Instalação elétrica

Minha instalação elétrica e velha monofásica. Uma rede com 2 cabo chuveiro luz tomadas tudo na mesma rede.Estou trocando ela já passei dois fios de 6mm para chuveiro de 5500w disjuntor de 40A.Qual meu problema eu já liguei os fios do chuveiro com disjuntor de 40A novo mais estar desarmando só do chuveiro fiz uma ponte de um disjuntor nema para disjuntor novo DIN.Olha foto.Eu agora vou passar 2 fios de 6 mm para luz e tomadas.Mais eu pode fazer passar 2 fios de 2,5 para luz.Outros dois cabo de 4mm para tomadas ou fio de 6mm para tomadas derivação com 4mm e 2,5.No meu vizinho tbm é monofásico instalação um disjuntor geral outro para chuveiro outro disjuntor luz e tomadas fios de 6 mm.Na casa dela não desarma o disjuntor.

Instalação elétrica

Minha instalação elétrica e velha monofásica. Uma rede com 2 cabo chuveiro luz tomadas tudo na mesma rede.Estou trocando ela já passei dois fios de 6mm para chuveiro de 5500w disjuntor de 40A.Qual meu problema eu já liguei os fios do chuveiro com disjuntor de 40A novo mais estar desarmando só do chuveiro fiz uma ponte de um disjuntor nema para disjuntor novo DIN.Olha foto.Eu agora vou passar 2 fios de 6 mm para luz e tomadas.Mais eu pode fazer passar 2 fios de 2,5 para luz.Outros dois cabo de 4mm para tomadas ou fio de 6mm para tomadas derivação com 4mm e 2,5.No meu vizinho tbm é monofásico instalação um disjuntor geral outro para chuveiro outro disjuntor luz e tomadas fios de 6 mm.Na casa dela não desarma o disjuntor.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 4 anos

bom, vamos la, na verdade vc nao tem muito 'credito' pra gastar, ao meu ver estes cabos que saem do medidor sao de 6mm rígido, que suporta tranquilamente 40A por serem rigidos..em fim.. um chuveiro de 5500w se for mono 220v vc ja gastou 25A do credito de 40A ok porem se sua rede for mono 127v vc ira gastar 43,3A so com o chuveiro ou seja ja vai ficar no vermelho, e ainda tem os outros equipamentos da casa...de qualquer forma o correto é vc ter #1 circuito para chuveiro- #1 circuito 2,5 para iluminação - #1 circuito 2,5 para tomadas de uso geral,- #1 circuito 2,5 para tomadas comum da cozinha - #1 circuito 2,5 para lavanderia, e 1 quadro de disjuntores embutido na parede com aterramento e dr para comportar todos esses disjuntores e cicuito, porem os disjunto geral precisa ser de 50A recomendavel 63A com cabo de alimentação entre medidor e quadro de disjuntores de 10 ou 16mm² em todo caso este serviço deve ser feito por um eletricista qualificado, contratar eng eletricista ou eletrotécnico seria exagero. Nao deixe de conhecer meu canal no youtube com quase 700 videos incluindo elétrica residencial. abraço grande

Responder
Carlos Eduardo Lopes
Particular - há 4 anos

Oi sou Kdu Lopes, Eng. Eletricista na baixada santista.

Primeiro o disjuntor está desarmando, porque o correto seria um de 50A e não de 40A para suportar a potência de seu chuveiro.

Quando você fez o jump da foto você na verdade meio que sem querer aumentou a capacidade do disjuntor o que fez om que ele não desarmasse mais.

Mas faça um favor a você mesmo contrate um engenheiro para fazer um novo projeto elétrico para sua casa, o que você está fazendo está pondo em risco sua casa e vida daqueles que aí habitam.

Particular - há 4 anos

R: Não entendi esse jump; faça um esquema desde a entrada para entendermos

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região