Instalação Elétrica Parcial

Olá, tenho um secador de cabelo que a voltagem dele é 220v e eu atendo em domicílio aonde muitas casas não são 220.

Gostaria de saber se é necessário eu comprar um novo de 110v ou um transformador de voltagem resolve.

Ex: 220v/ transformar em 110v.

Instalação Elétrica Parcial

Olá, tenho um secador de cabelo que a voltagem dele é 220v e eu atendo em domicílio aonde muitas casas não são 220.

Gostaria de saber se é necessário eu comprar um novo de 110v ou um transformador de voltagem resolve.

Ex: 220v/ transformar em 110v.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 2
Ian Will
Reforma Niteroi (Niterói, Rio de Janeiro) Reforma Niteroi - há 6 anos

Um transformador resolve... mas além de ser um pouco pesado pra você ficar carregando, creio que em virtude do valor será mais vantajoso comprar outro secador.

Responder
Alessander Vidal

Boa noite Natali.

Todas as respostas acima estão coerentes, te faço uma pergunta?

Qual a marca, modelo e potência do seu secador?

Observe se não tem uma pequena chave no punho do secador que permite trocar a voltagem do equipamento de 220vts para 110vts e vice versa.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Boa tarde Natali. Não sei qual a potência do seu secador, se for 2000 whatts vc vai precisar de um transformador de no mínimo 3500VA, que vc deve encontrar a partir de R$200,00. Como normalmente um secador bom na faixa de 2000 whatts custa em torno de R$400,00, eu aconselho vc comprar um para 127V, pq tbm seria muito pesado transportar o transformador que deve pesar em torno de 2,5kg.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Natali, boa tarde!!

Eu optaria por adquirir outro secador, pois o transformador com potencia de 2500VA é o que o secador necessita, será muito pesado (algo em torno de 21kg), e ainda é necessário as proteções de disjuntores, o que o deixa mais desajeitado para o transporte, em valor pode até compensar mas te garanto que em 2 serviços você vai se arrepender de ter que carregar esse trambolho e ver que compensaria muito mais se tivesse comprado outro secador 127Volts. E outro ponto a se ter muita atenção, é a instalação elétrica na casa da sua cliente... se for algo muito antigo e precário, você poderá iniciar um motivo para um curto-circuito na tomada que você estiver utilizando para ligar o secador, pois a corrente que um secador de 2000Watts ligado em uma tomada de 127Volts utiliza é de aproximadamente 18Ampére, e a maioria das tomadas suportam 10Ampére para uso contínuo.

Responder
Jefferson Dias de oliveira

Bom dia! Natali, no caso de profissionais que fazem atendimento particular, seria oportuno pesquisar um secador bivolt,( 127 e 220 v) , visto que você não em tipo de instalação vai ligar o aparelho. Referente ao transformador fica inviável o deslocamento constante, visto ser bem pesado!

Responder
Fernando
Elétrica Santos (Macaé, Rio de Janeiro) Elétrica Santos - há 6 anos

Olá Natali, tem dois pontos a ser verificados neste caso, o 1º os valores, quanto custa um outro secador 127 volts e quanto custa o transformador 127 x 220 Volts, o importante é você comprar o transformador certo, ele tem que ser superior a capacidade do seu secador em pelo menos 15% para garantir o bom funcionamento.

O outro ponto que acho importante é a versatilidade, você com o transformador poderá utilizar tensões diferentes em outros equipamentos ou seja, vc pode ter somente um transformador para todos seus equipamentos, sejam eles 127 ou 220 volts, assim com um conjunto apenas de equipamentos você poderá utilizar nas duas tensões, o importante é que o transformador seja para o equipamento de maior potência a ser utilizado e somente ligar um de cada vez. Abraços e sucesso!

Responder
Evandro Ribeiro da Costa
E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas - há 6 anos

Si vc é do Rio de Janeiro eu aconselho comprar outro, no Rio a grande maioria das casas não tem costume de usarem tomadas de 220volts só em casos especiais, mesmo tendo condições e muitas vezes estão distantes do local onde vc vai trabalhar.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região