Como faço para resolver o problema de falta de isolamento acústico?

Como faço para resolver o problema de FALTA de isolamento acústico? Moro num sobrado geminado e a parede que divide é simples (parede única), o que faz com que os ruídos do vizinho sejam todos ouvidos dentro da minha casa.

Como faço para resolver o problema de falta de isolamento acústico?

Como faço para resolver o problema de FALTA de isolamento acústico? Moro num sobrado geminado e a parede que divide é simples (parede única), o que faz com que os ruídos do vizinho sejam todos ouvidos dentro da minha casa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Maria Tereza, bom dia!

Pelo que entendi o som vem através da parede comum às duas residências. Uma maneira simples e que causaria o menor transtorno possível seria colar na parede placas de cortiça. Pesquise na internet e verás que esta é uma boa solução feita por você mesma.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Lucas Umbelino
Umbelino - Projetos e Construções (Caieiras, São Paulo) Umbelino - Projetos e Construções - há 7 anos

Boa noite

Aconselho que se faça a instalação de um forro de drywall com isolamento acústico no apartamento todo. Meu forro tabicado sai em torno de R$ 80,00 o metro quadrado. O isolamento acústico é a parte.

Fico à disposição

Umbelino - Projetos e Construções

Responder
Nicolas Aguiar
Colorado American Drywall (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Colorado American Drywall - há 7 anos

Prezada Maria, teria que analisar se o som está vindo pela parede ou pelo forro (ou ambos). Uma parede simples de Drywall (gesso acartonado)utilizando la de vidro (isover) no interior, já ajudaria muito. Caso venha pelo forro também pode ser utilizado este material por cima do forro (caso este não seja uma chapa de concreto).

Responder
Pablo Serrano
Pablo Serrano - Soluções Acústicas (Florianópolis, Santa Catarina) Pablo Serrano - Soluções Acústicas - há 7 anos

Prezada, por vezes o simples reforço da parede não é suficiente, visto que o som para de maneira estrutural, vibrando o piso e chão também. Se for somente som aéreo (conversas, TV, etc) podes tentar criar uma parede dupla em alvenaria ou em drywall com lã no meio. Quanto mais queres isolar, mais alto o custo, pois se coloca 2 ou 3 chapas de drywall, e mais lã. Considere a perda de espaço de no mínimo 6 cm. Se for um cômodo específico que te incomoda, podes isolar esse cômodo. Por exemplo, se um quarto, podes aplicar materiais em todas as superfícies criando uma caixa dentro de uma caixa. A melhor alternativa seria encomendar um projeto a um especialista, seja ele um arquiteto especializado ou um engenheiro acústico. O honorário do engenheiro vai te custar cerca de R$2000 pra colocar em planta isso, medir e projetar o isolamento adequado. Mas as vezes procuramos alternativas pra não gastar muito e reduzir o problema ao invés de resolver, eu entendo.