Como instalar um interruptor?

Olá boa tarde!

Tinha uma máquina de xerox conectada em uma extensão 220v, retirei a máquina e deixei o fio solto na sala, fechei a sala com divisórias o que a deixou escura. Quero instalar um interruptor mais uma lâmpada através deste fio solto. Pela internet aprendi que fio neutro e fio de retorno se conecta na lâmpada e fio fase se conecta no interruptor. Porém os dois fios são branco como saber quem é fase e quem é neutro, comprei uma caneta para testar, porem as luzes acendiam em ambos. aprendi então que era fase-fase. Alguém pode me ajudar com um diagrama ou um passo a passo para que eu possa instalar esta lâmpada.

Atenciosamente,

Emerson.

Como instalar um interruptor?

Olá boa tarde!

Tinha uma máquina de xerox conectada em uma extensão 220v, retirei a máquina e deixei o fio solto na sala, fechei a sala com divisórias o que a deixou escura. Quero instalar um interruptor mais uma lâmpada através deste fio solto. Pela internet aprendi que fio neutro e fio de retorno se conecta na lâmpada e fio fase se conecta no interruptor. Porém os dois fios são branco como saber quem é fase e quem é neutro, comprei uma caneta para testar, porem as luzes acendiam em ambos. aprendi então que era fase-fase. Alguém pode me ajudar com um diagrama ou um passo a passo para que eu possa instalar esta lâmpada.

Atenciosamente,

Emerson.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 3
Nelson Caruso
Particular - há 6 anos

Bom dia.

Vamos lá com a resposta.

Uma perna é fase, OK?

Outra perna é fase também, certo?

Voce vai pegar toda a infra para a lampada (conduite, soquete, presilhas e etc...) e montar na parede e teto a sua ESTÉTICA.

Vai pegar um pregão de aço e martelar na parede do interruptor, dentro da caixinha, até alcançar uma estrutura de ferro. Se não, vai ter que passar um cabinho para qualquer lado até achar uma estrutura de ferro (ferro de construção, interno nas paredes de qualquer empreendimento..).

Vai passar o cabinho de fase até o borne do interruptor.

Vai passar a ida do cabinho do ferro que voce conectou até a lampada e a volta no outro borne do interruptor.

Use lampada de 110VAC / 9 velas de LED.

Acendeu? perfeito.

Não acendeu? Envie mensagem dizendo o que aconteceu!! (ou chame os bombeiros se tudo pegar fogo! ahahahahah), brincadeira!! chame um profissional, a ANTARES por exemplo!!

Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Bom dia, A tensão aí é 110 ou 220? Pela descrição da sua pergunta é 110 e a máquina de Xerox era 220V.

Você vai precisar puxar um fio neutro para fazer a instalação dessa lâmpada.

Contrate um profissional habilitado as vezes o barato sai caro. Eletricidade mata.

Responder
Valdomiro Bispo
Val Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Val Manutenções - há 6 anos

Bom Noite!Não tem o que comentar como muitos já disseram pode ocorrer problemas mesmo com diagramas, projetos,etc.Por exemplo,a pessoa quer consertar um microondas ou um aparelho eletrônico qualquer mais não sabe que dentro desses aparelhos existe cargas internas mesmo desligados,podendo causar acidentes gravíssimos e até a morte por isso chame um profissional qualificado.

Responder
Otacilio Campos
Otacilio Honório Empreiteira de Mão-de-obras (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Otacilio Honório Empreiteira de Mão-de-obras - há 6 anos

Boa noite sr Emerson. Me desculpe, pela pergunta deixa claro que sr não entende do assunto, aconselho procurar um profissional, principalmente se tratando de elétrica. boa sorte "Deus" abençoe. Grato.

Responder
Jussara Arruda Machado

Bom dia, fica difícil, o ideal é vc chamar um profissional é mais seguro.

Responder
Roberio Pereira ferreira
Rpf Eletricista (Jandira, São Paulo) Rpf Eletricista - há 6 anos

Bom dia Emerson, vou colocar um diagrama de ligação para que você consiga ligar uma lâmpada nesse circuíto.

Se você já tem certeza que os dois cabos são fases , compra um interruptor bipolar e conecta os mesmos de um lado do interruptor, e até a lâmpada você leva dois cabos também ,as pontas que ficam na caixinha onde você tá colocando o interruptor , liga do outro lado que sobrou do módulo interruptor.

Segue um esquema elétrico de ligação pra esse tipo de ligação.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região