Quais são os fios que eu preciso comprar para instalação elétrica?

estou construindo e gostaria de saber exatamente quais são os fios que preciso comprar para cada parte elétrica da casa

Quais são os fios que eu preciso comprar para instalação elétrica?

estou construindo e gostaria de saber exatamente quais são os fios que preciso comprar para cada parte elétrica da casa

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Jose Bermudes
Restaura Lar (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Restaura Lar - há 4 anos

Olá, bom dia

Vamos lá, 1° Precisa saber a distância da caixa do relógio para a caixa de distribuição " Disjuntores "

Para sua cozinha, precisa ver o micro ondas a capacidade dele. Fazer uma tomada exclusiva.

Caso vc tenha secadora, fazer uma tomada exclusíva

para ela.

Sobre instalação:

Precisaria ver a distância da caixa de entrada a caixa de distribuição.

Cabo de 6 mm. da caixa a caixa.

Chuveiro 6 mm

Maquina de secar dependendo da distancia de 4 mm à 6mm

o mesmo com o micro ondas.

instalação da casa normal de 2,5 mm em cores padrão exemplo:

Preto fase

Vermelho fase, sendo uma linha tomadas e outra iluminação.

Azul neutro ( para tudo que for 110 V.

Verde para terra, tomadas, chuveiro, lustres grandes e ventiladores de teto, e ar condicionados.

Branco ou amarelo de 1,5 mm para interruptores paralelos e talves leds.

Espero ter ajudado

Responder
Márcio Soares
Particular - há 4 anos

Com certeza os fios são muito importantes, mas tem outros itens que devem ser avaliados, disjuntores, caixas de distribuição, conduites etc, só um bom técnico pode avaliar, reformei minha casa que era de 1935, e tive que fazer várias modificações, inclusive a solução mais viável foi abandonar a fiação anterior, que não conseguimos retirar dos conduites e colocar tudo externamente, e rebaixar o teto de 3 m para 2,80m, com material importado da alemanha, e em vez de fio rigido colocamos os flexiveis mais faceis de trabalhar!!!ficou ótimo e retiramos muitos defeitos encontrados...

Zilvan Molina de Oliveira

Boa tarde,

Para instalações elétricas residenciais é preciso sempre seguir as normas técnicas.

Por exemplo os cabos elétricos de 1,5mm2, não podem mais ser utilizados em instalações residenciais.

Então para instalação de lâmpadas agora devemos utilizar os cabos elétricos de 2,5mm2.

No mais vc precisa ter em mãos todos os cálculos de demanda.

Se precisar podemos lhe auxilias.

Responder
Particular - há 4 anos

R: DEpende muito do projeto, do numero de pontos de alimentação e iluminação; o ideal se não fez o projeto eletrico é chamar um eletricista para lhe estimar as quantidades...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas MetálicasA ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R:

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Henrique Höpner Pereira
Particular - há 4 anos

Bom dia Gabriel,

Vai depender da carga instalada. Você vai ter que comprar cabos desde 1,5mm² (para circuitos de iluminação, por exemplo) até 6mm² (para circuito de chuveiro, por exemplo). Como falei, a bitola do cabo vai depender da carga que você tem ou terá na sua residência.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Henrique Höpner Pereira

Engenheiro Eletricista - Höpner Engenharia Elétrica

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região