Quais os critérios para a instalação do dr e dps?

Obrigado pela resposta Alexandre, mas continuo com a dúvida. Um eletricista me disse que sem o fio terra nas tomadas o dr e o dps não vão funcionar corretamente. Um outro me disse que vão funcionar sem o fio terra nas tomadas. Pela foto do quadro de força que está dentro do apartamento, não é possível instalar o dr e os dps? Não entendo muito mas o barramento do terra não está lá? Os surtos e raios não serão desviados para o barramento do terra, sem a necessidade de fio terra nas tomadas?

Quais os critérios para a instalação do dr e dps?

Obrigado pela resposta Alexandre, mas continuo com a dúvida. Um eletricista me disse que sem o fio terra nas tomadas o dr e o dps não vão funcionar corretamente. Um outro me disse que vão funcionar sem o fio terra nas tomadas. Pela foto do quadro de força que está dentro do apartamento, não é possível instalar o dr e os dps? Não entendo muito mas o barramento do terra não está lá? Os surtos e raios não serão desviados para o barramento do terra, sem a necessidade de fio terra nas tomadas?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Alexandre de Medeiros Lemos

O que te disseram está errado, pergunte ao engenheiro que resolve. Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA.

Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo.

Alexandre

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 7 anos

Boa Tarde Rogério!

Permita-me ser breve em sua questão!

Disjuntores DIN(DP)(proteção nível 1)= proteção contra curto-circuito e sobrecarga, não evita que o acidentado receba uma descarga elétrica(choque)

Dispositivo DR(proteção nível 2)= Considerado o dedo duro da elétrica(não permite erros), por "desarmar direto"(sinal de algum erro na infra elétrica) trabalha em parceria com dispositivo DIN, está ligado em principal a proteção à vida(30mA), por desarmar instantaneamente ao detectar fuga de corrente, não estando próximo ao QDC, o acidentado nem percebe que dispositivo foi ativado.

Dispositivo DPS(proteção nível 3)= Não é tão simples como se ler as abreviações! Não é apenas chegar em uma loja, comprar qualquer DPS e instalar, pois um único raio pode ultrapassar os 100~300 milhões de Volts.

Para garantir máximo em eficiência, sobre DPS: procure comprar analisando Tensão máxima de operação onde será aplicado, Corrente máxima de descarga, 40KA classe I/II está de bom tamanho, entre alguns outros detalhes não menos importante.

Agora vamos sobre seu Quadro de Distribuição: Conforme imagem postada por sua pessoa, é possível instalar DR e DPS no espaço deste QDC, onde se percebe F+F+N+T, porém estes disjuntores NEMA, precisam ser substituídos por disjuntores padrão DIN.

Sobre atuação do DR, não! Não irá atuar corretamente sem que sua infra elétrica possua cabos de terra. Na ausência do cabo terra na infraestrutura de seu apartamento, este em medida do possível pela capacidade no conduíte, pode este ser acrescido! padronizando sua elétrica!!

Sobre atuação do DPS, Sim! Pois estes devem estar o mais próximo possível do DP, e antes do DR! trabalhando antes dos disjuntores de distribuição interna, NBR5410:2004.

Dentro de minhas limitações, espero ter lhe ajudado!

João Santos

LTM Elétrica e Refrigeração

Responder
Rafael Pereira dos Santos Pereira Dos Santos
Particular - há 7 anos

Apesar do Quadro possuir barramento de Terra, isso não garante que a tomada de uso especifico do chuveiro possua o fio terra, o Dr depende do terra para perceber fuga de corrente, Primeiro passo é verificar se a tomada possui dois fios de fase e um fio de Aterramento. Dr's com baixa sensibilidade ou 30mA não são recomendados para este tipo de Carga, procure um especialista ou um fabricante, Ex:Pial Legrand!!!

Rafael Pereira dos Santos Pereira Dos Santos
Particular - há 7 anos

Lembrando que se uma pessoa tomar um choque em série com o equipamento não existira fuga de corrente e o DR não vai desarmar, portando o dr não possui a finalidade de proteger contra os riscos de choque elétrico. Procure um Especialista!!!

Adriano Seixas
Brutus Eletricista Técnico (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Brutus Eletricista Técnico - há 7 anos

Pela foto, sim existe um barramento para o terra e um para o neutro. Sem o terra não há como garantir o funcionamento ideal do DR, pois o neutro tem que ser aterrado junto a entrada do DR.

O DR mede o equilibrio entre entrada e saida de corrente, logo, se entra diferente do que saí ele desarma, ou seja, se caracteriza a fuga de corrente (choque elétrico, fios descascados encostados na estrutura, chuveiros comuns sem blindagem na resistência, ...).

Os DPS podem ser colocados individualmente junto aos principais aparelhos. Vá a uma boa loja de elétrica e peça informações. É mais fácil do que tentar colocá-los no quadro geral.

Responder
Everaldo  Luiz de Lima

Bom dia, o DR detecta fuga, ele serve para detectar falha na instalação e também acaba evitando choque elétrico acima da sua capacidade de desarme que gira em torno de 30ma, então se não tiver terra em seu apto não terá problema de funcionamento do DR desde que sua instalação esteja em ordem se tiver algum problema o DR ficar ar disparando. O terra serve como segurança primordial para vc e seus equipamentos, se houver uma sobrecarga irá para a terra e não para seus aparelhos ou o pior para vc ou um membro da família. O dps é uma proteção à mais, se acontece uma sobrecarga de um arco voltaico ele vai acusar mandar para o aterramento e não para o seu imóvel, ele é instalado no QE e necessita do fio terra. Tentei explicar da maneira mais fácil possível. Espero que tenha ajudado

Responder
Hernan Montero
Herneke Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Herneke Engenharia - há 7 anos

o DR funciona sem o fio terra, o quadro na foto não dá para colocar DR, vç teria que trocar todos os disjuntores por DIN, e tem que ter uma boa fiação com emendas bem feitas porque si no o DR vai ficar desarmando, no quadro acima existe o fio terra e só levar para as tomadas

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região