É melhor ter eletrodomésticos 110v ou 220v?

É economicamente vantajoso o uso de aparelhos em 220 volts? Alguns ou todos?

É melhor ter eletrodomésticos 110v ou 220v?

É economicamente vantajoso o uso de aparelhos em 220 volts? Alguns ou todos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 3
Carlos Eduardo
Construtora MLV (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora MLV - há 3 anos

Henrique bom dia,

O colega Domingos explicou de forma perfeita.

apenas complementando oque constitui em consumo de energia é apenas a potencia do equipamento, e a mesma é dada V.I=P (V=Tensão.....I=Corrente.... P=Potencia)

Usando o exemplo do colega se a potencia é 1300W e sua tensão for 220V você ira usar menos corrente mas com um gasto maior.

Se for a potencia 1300W e sua tensão for 110V você ira usar mais corrente com um gasto maior.

Mas as duas são iguais o que manda sera SEMPRE a potencia.

Espero ter ajudado.

Att.

José B C Bueno
Particular - há 1 año

Esta fórmula é válida somente para aparelhos com resistência simples, tipo chuveiro. No caso de aparelhos tenham motores por causa da bobina a história é outra.

Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 3 anos

Olá bom dia. com relação a voltagem isso em nada influi no consumo. o que vai ter impacto no seu consumo é a pontencia do aparelho.Vamos da um exemplo; digamos que vc tenha um microondas de 1300W EM 127V esse msm microondas em 220v tem o msm consumo o que muda é a corrente eletrica

Sergio Mello
Primeira Opção (Bagé, Rio Grande do Sul) Primeira Opção - há 3 anos

Vai depender de que voltagem a companhia elétrica de seu município fornece. Existem municípios com voltagem oferecida em 110 V, outros em 220 V. Constatada qual a voltagem, procure utilizar eletrodomésticos ou aparelhos com a mesma voltagem, sob pena de ter de recorrer a transformadores caseiros para troca da voltagem ou ter de mexer em todo o sistema elétrico de seu imóvel. Para tudo existe solução. Mas procure utilizar equipamentos compatíveis com a voltagem da rede.

Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Na certeza de responder sua dúvida, sim!!!

Equipamentos ligados em tensão 220volts economizam menos, em relação à 127 Volts..

Abraços.

Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Errata na informação, ok.

Na certeza de responder sua dúvida, sim!!!

Equipamentos ligados em tensão 220 volts consomem menos em relação aos ligados em 127 Volts..

Abraços.

Salatiel de Oliveira
SPL Ar Condicionado (Samambaia, Distrito Federal) SPL Ar Condicionado - há 3 anos

Olá Henrique,

Sempre será mais vantajoso do ponto de vista do consumo de energia elétrica aparelhos 220V, uma vez que, a sua fatura KWh/m está diretamente proporcional a sua corrente elétrica consumida, e levando em consideração que quanto maior a corrente elétrica que os aparelhos ligados consome seu consumo será maior e consequentemente o valor da fatura, já que, quanto maior a voltagem do aparelho menor será sua corrente de serviço. Assim, os aparelhos 220 volts são mais econômicos que os 110 volts.

Sorte nisso.

Joelson Ferreira
Particular - há 8 dias

Não existe isso...a corrente transitada é exatamente a mesma...seja 110 ou 220...em 110 passa tudo por um fio só e em 220 passa dividido em dois, mas no final lá no relogio o que conta é a corrente que passou que é exatamente a mesma..basta lembra da formula do RUI ou P = UxI

Reforrep Construçoes Reformas e Reparos Reparos e Reformas
Reforrep Construçoes Reformas e Reparos Reparos e Reformas
Particular - há 3 anos

Bom dia Indiferente hoje a maioria dos eletrodomesticos são bivolt, o que irá influenciar seria no caso de uma nova instalação onde os cabos seriam de maior ou menor seção e os disjuntores de maior ou menor corrente.

Adolfo Silva Soares
Dimptec - Projetos e Instalações (Taboão da Serra, São Paulo) Dimptec - Projetos e Instalações - há 3 anos

Sobre a voltagem, nada influi Henrique. Porque a voltagem é inversamente proporcional a corrente. Por exemplo: Uma cafeteira elétrica de potência P=1000W com uma voltagem de 110V consome uma corrente de 9,09A (I=W/V), se a cafeteira fosse 220V ela consumiria 4,54A (metade da corrente), porém não influenciaria na sua conta de energia elétrica, pois a potência que você esta gastando para obter as correntes são as mesmas 1000W. O consumo da energia sempre será medido pela demanda do uso em Watts, e não em Ampére.

As bitolas dos fios não são uma relação direta de voltagem, mas sim de corrente.

Economicamente falando os gastos são os mesmo em todos os casos.

Osmar José Barbeiro

Amigo, tem muitos lojista que dizem que o aparelho em 220V é mais econômico, põem uma coisa na sua cabeça, quem manda no gasto de energia é sempre a potência e nunca a tensão.

Em prédios comerciais é comum você ver as tomadas e iluminação tudo ligado em 220V, isto simplesmente é para a redução da corrente elétrica, pois em 220V a corrente é praticamente a metade que a ligação em 127V o que reduz em muito a carga total do prédio.

Patrick Martins Martins

Companheiro, os aparelhos 220v, são mais econômicos, comprovadamente, más tem que ver a voltagem fornecida pela concessionária da sua cidade, e mesmo assim você te a opção de de pedir uma instalação trifásica, pois é bem mais vantajoso que a monofásica ou a bifásica, e você pode ter as duas voltagens em sua residencia, tanto o 110v, como o 220v. Espero que tenha ajudado, abraço.

Jose Genivaldo Da Silva
Jose Genivaldo Da Silva
Particular - há 3 anos

A única vantagem em usar 220, é porque a corrente que trafega no fio e menor, logo numa instalação nova vc vai precisar de bitolas de fio de menor diâmetro (mais barato) e consequentemente vai gastar menos com disjuntor pois deveria usar o de menor amperagem que são mais baratos

Lucas Tasquetto (drHome.pro)
Lucas Tasquetto (drHome.pro)
Particular - há 3 anos

Existe uma vantagem em ter equipamentos 220V, mesmo se tu morar numa região alimentada em 127V F-N. Mas isso no caso de tu poder ter um instalação bifásica, ou seja, se puder ter pelo menos duas fases 127V entrando na tua casa. Neste caso, tu pode modificar toda a instalação pra ter 220V F-F, e com isso, ter equipamentos 220V. Isso se torna uma vantagem caso um dia tu precisa se mudar pra uma cidade alimentada em 220 F-N. Foi o que ocorreu comigo. Eu morava em Porto Alegre (127V) e me mudei para Esteio, que fica na mesma região metropolitana mas tem fornecimento 220V F-N. Tive que trocar minha geladeira, e comprar um transformador para o microondas. Felizemente minha máquina de lavar já era 220V, pois a instalação da área de serviço lá no apto onde eu morei em Porto Alegre era bifásica, ou seja, duas fases 127V, que resultam em 220 F-F. Em caso de uma mudança de cidade assim, acaba sendo uma grande economia ter equipamentos em 220V.

Roberto
Particular - há 1 año

Quer usar "tu", tudo bem, mas use da forma correta, "tu morares", "tu puderes", "tu podes", "tu precisas", mas se quiser ser presidente do Brasil está no caminho certo!

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.