Isolamento Acustico

Isolamento deve ser feito em toda a area a ser isolada ?

Isolamento Acustico

Isolamento deve ser feito em toda a area a ser isolada ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 2
João Tavares
Acustica Em Foco (São Bernardo do Campo, São Paulo) Acustica Em Foco - há 8 anos

BOM DIA, td depende do tipo de ruído que te incomoda: Os ruídos aéreos (>250Hz), que são gritos, conversas, TV alta, latidos e similares poderão ser isolados com forro de Dry Wall com lã e borrachas anti vibração entre as placas de Dry Wall, sendo ruído Estrutural (vibração) = <200Hz, a redução será bem menor, pois este tipo de ruído "anda" pelas paredes, piso e teto, devendo assim, serem feitas tanto as paredes como o forro em Dry Wall (isolamento de 40 a 50 db). Em meus videos disponibilizados no Youtube (canal joaotavares2005, ou digite João Tavares Acústica no Google) tem vários videos que ensino e dou dicas sobre acústica, inclusive para este seu caso de ruído com vizinho.

JOÃO TAVARES

Consultor de Acústica

SEBRAE

Responder
Pablo Serrano
Pablo Serrano - Soluções Acústicas (Florianópolis, Santa Catarina) Pablo Serrano - Soluções Acústicas - há 8 anos

Caro Paulo, no caso de residências a maior parte das reclamações é por conta do ruído de impacto (salto alto, arrastar de móveis, etc). Neste caso o mais indicado é já na construção adotar técnicas de isolamento para evitar que as vibrações sejam transmitidas para toda a estrutura. Em alguns casos é possível isolar a fonte de ruído ao invés do ambiente do receptor do som, o que é preferível na maioria dos casos (máquinas fixas em geral). Tenha em mente que cada porta, janela, paredes, piso e forro devem ter isolamento acústico similar para evitar que um elemento comprometa o desempenho como um todo. Frestas devem ser tratadas com cuidado. Se precisar de uma consultoria, eu realizo os cálculos e proponho soluções específicas.

Responder
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Sim, Para um melhor resultado, as paredes também precisam ter um bom isolamento. Materiais, como lãs de rocha e placas de gesso acartonado, aplicados na parte interna das paredes podem ajudar bastante. Quando o ruído que incomoda vem de outro apartamento do mesmo edifício, quer dizer que o som está vindo pelas lajes, seja a do piso ou a do teto. Nesse caso, são essas superfícies que devem ser isoladas. Se o barulho vem de cima, você pode utilizar forros acústicos sob a laje. Há no mercado uma série de forros acústicos, com diferentes acabamentos. Escolha o que mais lhe agrada e contrate uma empresa especializada para fazer a instalação. Muitos deles são compostos por gesso e material isolante e são comuns nos prédios de escritórios. Além dos cuidados durante a obra, a decoração também tem soluções que diminuem e suavizam os ruídos. As cortinas com forros, por exemplo, diminuem bastante a entrada de ruído externo e melhoram a acústica interna. Os tapetes também são recomendados em apartamentos para abafar o som dos passos e não incomodar os vizinhos de baixo. Se quiser investir um pouco mais, você pode instalar janelas e portas antirruídos. Com fácil sistema de instalação, elas dão um basta no barulho e deixam você descansar tranquilo no silêncio do lar.