apropriados para instalação de caixa d'água.

Boa sorte!!!

Torre Engenharia Oficial

Eng° Alexsander

2 fotos
Responder
Nilson Pereira
Araújo Reformas (Itaquaquecetuba, São Paulo) Araújo Reformas - há 3 anos

Bom dia Marcelo tem como instalar sim e só fazer o reforço em cima.ok estou a disposição. Ok

Responder
Lucio
Lucioconstrutor (Niterói, Rio de Janeiro) Lucioconstrutor - há 3 anos

Colocar a caixa sobre parede, nunca encima de laje existente, por não saber que tipo de ferragem foi usada na laje. Caso vc só tenha a laje para colocar esta caixa, terá que fazer um reforço estruturas encima da laje.

Responder
Particular - há 3 anos

R: O mais adequado seria chamar um engenheiro para uma visita técnica e orientar o local adequado para a instalação... geralmente sobre paredes...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região