Como identificar parede estrutural em imóvel?

Ao começar a obra perguntei ao pedreiro se haveria a possibilidade de abrir um nicho no box, caso não fosse parede estrutural. O mesmo me mandou uma foto para confirmar se o tamanho estava bom e eu disse que sim. Ok, nicho feito. Essa semana recebi o regimento do condomínio e nele diz que não deve-se fazer nenhum tipo de perfuração ou rasgos na parede pois o mesmo é feito de alvenaria estrutural. Agora estou em pânico e não consigo dormir e nem sei como prosseguir. Estou com medo do prédio começar a ruir. Perguntei ao pedreiro se era bloco estrutural ou vedação e o mesmo disse que era um bloco de concreto sem preenchimento e que não havia nenhum ferro. Ao observar a foto que ele me mandou vi que há outra parede ao fundo: Essa parede era mesmo estrutural? Como prosseguir para reparo dessa parede? Como devo fechar e se realmente há a necessidade de fechar ou o que ele quebrou era apenas uma parede de vedação?

Como identificar parede estrutural em imóvel?

Ao começar a obra perguntei ao pedreiro se haveria a possibilidade de abrir um nicho no box, caso não fosse parede estrutural. O mesmo me mandou uma foto para confirmar se o tamanho estava bom e eu disse que sim. Ok, nicho feito. Essa semana recebi o regimento do condomínio e nele diz que não deve-se fazer nenhum tipo de perfuração ou rasgos na parede pois o mesmo é feito de alvenaria estrutural. Agora estou em pânico e não consigo dormir e nem sei como prosseguir. Estou com medo do prédio começar a ruir. Perguntei ao pedreiro se era bloco estrutural ou vedação e o mesmo disse que era um bloco de concreto sem preenchimento e que não havia nenhum ferro. Ao observar a foto que ele me mandou vi que há outra parede ao fundo: Essa parede era mesmo estrutural? Como prosseguir para reparo dessa parede? Como devo fechar e se realmente há a necessidade de fechar ou o que ele quebrou era apenas uma parede de vedação?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: voce pode contratar um engenheiro para fazer uma vistoria e laudo com ART ou mesmo preencher de imediato para evitar possiveis movimentações mecanicas...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Mauro Monteiro
Mauro Monteiro (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mauro Monteiro - há 2 anos

Se o prédio é de alvenaria estrutural com certeza esta parede é estrutural.....Trabalho com projeto de estrutura e normalmente todas as paredes externas são estruturais.....mas uma abertura de um nicho dificilmente fará o prédio ruir mas se todos os aptos começarem a fazer rasgos cortes com certeza um dia poderá haver a ruína......o melhor a fazer é contratar um engenheiro para laudo e ver o que será necessário fazer....estou a disposição se precisar de um laudo técnico.

Responder
Carvale Soluçoes de engenharia
Carvale Soluções De Engenharia (Contagem, Minas Gerais) Carvale Soluções De Engenharia - há 2 anos

A foto não deixa nítido sobre a espessura do nicho e o material. Blocos estruturais tem caracteristicas que identificamos. Caso ele faça parte do sistema da estrutura do prédio é importante avaliar em qual andar voce está, qual espessura, etc. Tirar uma parede estrutural é possivel com uma análise e um cálculo de recuperação, mas sem dados dessa ordem qualquer diagnóstico e inconclusivo

Responder
Afonso Tang Mamolli
Construção E Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construção E Reforma - há 2 anos

Na verdade como o bloco tem uma espessura, e ele quebrou apenas o lado de dentro, o que vc esta vendo é o lado do bloco que faceia o lado externo do edifício, provavelmente essa parede não é estrutural, porém todo caso é importante solicitar a planta de estrutura para a construtora, caso não tenha o contato da construtora do edifício, será necessári oa contratação de um engenheiro para avaliação.

Responder
Wellington Zanette Filho

Verifique no manual do proprietário que é fornecido na entrega do apartamento, se não tiver, peça para o síndico a planta estrutural do edifício, na planta mostra paredes estrutural e as que não são estrtural, mas em via de regra, um nicho não é suficiente para a ruína de um prédio, mas lembre é proibido quebrar paredes estrtural!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região