Como fechar o espaço das grades com plantas?

Gostaria da opinião de vocês sobre o paisagismo desse local, que bate bastante sol, sobre plantas e decoração de jardinagem. A ideia seria preencher com vasos e plantas mais altas pra fechar um

Pouco da grade intercalado com plantas menores. Quais espécies usar? Como fazer? Obrigada desde ja

Como fechar o espaço das grades com plantas?

Gostaria da opinião de vocês sobre o paisagismo desse local, que bate bastante sol, sobre plantas e decoração de jardinagem. A ideia seria preencher com vasos e plantas mais altas pra fechar um

Pouco da grade intercalado com plantas menores. Quais espécies usar? Como fazer? Obrigada desde ja

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
Guilherme Scheidemantel
Particular - há 6 anos

Você pode ter algumas estratégias: 1) jardim vertical, 2) plantas eretas em vaso e 3) trepadeiras. Ou ainda uma combinação delas.

Para jardim vertical, você pode fixar um painel, como indicado na resposta anterior.

Já plantas eretas fariam uma cerca-viva, e como exemplos temos a tumbérgia ereta, a bambusa ou a murta para cumprir o papel.

Finalmente, trepadeiras em vasos cresceriam enroscando-se na grade. Bons exemplos são a tumbérgia grandiflora, o jasmim-dos-poetas ou jasmim-estrela. Boa sorte!

Cláudia
Particular - há 6 anos

Guilherme, muito obrigado pela resposta. Vou pesquisar todas elas. Mas pelo que sei a tumbergia atrai muitos zangões, isso é real? A murta no vaso costuma chegar a que tamanho? Antigamente tínhamos uma trepadeira (jasmim) que não cresceu muito para cobrir a grade. Mas vou checar uma por uma. Novamente muito obrigado!

Particular - há 6 anos

R: Primeiro deve fixar bem um painel de fibra de coco na face interna e utilizar pouca terra preta e hidrogeo, visto que fica na cobertura de um predio; utilize alguns tipos de vegetação intercalando as camadas; Orquideas, samambaias, etc... se adaptam bem...

A disposição;

Cláudia
Particular - há 6 anos

Muito obrigado pela resposta, muito útil para nós. Mas tenho uma dúvida (e um receio) sobre um jardim ereto na cobertura do prédio, onde venta bastante. Tenho medo de não suportar e/ou cair algumas coisas. O que vocês acham? É 100%seguro?

Muito obrigado pela atenção?

Neide Braga de Souza Vitorino

Cláudia...

Não sei se você já fechou seu espaço (estou chegando agora por aqui, vi suas questões e tenho algumas informações importantes).

1) quanto a pendurar plantas ou painéis na grade, antes é necessário saber se isso não será considerado alteração de fachada pelo condomínio.

2) Se for autorizado é preciso pensar em painéis resistentes a intempéries, especialmente os ventos fortes e um sistema de fixação muito seguro para não causar acidentes futuros.

3) As espécies mais resistes para painéis nestas condições são a columéia peixinho, o aspargo e a hera pendente.

4) Nos demais espaços poderia trabalhar com vasos em diversos tamanhos e formatos, porém com a mesma textura.

5) Também é preciso pensar no peso sobre laje, estão escolha vasos com um material resistente e leve, o peso dos substratos de plantio e a planta devem ser pesados o suficiente para permanecer firmes no chão.

6) Quanto os arbustos e pequenas árvores, para que fique bem harmonioso é interessante um olhar para o formato das folhas dessas espécies, que deverão ter a mesma linguagem. Arbustos baixos indico a clúsia, para os mais altos a camélia, a acerolo, limão, jasmim do imperador... Quanto à trepadeira resistente você pode optar pelo jasmim de madagascar.

Fique à vontade se precisar de mais detalhes.

Abraços,

Neide

Responder
Maisa SantAnna
Maisa Marques Santanna (Aracaju, Sergipe) Maisa Marques Santanna - há 6 anos

Ola Claudia, te sugiro colocar um vaso de grande porte nesta base cimentada ja existente; depois mande fazer uma estrutura em ferro horizontal onde voce vai fixar os vasos, esta estrutura deve ser anexada a tua grade ja existente, para que não caiam com o vento, utilize plantas que são resistentes ao sol direto, procure ajuda em alguma loja especializada em plantas. Acho que unindo todas as informações dadas aqui no site, vc vai conseguir chegar a uma solução que atenda a tua necessidade.

Abraços

Responder
Joao Pereira
Enverdecer (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Enverdecer - há 6 anos

olha pelo meu melho e com bom desempenho vc pode coneta dois corion de pvc faca o fundo com adubos e a casca de coco colocando mudas dejasmim quando ele ficsa ele comesa a deser de sima pra baixo arasta no chao dica mara vilha tampa tds a flexas das grades eu faco e garanto obrigado

Responder
Maria José Ferreira
Toke Verde Paisagismo e Decoração (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Toke Verde Paisagismo e Decoração - há 6 anos

Boa tarde Claudia. As opiniões das duas empresas são coerentes, mas, fazemos algumas ressalvas. No caso do Jardim Vertical, o mesmo pode lhe trazer um fechamento imediato, entretanto, para que tenha longevidade deverá ter espécies resistentes a este ambiente de cobertura, sujeito aos intempéries mais intensos de sol e ventos. Uma irrigação automatizada se fará imprescindível neste caso, mesmo sem conhecer a extensão desta grade. Já no caso de arbustos lenhosos, como os que foram citados acima, trariam também este fechamento desejado. Aconselho a opção da Murta e acrescentaria o Podocarpo, como opção. São resistentes ao sol, formando uma barreira contra os ventos fortes ali. São espécies perenes e se bem irrigadas terão longevidade. Poderão ser plantadas em floreiras lineares em toda a extensão.

Foi com satisfação que lhe oferecemos nosso parecer e colocamos nossos serviços à disposição.

Abraços

Toke Verde Paisagismo

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de paisagistas na sua região