A instalação elétrica da tomada esta correta?

Prezado, aqui em casa eu tenho um teste 110/220 comum, com 2 hastes, é só colocar as duas na tomada e uma luz acende indicando a voltagem.. é preciso colocar as duas hastes para funcionar.. funciona assim em todas as tomadas..

.. exceto uma..

Tem uma tomada na minha casa (na verdade apenas o buraco na parede com 2 fios para instalar a tomada, eu recém aluguei o apto), quando eu coloco o teste em apenas um dos lados (um dos fios), ele acende bem fraquinho.. quando eu coloco a outra haste no outro fio, aí acende normal..

Você sabe me dizer porque isso acontece? Será que terei problemas com essa tomada?

A instalação elétrica da tomada esta correta?

Prezado, aqui em casa eu tenho um teste 110/220 comum, com 2 hastes, é só colocar as duas na tomada e uma luz acende indicando a voltagem.. é preciso colocar as duas hastes para funcionar.. funciona assim em todas as tomadas..

.. exceto uma..

Tem uma tomada na minha casa (na verdade apenas o buraco na parede com 2 fios para instalar a tomada, eu recém aluguei o apto), quando eu coloco o teste em apenas um dos lados (um dos fios), ele acende bem fraquinho.. quando eu coloco a outra haste no outro fio, aí acende normal..

Você sabe me dizer porque isso acontece? Será que terei problemas com essa tomada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 3
Roberto Miranda

Olá Ruiz, é possível que o ponto que você está testando seja de um interruptor que foi removido. Neste caso, você pode ter testado um fio fase e um retorno. Caso contrário, se o fio que acende o teste com intensidade fraca pode ser por conta de uma tensão residual no neutro. Vale a pena uma verificação nas instalações de seu apartamento.

Responder
Paulo Henrique Pereira da Silva
Particular - há 6 anos

Olá. Bom dia. Se na parede saem dois fios e vc encosta uma haste em apenas um dos fios e a luz acende com pouca intensidade, é justamente porque vc está aferindo apenas uma fase, pois como você mesmo disse, quando encosta nos dois fios acende os led's normalmente. Agora para saber a Voltagem basta olhar no seu teste quando os led's estiverem acesos. Vale lembrar que se acontecer de vc encostar em um dos fios e não acender os led's e encostar nos dois e os led's acenderem normal, é porque o fio que não acendeu os led's provavelmente é o neutro, ou a instalação está com problemas.

Ruiz
Particular - há 6 anos

Agradeço muito todas as manifestações.. neste momento, optei por instalar uma tomada e usar normalmente através de uma régua com fusível.. preciso de ajuda para outro (pequeno) serviço, simples, mas eu não sei fazer: trocar os reatores de 2 lâmpadas fluorescentes.. eu moro na Rua Manoel da Nóbrega, Paraíso, SP, quem tiver disponibilidade pode enviar orçamento mais uma vez: obrigado!

Walter Luiz
WL Empreitera (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) WL Empreitera - há 6 anos

Quem estalou feis errados e so mudar

Responder
Plácido Gutierrez
Gutierrez Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gutierrez Construção Civil - há 6 anos

Bom vamos lá bom dia e rede elétrica e alimentada por três fios neutro geralmente azul fase geralmente vermelho ou preto e aterramento geralmente verde quando uma fase está bem forte e a outra bem fraca pode estar em curto ou este ponto pode ser de um interruptor desativado ok e necessário fazer uns testes para descobrir ok obrigado bom dia

Responder
Particular - há 6 anos

R: Provavelmente tem curto nesse circuito que manda parte de uma fase para o neutro;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região