Como fazer o balanço elétrico para 6 ar condicionados?

Considerando que tenho na residência 6 ar condicionados, todos 220, qual a melhor forma de fazer o balanço elétrico para que não tenhamos problemas de sobrecarga no quadro elétrico?

Como fazer o balanço elétrico para 6 ar condicionados?

Considerando que tenho na residência 6 ar condicionados, todos 220, qual a melhor forma de fazer o balanço elétrico para que não tenhamos problemas de sobrecarga no quadro elétrico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
RMI ENGENHARIA
Rmiengenharia Climatização (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Rmiengenharia Climatização - há 6 anos

O correto seria fazer uma análise geral de todas as cargas aplicadas neste quadro, após isto fazer o dimensionamento do cabeamento aí sim depois fazer o balanceamento nas fases do quadro.

Sugiro que procure uma empresa qualificada para tal serviço pois com a parte elétrica não pode brincar.

Responder
João Paulo
JP Elétrica e Reformas em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) JP Elétrica e Reformas em Geral - há 6 anos

O correto e ver se o quadro geral esta qualificado ou seja o cabeamento de entrada na bitola correta .ai sim fazer a distribuicao dos arcondicionados todos em circuitos separados e com os fios de quatro a seis milimitros e tomadas de 20a 40 amperes ...

Jussara Arruda Machado

Tem que verificar os cabos de entrada a bitola, com certeza seu padrão de entrada é trifásico. No quadro interno tem que ter um disjuntor bipolar para cada ar, se seu quadro for pequeno, ou troca ou coloca um só para atender os ar condicionados.

Responder
Jose Paulo da Silva
Particular - há 6 anos

Deve primeiro fazer o levantamento de cargas e ver se o fornecimento atende a demanda, ou seja, se não há sobrecarga para o circuito atual, se houver precisa pedir a alteração do fornecimento junto a companhia elétrica. Depois disso, faz-se o balanceamento segundo as cargas consumidas em cada fase.

Julio Cesar Duarte
Particular - há 6 anos

Prezado Alexandre Borges

Para poder lhe ajudar tanto eu como os demais profissionais que responderam, precisamos de um mapa/desenho detalhado da sua instalação contemplando a entrada de alimentação e a distribuição interna, toda a fiação.

Talvez seja trabalhoso, mas é indispensável para fazer a distribuição correta.

Alexandre Borges
Particular - há 6 anos

Olá Pessoal, muito grato pelo suporte!!

Respondendo de uma forma geral, procurei deixar toda fiação adequada para trabalhar com AC de maior potência, ou seja, cada AC tem ao menos um cabo elétrico flexível de 6mm e um disjuntor exclusivo, tanto no quadro, quanto na tomada do AC. Em duas situações, utilizei um cabo de 6mm e um de 4mm, sendo este último o mesmo que alimenta o cômodo.

Para cada cômodo tem ao menos um disjuntor para as tomadas (10A), uma para a iluminação (10A) e um para o AC (20A).

Minha maior preocupação é justamente a concentração de energia em uma ou duas fases apenas... e preciso do suporte para fazer o cálculo adequado para distribuir as cargas entre as 3 fases.

Rafael Gonçalves de Carvalho

Soma toda carga do local todos aparelho eletrico divide pela voltagem você terá a bitola do fil de entrada para alimentar a casa depois os pontos específicos que é os ar divide tbm individual mente cada um pela voltagem vc terá a informação do fil e do disjuntor que deve usar.

Responder
Cristiano
Tremendo Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tremendo Manutenção - há 6 anos

Sendo prático em responder cada ar-condicionado tem que ter sua chave de proteção ""disjuntor"" ou seja um circuito é necessário verificar a sua carga total e analisar se há condições de alteração dependendo da sua entrada de energia para ser viável a instalação é necessário a mudança de padrão de entrada de energia!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região