Isolamento acústico

Qual seria o melhor material para fazer um isolamento acústico de um quarto que é usado para tocar instrumentos musicais? Obrigado.

Isolamento acústico

Qual seria o melhor material para fazer um isolamento acústico de um quarto que é usado para tocar instrumentos musicais? Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

William Pereira de Andrade

Olá. Os colegas Fernando e Pablo disseram muito bem, resumindo o que disseram, não existe uma receita de bola para o seu caso, o ideal é um profissional in loco e avaliar cada variável e discutir conjuntamente com você as opções, pois, para um mesmo problema podem ser aplicadas soluções distintas, basta saber se esta disposto a arcar com a solução que o profissional lhe apresentar. Caso tenha interesse, pode nos contatar.

Responder
Pablo Serrano
Pablo Serrano - Soluções Acústicas (Florianópolis, Santa Catarina) Pablo Serrano - Soluções Acústicas - há 8 anos

Colega, tudo depende do quão alto você toca e quem você estará incomodando. Gosto de pensar na lei do silêncio como um parâmetro para você fazer ou não o seu isolamento. Então o correto seria realmente medir com um sonômetro no seu vizinho o nível de som com a ponderação A e avaliar a redução necessária. Se é baixa, digamos 5 dB, quem sabe somente ao vedar bem suas janelas e portas já seja o suficiente! Mas se precisas de mais ai um projeto acústico cabe e pode envolver até uma parede dupla de blocos estruturais cheios de areia com espaçamento no meio o que dará até uns 65 dB de isolamento. Mas é claro que isso é um caso de extrema necessidade, só para realçar a importância de consulta a um especialista para você não gastar tempo e dinheiro a toa.

Responder
Luiz valente Soares

Bom dia, para cada caso existe uma solução com uma boa relação custo-benefício. Para isso precisamos realizar uma vistoria onde analisaremos as características do local, a forma como o incômodo está se originando e propagando, fazer medições dimensionais, de pressão sonora e uma análise espectral para sabermos exatamente o que tratar, o quanto tratar, para definirmos como tratar. Luiz Valente.

Responder
Fernando Canabarra
Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda (Campinas, São Paulo) Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda - há 9 anos

Insistindo, não há como se fazer um isolamento acústico perfeito sem a visita ao local, sem a medição, sem ver as paredes, portas e janelas, sem saber qual a taxa de isolamento, se seriam 30 db, 40 4b, 60 ou qualquer outra medida, ainda tem a questão de quais frequências você precisa isolar...Para cada frequência existem opções de materiais específicos e formas específicas de se colocar, não há como se fazer isto em um estalar de dedos, ou lendo no google, não existem materiais prontos para isto, qualquer outra informação é engano, é marketing, é ilusão, não perca seu tempo. Contrate um profissional para medir seu local, não há outra maneira viável...Acústica não é ensinada nas faculdades normalmente, ainda não passou no fantástico, por isto as pessoas desconhecem. Muito obrigado . Fernando canabarra

Responder
Bruno Lucena
Projetos Acústicos ( Isolamento E Condicionamento ) Analise E Laudo De Ruido (Campinas, São Paulo) Projetos Acústicos ( Isolamento E Condicionamento ) Analise E Laudo De Ruido - há 9 anos

Boa Tarde!

Fica impossivel responder seu questionamento sem as devidas medições in loco para o reconhecimento das frequencias atuantes.

Depois das medições realizadas posso lhe assegurar qual material isolará seu ambiente, isso com cálculos e conceitos técnicos.

Responder
Robson Farias Laranjeira

Depende muito do espaço, e existe uma gama de materiais e depende muito do seu poder de investimento, o mais utilizado certamente é a separação do ambiente com Drywall e a lã de rocha entreposta, mais certamente há outros materiais mais acessíveis com um ótimo custo benefício, seria necessário uma visita ao local para um orçamento preciso, e um estudo mais detalhado do projeto. Espero ter sanado sua dúvida.

Responder
Miguel cernov brias
Arcanjo Engenharia (Lins, São Paulo) Arcanjo Engenharia - há 9 anos

Boa Noite, Varia bastante de quanto você está disposto a gastar e qual o nível de isolamento que nescessita.

Um Material que pode ser utilizado e quebra as ondas sonoras é a embalagem de Ovos, devido a forma, caso queira algo mais profissional recomendo a lã de rocha, atraz do Drywall, ou ainda a manta de alta densidade. mas em todos os casos é necessária uma melhor análise do teu caso.