Posso instalar 2 unidades de ar condicionado em um único circuito?

Olá amigos, preciso instalar em um apartamento (tensão 220V e potência instalada 18 KVA) duas unidades de ar condicionado 12.000 e 18000 BTUs cada, totalizando 2.900 Watts (13A) juntas. Já foi pré-instalado pela construtora um circuito específico com fio 4mm e disjuntor de 25A no quadro que fica a 9 metros da sacada onde serão instaladas as 02 condensadoras. Pergunta: Posso usar esse único circuito, específico para AC, para instalar as duas unidades, fazendo a divisão do mesmo próximo das condensadoras, e instalando dois disjuntores, 10a e 16a para cada condensadora respectivamente ??? Obs: Não posso colocar mais nenhum circuito no quadro.

INSTALAR DUAS UNIDADES DE AR EM UM ÚNICO CIRCUITO

Posso instalar 2 unidades de ar condicionado em um único circuito?

Olá amigos, preciso instalar em um apartamento (tensão 220V e potência instalada 18 KVA) duas unidades de ar condicionado 12.000 e 18000 BTUs cada, totalizando 2.900 Watts (13A) juntas. Já foi pré-instalado pela construtora um circuito específico com fio 4mm e disjuntor de 25A no quadro que fica a 9 metros da sacada onde serão instaladas as 02 condensadoras. Pergunta: Posso usar esse único circuito, específico para AC, para instalar as duas unidades, fazendo a divisão do mesmo próximo das condensadoras, e instalando dois disjuntores, 10a e 16a para cada condensadora respectivamente ??? Obs: Não posso colocar mais nenhum circuito no quadro.

INSTALAR DUAS UNIDADES DE AR EM UM ÚNICO CIRCUITO

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 16
Particular - há 4 anos

R: Não é indicado; Veja a possibilidade de aumentar a bitola...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Gilderlei Lima Santos

Boa tarde amigo, você pode instalar um dsjuntor principal bipolar de 32A no circuito já existente no lugar do dsjuntor de 25A, substituir também o fio de 4mm por um de 10mm e para cada unidade 1 dsjuntor bipolar de 16A porque, como a corrente de consumo é 13A por unidade o dsjuntor de 16A vai proteger os equipamentos em caso de sobrecarga e o fio 10mm vai evitar que ocorra diferencial de potencial elétrico (DDP) que é o efeito responsável por aquecimento de cabos elétricos. O fio 10mm é mais indicado devido a distância relativamente considerável dos equipamentos em relação ao quadro de energia. Att. Gilerlei (Elétrica da Vila)

Crislene
Isarol Refrigeração (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Isarol Refrigeração - há 4 anos

Bom dia Márcio

Nas condições que vc comentou da pra fazer sim, o objetivo dos disjuntores é proteger o circuito, então vc tem um disjuntor geral no painel principal, e próximo as unidades externas vc coloca dois disjuntores como uma derivação.perfeito, muito bom se preocupar em proteger seu circuito, sua residência...um abraço.

Responder
Cristofher Halison Aguitoni

Bom dia Marcio.

Importante, Verifique no manual do equipamento a ser instalado qual o disjuntor deve ser utilizado e se é recomendado a instalação de mais de um equipamento dentro do mesmo circuito.

Se possível, verifique junto ao suporte do fabricante se a solução foi validada.

ATENÇÃO!!

Instalações fora do padrão exigido pelo fabricante, fará o equipamento perder a garantia de fabrica.

Abs!!

Equipe AGT Climatiza.

Instalação elétrica, disju

Responder
Severino
Severino Elétrica em Geral (Guarulhos, São Paulo) Severino Elétrica em Geral - há 4 anos

Amigo o certo é VC chama o técnico especializado que tem conhecimento cuidado com o que vai ser feito

2 fotos
Responder
Marcelo Andrade
Eu Te Levo. (Barueri, São Paulo) Eu Te Levo. - há 4 anos

Sem problemas, observando sempre que o disjuntor do circuito principal comporte a capacidade dos dois equipamentos e os cabos estejam bem dimensionados para evitar superaquecimento.

Responder
Edilson Meira Meira
TECNEW CLIMA AR (Votorantim, São Paulo) TECNEW CLIMA AR - há 4 anos

Márcio td bem. Pode sim fazendo a separação dos circuitos próximo das unidades tranquilo. Também o Cabo é 4mm (ótimo). Hj é normal esse procedimento por parte das construtoras de passar circuitos de 4mm a 6mm para um local específico (sala técnica) para 2 e até mais unidades de ar condicionado.

Valeu,espero ter ajudado.

Responder
José Daniel  Canevarolo
Arco São Carlos Ar Condicionado Ltda. (São Carlos, São Paulo) Arco São Carlos Ar Condicionado Ltda. - há 4 anos

Tecnicamente concordo com meus antecessores em colocar disjuntores independentes para os equipamentos ao lado das condensadoras, ou adquirir um equipamento modelo Multsplit, onde você utilizará somente a disjuntora existente.

Responder
André Medeiros
Medeiros Refrigeração E Climatização (Barueri, São Paulo) Medeiros Refrigeração E Climatização - há 4 anos

Bom dia!

Me chamo André, vc poderia instalar um multi split duas evaporadoras 12 e 18 mil e uma condensadora de 30 mil.

Ou caso opte instalar individual coloca uma pequena caixa de disjuntores com um de 16a para a 12 mil e um 20a para a de 18 mil atrás das condensadoras.

Responder
Nelio lelis pereira silveira
Ps. Serviços Prediais (Osasco, São Paulo) Ps. Serviços Prediais - há 4 anos

Bom dia!

Como os cabos são 4 mm, sim

Vc só coloca disjuntores independentes.

Responder
José Erivaldo Matias de Araujo

Pode sim fazendo a separação dos circuitos próximo das unidades tranquilo. Também o Cabo é 4mm (ótimo). Hj é normal esse procedimento por parte das construtoras de passar circuitos de 4mm a 6mm para um local específico (sala técnica) para 2 e até mais unidades de ar condicionado.

Valeu,espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região