Que tipo de material usar para isolamento acústico de parede?

Minha parede do quarto é geminada com a cozinha do vizinho e posso ouvir tudo o que ocorre do outro lado. Gostaria de saber qual o melhor material para isolar esses barulhos, se uma parede de drywall anexa a já existente ou uma de tijolo maciço ou se a unica solução é refazer a parede totalmente. Tenho a impressão que o drywall com lã de vidro é para impedir o som de sair do ambiente, não de entrar por uma parede, procede? Obrigado antecipadamente.

Que tipo de material usar para isolamento acústico de parede?

Minha parede do quarto é geminada com a cozinha do vizinho e posso ouvir tudo o que ocorre do outro lado. Gostaria de saber qual o melhor material para isolar esses barulhos, se uma parede de drywall anexa a já existente ou uma de tijolo maciço ou se a unica solução é refazer a parede totalmente. Tenho a impressão que o drywall com lã de vidro é para impedir o som de sair do ambiente, não de entrar por uma parede, procede? Obrigado antecipadamente.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Fernando Canabarra
Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda (Campinas, São Paulo) Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda - há 6 anos

TEM QUE FAZER UMA MEDIÇÃO ACÚSTICA DETALAHDA E DEPOIS DAR O RESULTADO. ISTO TEM CUSTO, É A VISITA DE UM ESPECIALISTA EM ACÚSTICA .VOCÊ ESTÁ SE ESQUECENDO DO TETO E DO PISO, DAS CAIXINHAS DE TOMADA E INTERRUPTORES, DOS ENCANAMENTOS, ETC...

Responder
Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Paulo, bom dia.

Algumas frequencias de som, como as mais graves, precisam de maior massa para serem absorvidas. COmo mensionou que já existe drywall, pode verificar se este já possui a lã de rocha. Caso não tenha, remova todos os paineis do seu lado da parede, preencha com duas ou tres camadas de lã e feche novamente com maior espessura, engrossando seu drywall atual. Importante que o material acustico, seja preenchido desde o piso até encostar (com alguma pressão) na laje do teto. Para solução mais complexa, uma parede de alvenaria com tijolos, será mais eficiente. Qualquer dúvida, entre em contato.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Faça uma parede falsa de drywall com lã de rocha, ou a aplicação de um painel wall na parede de divisa;