Como instalar aparelho de ar-condicionado en rede bifásica?

Tenho dois aparelhos de ar condicionado split, trifásicos, ligados em uma rede trifásica. Estou estudando pedir à concessionária de energia elétrica a redução de carga para bifásica. Tenho que fazer alguma alteração em relação aos aparelhos?

Como instalar aparelho de ar-condicionado en rede bifásica?

Tenho dois aparelhos de ar condicionado split, trifásicos, ligados em uma rede trifásica. Estou estudando pedir à concessionária de energia elétrica a redução de carga para bifásica. Tenho que fazer alguma alteração em relação aos aparelhos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Ronaldo Rocha Rocha
CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar (São Paulo Zona Sul, São Paulo) CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar - há 10 meses

Boa tarde, li acima as respostas e infelizmente não estão te orientando direito. Os aparelhos trifásicos são os que utilizam os compressores trifasicos, caso vc queira instalar em um 220 V, monofasico nao dará certo. Terá que substituir os compressores e mexer na parte elétrica da condensadora. Vc tendo a entrada trifasica, vc poderá ligar aparelhos 220 v mono, agora ao contrario, é impossivel.

Responder
Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 3 meses

Para instalar aparelhos de ar-condicionado em uma rede bifásica, é necessário verificar a potência dos equipamentos e a capacidade da rede elétrica. No seu caso, como os aparelhos são trifásicos, é importante consultar um eletricista para avaliar se é possível fazer a ligação em uma rede bifásica sem prejudicar o funcionamento dos equipamentos.

Caso seja possível realizar a mudança para uma rede bifásica, é importante fazer algumas alterações nos aparelhos de ar-condicionado. Primeiramente, deve-se verificar se os aparelhos possuem a opção de funcionamento em uma rede bifásica. Caso não possuam, é necessário substituir o compressor e a placa eletrônica por modelos específicos para essa rede.

Além disso, é importante verificar se a rede elétrica da casa possui um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar-condicionado, garantindo assim a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos.

Portanto, recomendamos que você consulte um eletricista de confiança para avaliar a viabilidade da mudança para uma rede bifásica e realizar as alterações necessárias nos seus aparelhos de ar-condicionado.

José Martins Azevedo
DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio - há 10 meses

O equipamento trifásico geralmente e instalado porque demanda de uma capacidade de carga maior, por exemplo um Split pode chegar ate 75.000 Kwa (quilowatts) por ser ser uma estrutura elétrica mais potente, os equipamentos trifásicos não devem ser instalados em redes bifásicas pois pode perder o rendimento de refrigeração e funcionamento correto.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região