Como fazer isolamento acústico?

Residencia antiga, com forro de pvc no teto (sem vedação com paredes) e assoalho de madeira. Tem porão, conjugada com comércio de bebidas. O ruído do comércio vaza, mesmo com conversas em tom normal. O que resolveria o problema de isolamento acústico para quarto de dormir?

Como fazer isolamento acústico?

Residencia antiga, com forro de pvc no teto (sem vedação com paredes) e assoalho de madeira. Tem porão, conjugada com comércio de bebidas. O ruído do comércio vaza, mesmo com conversas em tom normal. O que resolveria o problema de isolamento acústico para quarto de dormir?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 8
Particular - há 4 anos

R: Deve-se fazer uma analise detalhada no local, as areas e os atuais materiais, mas para o piso painel wall e nas paredes dry-wall com lã de rocha densa...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fernando Canabarra
Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda (Campinas, São Paulo) Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda - há 4 anos

PARA RESOLVER DE FATO, sem delongas, suposições, tentativas, comprou e deu errado, apenas melhorou...minha sugestão e´que contrate um especialista, se tiver condições ele faz, senão peça a ele um projeto que o custo é baixo e vc vai fazendo conforme sua possibilidade, de resto é tudo conjecturas, pode dar e pode não dar e vc poderá gastar 2 vezes. O assunto é muito complexo, vc não resolverá consultando o google...

Responder
Ugo Mieli
Trinum Construção (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Trinum Construção - há 4 anos

Corroborro integralmente a resposta do colega Fernando.

O assunto isolamento acústico e as ciências e experiências que o embasam são diversos e complexos.

Não cabe "achismos" pode lhe custar caro e o pior não atender sua nescessidade.

Assemelha-se a um vazamento de água: sabemos onde incomoda mais é trabalhoso descobrir de onde vem.

É preciso uma análise "in loco" por um especialista, geralmente engenheiro ou arquieteto.

Isaac Mendes
Ikm Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ikm Engenharia - há 4 anos

Bom dia Regina!!!

Existem materiais que atendem bem a função de isolante termo acústico, como parede Dry wall lã de vidro, rocha ou pet.

Claro que existem outros fatores que contribuem para refletir o som como cerâmicas, revestimentos, vidros e materiais acrílicos, como também a matérias que faz a absorção do som, como madeiras e carpetes.

Mais para uma exatidão, precisaria medir com um decibelímetro a sonoridade, para dimensionar o bloqueio do som.

Responder
Evanildo mele vieira M Vieira
Particular - há 4 anos

Consultoria a custo baixo, se quiser me contratar estarei a disposição e te darei a solução mais indicada e mais em conta que caberá no seu bolso.

Max Marim Botias
Mmb Planejamento, Projetos E Consultoria Ltda. (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Mmb Planejamento, Projetos E Consultoria Ltda. - há 4 anos

Pelo que pude perceber não seria exatamente um isolamento acústico por conta de uso de algum instrumento musical ou aparelho de som e sim uma sensível diminuição da reverberação dos sons e ruídos ocasionados pelo própria movimentação das pessoas dentro do imóvel. Se fosse o primeiro caso, o revestimento da parede do ambiente em cortiça ou de forma mais simples e barata com caixas de ovos (aquelas de papelão e não de isopor), mas no segundo que é o que realmente deve ser a pergunta a recomendação é eliminar ao máximo as superfícies lisas, então no piso por tapetes, nas paredes das janelas por cortinas de tecido e não persianas, no teto se possível trocar o forro de PVC, por outros com textura e se tiver mesa de vidro ou algo muito liso, cobrir com toalha. Vai melhorar bastante. Espero ter ajudado.