O vizinho pode reclamar sobre a caixa d'água na laje?

Bom tarde!!!

Comprei uma casa recentemente, porém nos fundos da minha casa tem uma área de serviço. Estruturei e levantei o muro e bati uma laje para colocar uma caixa d'água. Foi quando começou os problemas o vizinho da casa de cima tem três janelas viradas para a minha área e quando fui instalar a caixa d'água sobre a laje, ele alegou que tirei a privacidade dele. Porém minha casa não tem quintal somente essa área pra mim colocar a caixa d'água. Ficarei muito grata se alguém tirar a minha dúvida, Obrigada!!!

O vizinho pode reclamar sobre a caixa d'água na laje?

Bom tarde!!!

Comprei uma casa recentemente, porém nos fundos da minha casa tem uma área de serviço. Estruturei e levantei o muro e bati uma laje para colocar uma caixa d'água. Foi quando começou os problemas o vizinho da casa de cima tem três janelas viradas para a minha área e quando fui instalar a caixa d'água sobre a laje, ele alegou que tirei a privacidade dele. Porém minha casa não tem quintal somente essa área pra mim colocar a caixa d'água. Ficarei muito grata se alguém tirar a minha dúvida, Obrigada!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Já tentou chamar um fiscal da Prefeitura para analisar o local? Algumas cidades possuem regras que proibem outras não.... Tem cidades que exigem um recuo pra caixa dágua... outras pedem que tenha proteção adequada...

Tenta falar com um fiscal da prefeitura. ele saberá te orientar conforme a legislação municipal vigente na sua cidade... e em conformidade ao direito de vizinhança

Responder
Lulu
Particular - há 1 año

Alguem pode tira uma duvida tem um vizinha que esta construindo perto da minha casa e sempre que a caixa dágua enche ela derrama ai só que onde derrama a agua e noeu muro molha meu muro e ele fica achando Rui só falando coisa cm nos o muro e nosso quem feliz foi nos nuca foi no terreno dele da palpite em nada

Jose Paulo da Silva
Particular - há 5 anos

Bom, primeiro que para que seu vizinho tenha janelas voltadas para seu lote elas deverao estar a no minimo 1m de distancia do muro de divisa. E se voce construiu dentro do seu proprio lote respeitando o gabarito maximo de altura definido pelo zoneamento municipal, nao ha com que se preoculpar. Certamente seu vizinho procura tirar vantagem de voce depois que fez um mal negocio na aquiziçao de um imovem gal localizado o mal contruido.

Particular - há 5 anos

R: Pode colocar sem problemas... seu vizinho que não pode ter vão de iluminação e ventilação no perimetro.

A disposição;

Edmilson Angelo Pacheco
D'angelo Instalações Elétricas E Construções (Queimados, Rio de Janeiro) D'angelo Instalações Elétricas E Construções - há 5 anos

bom dia gizele pelo q o que esta falando sir ele tiver um corredor tudo bem ele esta no direito dele ter janela mais pela reclamaçao nao porque voçe construiu no teu quintalal principalmente sir muro ou parede fizer divisa entao ele esta sem razao de reclamar teria que ter feito um acordo entre ambas parte para ter feito as janelas dele ter ficado viradas para tua area um um abraço espero ter ajudado

Responder
Enéas Azevedo

Direitos e deveres.

Quando tocamos neste assunto,procuramos logo rever o que a lei nos diz. Sabemos muito bem que qualquer construção feita dentro de sua propriedade é regularmente legal por lei. No caso,o vizinho não tem direito algum (legalmente falando) de exigir retirada ou demolição da obra feita. Porém, existe tbm o comum acordo entre parentes para se evitar atritos. Se tiver área suficiente para a construção da mesma e for assim "da sua vontade" reerguer em outra área do terreno só para evitar dores de cabeça, seria viável mas,nada a impede de manter a construção onde foi erguida.

Att: Enéas Azevedo

Responder
Gizelle
Particular - há 4 anos

Infelizmente com os meus vizinhos não tem acordo, como a casa dela e no pavimento superior, ela alega que a parte de cima do meu corredor a pertence.

Marcio Viana Teixeira
MVT Engenharia, Construções e Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) MVT Engenharia, Construções e Reformas - há 5 anos

Bom dia Giselle, meus colegas estão um tanto nervosos kkk falando que ele não pode reclamar, mais importante que o seu direito é a lei da boa vizinhança, se coloque no lugar dele com aquele barulho de cx d'água enchendo todos os dias, ele pode na maudadade furar sua cx ou até mesmo te denunciar pois pela pequena obra acho difícil ter lá legalizado, enfim converse e entre em um acordo eu acho o melhor caminho.

Responder
Gizelle
Particular - há 4 anos

Porém eles pode reposicionar as janelas para os corretores dentro da propriedade dele, ao contrário de mim que só tenho esse corredor para colocar a caixa d'água. O problema não é o barulho e sim a laje que eles querem que derrubem, pelo fato de que ao fazer a limpeza da caixa d'água eles falam que tem a privacidade invadida.

Gizelle
Particular - há 4 anos

O porém é que onde eu moro sempre falta água e com crianças em casa e meio complicado, mais eles tem a opção de mudar as janelas de lugar e colocar dentro do seu próprio imóvel.

João Batista
J L M Reformas Pinturas Gesso Etc. (São João de Meriti, Rio de Janeiro) J L M Reformas Pinturas Gesso Etc. - há 5 anos

Bom pelo o que eu entendi o espaço é seu ele não pode reclamar de vc utiliza de seu próprio espaço!

Responder
Rafael Soares de Freitas

Olá, olha, como já foi dito , seria melhor se víssemos uma foto para ter uma noção melhor.

Mas pelo que entendi vc está com todo direito, pq a caixa de água está no seu terreno, e quem está errado é esse seu vizinho, pq quem está tirando a privacidade é ele, pq não é permitido ter janelas de frente para o terreno dos outros, só é permitido para frente ou para os fundos da casa dele. Sendo assim vc não está nem um pouco errada, e se quiser pode entrar com ação na justiça para ele fazer a retirada das janelas!

Se quiser mais informações entre em contato

Responder
Welson Cardoso da Silva

Bom dia gizele, poderia, por gentileza tirar uma foto para eu ter uma Noção melhor do seu problema? Mas, pelo que eu entendi, o seu vizinho tem janelas para o interior do seu terreno... E isso não é permitido.

Mas entre em contato e mande as fotos... Terei prazer em ajudar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região