Há uma distância mínima para Instalação de Ventilador de Teto

Há uma distância mínima com relação teto (extensão da haste)?

Tenho gesso no teto com a distância de 15cm, do teto, no entanto a haste do ventilador tem 23 cm, posso instalar diretamente no teto deixando apenas 08cm de distância entre o gesso e a hélice?

Há uma distância mínima para Instalação de Ventilador de Teto

Há uma distância mínima com relação teto (extensão da haste)?

Tenho gesso no teto com a distância de 15cm, do teto, no entanto a haste do ventilador tem 23 cm, posso instalar diretamente no teto deixando apenas 08cm de distância entre o gesso e a hélice?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Alcir Albuquerque
Adiante Soluções (Brejo da Madre de Deus, Pernambuco) Adiante Soluções - há 5 anos

Olá, Adriana

A NBR 14532 diz que ao fixar o suporte, deve ser observada da altura mínima entre o piso acabado e as pás do ventilador. Essa altura mínima deve ser de 2,30m. Deve ser observada também a distância mínima de 50 cm entre as pás e a parede. Como também a haste não pode ser inferior a 25 cm.

A haste deve ser fortemente fixada na laje ou na viga de madeira (caso seja telhado). A parte que ficará aparecendo do forro de gesso deve ser de no mínimo 25 cm para promover a circulação do ar.

Fonte: ABNT NBR 14532/2003 - Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares - Requisitos particulares para ventiladores de teto.

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Espero ter ajudado.

Responder
Raffaele Guerra
Art And Contrast High Performance Solutions (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Art And Contrast High Performance Solutions - há 5 anos

Adriana

A ilustração da resposta.

Veja que quanto mais distante de uma superfície um rotor em giro produz mais linhas que indicom maior fluxo de ar.

2 fotos
Responder
Raffaele Guerra
Art And Contrast High Performance Solutions (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Art And Contrast High Performance Solutions - há 5 anos

Bom Dia Adriana

Numa instalação e uso ideal.

O ideal seria o ventilador (plano de rotação) distar do teto e do piso a uma distância maior que o diâmetro da circunferência formado quando o ventilador está em giro (Diâmetro = 2×Raio)

Por que: evita-se o " efeito solo"ou para assim dizer "efeito teto".

Se assim o for, vai ser maximizado fluxo de ar produzido pelo ventilador; tanto ascendente como descendente.

Com respeito a haste e a base de fixação da mesma, quanto maior for a haste maior a torção (T orque) mais bem fixada tem que ser a base de fixação.

O ventilador pode sim distar 8 cm do teto mas não teremos todo potencial de ventilação do aparelho.

Sugiro ao profissional de fazer uma base de fixação, que ligue o teto até o gesso fixe o ventilador com sua base a essa nova base, é de acabamento com um plafom de gesso. Assim teremos mais fluxo de ar.

Responder
Rodolfo Cardoso
Zona Sul Manutenção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Zona Sul Manutenção - há 5 anos

bom dia

se vc deixar muito próximo ao teto não vai ventilar

consulte o manual do seu ventilador

Responder
Rogério Ceccato
C.r.f Manutenções (Ribeirão Preto, São Paulo) C.r.f Manutenções - há 5 anos

Colega, com relação a sua dúvida há sim um espaço mínimo necessário para circulação de ar, e ainda nunca instale ventiladores no gesso, mesmo que seja feito o chamado "reforço", até mesmo prolongar o eixo do ventilador não e correto, existem formas de fazer a instalação de maneira segura e barata, sem alterar as características técnicas do seu ventilador....

Edmilsom dos Santos Dourado

oi bom dia Adriana ,,, o ideal e certo é manter mínimo 20 centímetros do teto ate as pás ,,por segurança e vazão de ar // e entre piso e pás mínimo 2,40 ate 2,80 dependendo tamanho do ventilador e ambiente ,,,,duvidas pode entrar em contacto Edmilson empreiteira linear

Responder
Izaias Casseano de Souza Filho
Semi Soluções Em Serviços Ltda (Ribeirão Pires, São Paulo) Semi Soluções Em Serviços Ltda - há 5 anos

Bom dia Adriana

Vc pode estar direto no teto sem problema, só precisa tomar cuidado por o ventilador precisa de um espaço para a circulação do ar só isso. Qualquer coisa me manda um email que lhe oriento melhor Isaías a seu dispor

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região