ISOLAMENTO ACÚSTICO - ESTÚDIO

Boa dia pessoal, preciso de uma ajuda por favor.

Embora entenda q nesse caso é necessário um contato mais "físico" no local, gostaria q alguém me ajudasse a respeito de um isolamento acústico q estou fazendo em um Estúdio de Gravação e Ensaio.

A grande questão é a respeito do isolamento, pois é uma sala dentro do templo da igreja, no fundo da nave do templo. Então precisamos isolar de forma q os eventos ocorram simultâneos, cultos e ensaios, sem que um interfira no outro, não atrapalhe, não vaze som de dentro do Estúdio pro templo e nem vice-versa.

Estou em um projeto inicial, mas não tenho tanto conhecimento na área.

Junto a parede q já existe vou colocar uma parede de madeira de 1,5 cm (compensado), com algumas pesquisas, vi que colocar lã de vidro ou de rocha entre as paredes vai ajudar e muito no isolamento, mas preciso de um direcionamento nesse sentido, qual material usar entre a parede de alvenaria que já existe e a de madeira q irei fazer.

Isso isola o suficiente? Repetindo q sei q precisaria ver o local, etc, mas espero q alguem q conhece essa área possa me ajudar.

Todos irão usar fones e a principio vamos usar bateria acústica, mas futuramente vai ser uma eletrônica.

Logo minha preocupação é se vai isolar o sufuciente o som q vem de fora.

No "ápice do culto", creio q chegue próximo a casa dos 100 db.

Muito obrigado.

Abraços

ISOLAMENTO ACÚSTICO - ESTÚDIO

Boa dia pessoal, preciso de uma ajuda por favor.

Embora entenda q nesse caso é necessário um contato mais "físico" no local, gostaria q alguém me ajudasse a respeito de um isolamento acústico q estou fazendo em um Estúdio de Gravação e Ensaio.

A grande questão é a respeito do isolamento, pois é uma sala dentro do templo da igreja, no fundo da nave do templo. Então precisamos isolar de forma q os eventos ocorram simultâneos, cultos e ensaios, sem que um interfira no outro, não atrapalhe, não vaze som de dentro do Estúdio pro templo e nem vice-versa.

Estou em um projeto inicial, mas não tenho tanto conhecimento na área.

Junto a parede q já existe vou colocar uma parede de madeira de 1,5 cm (compensado), com algumas pesquisas, vi que colocar lã de vidro ou de rocha entre as paredes vai ajudar e muito no isolamento, mas preciso de um direcionamento nesse sentido, qual material usar entre a parede de alvenaria que já existe e a de madeira q irei fazer.

Isso isola o suficiente? Repetindo q sei q precisaria ver o local, etc, mas espero q alguem q conhece essa área possa me ajudar.

Todos irão usar fones e a principio vamos usar bateria acústica, mas futuramente vai ser uma eletrônica.

Logo minha preocupação é se vai isolar o sufuciente o som q vem de fora.

No "ápice do culto", creio q chegue próximo a casa dos 100 db.

Muito obrigado.

Abraços

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Luiz valente Soares

Bom dia, para cada caso existe uma solução com uma boa relação custo-benefício. Para isso precisamos realizar uma vistoria onde analisaremos as características do local, as formas como o vazamento poderá ocorrer e se propagar, fazer medições dimensionais, de pressão sonora e uma análise espectral para sabermos exatamente o que tratar, o quanto tratar, para definirmos a melhor forma de tratar. Luiz Valente,

Responder
Fernando Canabarra
Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda (Campinas, São Paulo) Sexto Sentido Musica E Acustica Ltda - há 9 anos

Insistindo, não há como se fazer um isolamento acústico perfeito sem a visita ao local, sem a medição, sem ver as paredes, portas e janelas, sem saber qual a taxa de isolamento, se seriam 30 db, 40 4b, 60 ou qualquer outra medida, ainda tem a questão de quais frequências você precisa isolar...Para cada frequência existem opções de materiais específicos e formas específicas de se colocar, não há como se fazer isto em um estalar de dedos, ou lendo no google, não existem materiais prontos para isto, qualquer outra informação é engano, é marketing, é ilusão, não perca seu tempo. Contrate um profissional para medir seu local, não há outra maneira viável...Acústica não é ensinada nas faculdades normalmente, ainda não passou no fantástico, por isto as pessoas desconhecem. Muito obrigado . Fernando canabarra

Responder
Leandro Souza
Eurodrywall (Curitiba, Paraná) Eurodrywall - há 9 anos

estúdio de som

tratamento-acustico-3_415765
3 fotos
Responder
Raphael Tomasetti
R Tomasetti Arquiteto (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R Tomasetti Arquiteto - há 9 anos

Bom dia Sr. Miguel, analisando por alto seu caso, o ideal seria a execução de uma parede de alvenaria com um colchão de ar entre as duas paredes existentes.a la de rocha auxilia, mas o ideal é fazer um estudo no local para avaliar melhor a questão não somente por conta do isolamento da sala em si mas para uma avaliação melhor dos pontos onde podem ocorrer vazamentos de som.

Se necessitar de maiores informações fique a vontade para entrar em contato