Como proceder com a instalação hidráulica de minha residência?

Prezados,

Estou refazendo uma instalação hidráulica em minha residência e preciso saber se há problema em ter uma saída da caixa d`água é de 60mm, descendo até o piso com esse diâmetro e, no piso, utilizar uma tubulação de 75mm para levar até os ramais dos outros ambientes da casa, que ficam distantes da caixa d`água (~15 metros de distância)?

Alguns dados: A caixa d`água fica 1,7 metros do piso. Tubulação de 60mm na saída da caixa, tubulação de 75mm no piso, ramais de alimentação de 25mm.

Obrigado!!

Como proceder com a instalação hidráulica de minha residência?

Prezados,

Estou refazendo uma instalação hidráulica em minha residência e preciso saber se há problema em ter uma saída da caixa d`água é de 60mm, descendo até o piso com esse diâmetro e, no piso, utilizar uma tubulação de 75mm para levar até os ramais dos outros ambientes da casa, que ficam distantes da caixa d`água (~15 metros de distância)?

Alguns dados: A caixa d`água fica 1,7 metros do piso. Tubulação de 60mm na saída da caixa, tubulação de 75mm no piso, ramais de alimentação de 25mm.

Obrigado!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

João Luís Martins
Jlc Instalação Elétrica E Hidráulica (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Jlc Instalação Elétrica E Hidráulica - há 6 anos

Boa noite sr. Alexandre!

A questão sobre a entrada de 25mm, nao ah problema nenhum.

E a saida da caixa com tubos de bitola 60mm e apartir do piso 74mm, é provavel que vc perca um pouko da pressão na vasão da água.( por esse motivo que a indicação, é que sempre seja redusida graduadamente a bitola dos tubos)

Tem algumas soluções para esse problema: primeiro, seria viável se alterasse a saida para uma bitola maior, ou apartir do chão uma menor.

Segundo: se a opção da primeira for inviavel, vc tambem pode usar uma bomba de pressão essa poderia ser instalada em lugares de sua preferencia, sendo apartir da daida da caixa!!! Espero ter ajudado!!

Responder
Esom Engenharia
Jr Engenharia (Pontal do Paraná, Paraná) Jr Engenharia - há 6 anos

É recomendando sempre após a saída do reservatório, ir reduzindo o diâmetro ou no máximo manter, pois aumentar-lá acarretará em perda de pressão no ponto de distribuição.

Recomendo após alguns metros da caixa reduzir para 50mm (devido a altura da caixa), e os ramais de distribuição manter os 25mm mesmo.

Att.

Jr. Engenharia

Responder
Alexandre Borges
Particular - há 6 anos

Uma outra questão...

É recomendado, para este ponto distante da caixa d'água, ter uma linha exclusiva até o ramal ou pode ser dividida com outros ramais que estão mais próximos à caixa d'água????

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região