A fiação do interruptor pode estar invertida?

Boa Tarde, minha Avó trocou a fiação da residência para instalar o forro, eu fui instalar na varando mais um Lâmpada no mesmo interruptor e reparei que os fios estava invertido, o neutro ia para o interruptor e seguia para lâmpada e a fase ligava direto na lampada. Tem algum problema invertido desse jeito, ou é melhor fazer de maneira correta.

A fiação do interruptor pode estar invertida?

Boa Tarde, minha Avó trocou a fiação da residência para instalar o forro, eu fui instalar na varando mais um Lâmpada no mesmo interruptor e reparei que os fios estava invertido, o neutro ia para o interruptor e seguia para lâmpada e a fase ligava direto na lampada. Tem algum problema invertido desse jeito, ou é melhor fazer de maneira correta.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Carlos Souza
Constroluz Elétrica & Construção (Guarulhos, São Paulo) Constroluz Elétrica & Construção - há 4 anos

boa noite

por medida de segurança o correto e inverte e deixar o fio fase no interruptor.

Responder
Pj
Particular - há 6 meses

Sugiro que no caso de companhia deixe o neutro no interruptor para evitar dar choques no carteiro em dias de chuva. Sabemos que a corrente percorre o caminho da menor distância, mas se o interruptor estiver molhado e o carteiro estiver todo molhado e tocar nele antes mesmo de apertar a corrente pode passar por ele e aí já sabem o vai acontecer.

Paulo Roberto Rosa da Silva
Bentec Serviços E Comercio (Itatiba, São Paulo) Bentec Serviços E Comercio - há 6 anos

É melhor fazer de maneira correta, pois primeiro é inseguro no momento da troca da lâmpada ter uma fase ligada direta no soquete correndo o risco de tomar choque, e segundo que dependendo da ligação toda da casa o sistema gere um retorno no neutro e acabe gerando um pequeno consumo da lâmpada e isso vai ser contabilizado na sua conta de energia.

Responder
Fabiana
Winelar Eletrica E Ar Condicionado (Viamão, Rio Grande do Sul) Winelar Eletrica E Ar Condicionado - há 7 anos

Ola...nesse caso é melhor a fase passar pelo interruptor, pois há uma grande chance que a lampada fique piscando quando desligada quando a fase esta diretamente ligada a ela ocasionando um pequeno consumo de energia.

Então é sempre aconselhável interromper a fase.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região