Istalação geral na construção civil

Como calcular um projeto elétrico na construção civil

Elaborar um orçamento por pontos e qual modelo de orçamento

.

Istalação geral na construção civil

Como calcular um projeto elétrico na construção civil

Elaborar um orçamento por pontos e qual modelo de orçamento

.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Felipe Santos
Felipe Santos Eletricista (Mauá, São Paulo) Felipe Santos Eletricista - há 9 anos

Bom dia!

Para fazer o cálculo de um projeto elétrico, primeiro você precisa conhecer a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão,

nela você terá todas as diretrizes, tais como:

- Recomendações para o levantamento de carga de iluminação;

- Recomendações para o levantamento de carga de tomadas;

- Condições para se estabelecer a quantidade de tomadas de uso específico;

(chuveiro, máquina de lavar roupas, máquina de lavar loucas, etc.)

- Tipo de Fornecimento e Tensão;

- Balanceamento das cargas;

- Dimensionamento dos condutores;

- Dimensionamento das proteções (disjuntores, fusíveis, etc.);

- Esquema de Montagem do Quadro Elétrico;

- Simbologia Gráfica.

Eu também lhe recomendo a leitura de dois manuais no qual eu conheço e sempre faço uso.

- Instalações Elétricas Residenciais;

- Manual e Catálogo do Eletricista;

Com base nesses documentos você poderá realizar um dimensionamento e uma instalação

segura, lembrando que, sempre deverá existir a supervisão de um profissional habilitado para tal função.

Espero ter ajudado.

Responder
Jose valdivino da silva valdivino

bom dia para elaboração de um projeto elétrico, vai primeiro analisar e soma de potencia de consumo a ser gasta,exemplo quantos chuveiros quantas lampadas quantas tomadas..deve ser levado em conta a tensão de alimentação e potencia e water de cada aparelho ou eletrodoméstico que sera utilizados na rede dividindo a soma de potencia pela tensão de entrada vc terá o valor da corrente em ampere a qual sera o valor do disjuntor do seu padrão de entrada,existe uma tabela de iluminação qui ,é elaborada chamada de lume por metro quadrado de cada comodo da casa ex: quartos ,salas,banheiro... etc mas agente ver um pouco do gosto dos clientes vendos os parâmetros e os limites.. um projeto elétrico dever ser visto e revisto obedecendo os padrões de segurança e normas tecnitas. si não for bem elaborado pode trazer graves consequências queima,mau funcionamento dos equipamentos e eletrodomésticos,auto consumo desperdício de energia elétrica, e ate provocar incêndio . Quanto ao valor combina por preço por ponto ex: ponto de tomada ponto de iluminação,ou pacote fechado pontos quadro de distribuição , montagem do padrão de entrada com ou sem o material. Escolher material de qualidade boa para um serviço de qualidade e segurança, obs., o resultado da sua soma de potencia pode resultar em um dos padrões de entrada 127 v 220 v ou 380 v e disjuntor de valor equivalente a uma determinada faixa de ampere..

Responder
Jose valdivino da silva valdivino

bom dia para elaboração de um projeto elétrico, vai primeiro analisar e soma de potencia de consumo a ser gasta,exemplo quantos chuveiros quantas lampadas quantas tomadas..deve ser levado em conta a tensão de alimentação e potencia e water de cada aparelho ou eletrodoméstico que sera utilizados na rede dividindo a soma de potencia pela tensão de entrada vc terá o valor da corrente em ampere a qual sera o valor do disjuntor do seu padrão de entrada,existe uma tabela de iluminação qui ,é elaborada chamada de lume por metro quadrado de cada comodo da casa ex: quartos ,salas,banheiro... etc mas agente ver um pouco do gosto dos clientes vendos os parâmetros e os limites.. um projeto elétrico dever ser visto e revisto obedecendo os padrões de segurança e normas tecnitas. si não for bem elaborado pode trazer graves consequências queima,mau funcionamento dos equipamentos e eletrodomésticos,auto consumo desperdício de energia elétrica, e ate provocar incêndio . Quanto ao valor combina por preço por ponto ex: ponto de tomada ponto de iluminação,ou pacote fechado pontos quadro de distribuição , montagem do padrão de entrada com ou sem o material. Escolher material de qualidade boa para um serviço de qualidade e segurança, obs., o resultado da sua soma de potencia pode resultar em um dos padrões de entrada 127 v 220 v ou 380 v e disjuntor de valor equivalente a uma determinada faixa de empar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região