Laca em madeira

O que é 'laca'? Que tinta é utilizada, tinta a óleo comum? A diferença da pintura é por ser com pistola de pintura ou tem alguma outra característica especial?

Laca em madeira

O que é 'laca'? Que tinta é utilizada, tinta a óleo comum? A diferença da pintura é por ser com pistola de pintura ou tem alguma outra característica especial?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 3
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Laca da Sayerlack é própria para Madeira. O fabricante não recomenda para outros usos. Recentemente pintei uma porta em madeira no Hall de um apartamento e a cliente nos pediu para laquearmos também a porta do elevador que era em metal. Liguei no SAC da SAyerlack e eles não aconselharam aplicar seu produto no metal, embora eles saibam de casos onde isso seu certo. Dependendo do PRIMER que se usou em baixo. Para não correr esse risco, pintei a porta de entrada em Laca SAyerlack, e a porta do elevador em Laca automotiva. Ambas as peças eram foscas.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Tinta LACA, é uma tinta diferente do Esmalte, que pode ser passado no rolinho. Sendo um bom pintor, dá para fazer um serviço em Esmalte, sendo fosco ou acetinado que fica quase igual à laca, com um custo muito reduzido. E o esmalte pode ser feito no rolinho.

Tem peça feita na Laca Fosca e no Esmalte fosco, que mesmo um profissional experiente, pena para distinguir qual é laca e qual é esmalte.

A laca, costuma dar uma aparência um pouco melhor, na maioria das vezes. Mas seu custo é bem salgado.

A Laca fecha melhor os poros da madeira. Mas no caso de você ter uma porta já pintada no esmalte, você vai ter que aplicar laca apenas à base de Nitrocelulose. Caso contrário, se usar uma laca P.U. em cima, você vai arrancar a tinta de baixo, porque a P.U. é muito forte, e perder todo o serviço. Sendo porta crua, sem pintura anterior, você não corre esse risco.

Já porta com pintura brilhante, precisa ser muito bem masseada. Seja na tinta que for, para tirar as imperfeições. Portas empenadas, tortas, com calombos, mostram todas as imperfeições depois de pintadas. Parecem aqueles espelhos distorcidos que haviam em parques de diversão antigo. A imagem revela os calombos da porta.

Caso não queira correr esse risco, prefira tinta fosca ou acetinada.

Responder
Osmar Antonio de Oliveira
Olivera Móveis Planejados (Campinas, São Paulo) Olivera Móveis Planejados - há 9 anos

A tinta laca, conhecida também por automotiva ou poliuretano, pode ser aplicada nos mais variados materiais, como o ferro, madeira, vidro ou metal, ficam perfeitas quando usadas em móveis antigos restaurados, dando um toque muito moderno, principalmente se adotados nas cores azul, amarelo, vermelho ou rosa schocking. Elas também podem proporcionar um acabamento fino (nas opções: brilhante, fosco ou acetinado), maciez, perfeição e beleza do móvel.

Para isso, é preciso lixar muito bem para uma finalização perfeita da textura, após isso, passar a tinta laca branca (independente da cor final), depois de seca vem o retoque com massa e novamente passar ligeiramente a lixa, para finalmente receber a camada de tinta da cor escolhida com uma pistola especializada.

Responder
Patricia
Particular - há 7 anos

Olá, pessoal! Gostaria de pintar peças em MDF de modo a parecerem laqueadas. Sou bem leiga nesta área e gostaria de alguma informação. Encontrei um produto chamado "laca em spray" que pretendo testar (não é muito caro, vale o teste). Mas, gostaria de outras opiniões. Uma boa tinta spray deixaria a pintura lisinha? Já pintei com rolinho e pincel e sempre fica umas marcas que me incomodam. Obrigada por qualquer orientação que possam me dar.

Leandro Romeo Carvalho carvalho

laca e uma tinta especial de altíssimo padral,a superficie deve estar bem limpa lixar bem fazer todas as correção com massa rapida e aplicar fundo preparador pu e aplicar de 2 ate 3 demão de laca,antes de pintar verifique se a superficie nao apresenta defeito algum.

Responder
Carina
Particular - há 8 anos

Carina Simoes escreveu uma resposta em Laca em madeira

ola sou Carina!!! Sou totalmente leiga e quero reformar minha mesa de mogno.Minha ideia é passar batida de pedra para n precisar lixar ela e depois passar a tinta,ai gostaria que me indicasse qual tinta passar e com rolo ou pistola e se uma pistola basica resolve. Pf termos simples pois n conheço nada!!!! Muito obrigada desde ja pela ajuda !!!!!

Carina
Particular - há 8 anos

ola sou Carina!!! Sou totalmente leiga e quero reformar minha mesa de mogno.Minha ideia é passar batida de pedra para n precisar lixar ela e depois passar a tinta,ai gostaria que me indicasse qual tinta passar e com rolo ou pistola e se uma pistola basica resolve. Pf termos simples pois n conheço nada!!!! Muito obrigada desde ja pela ajuda !!!!!

Jonas Almeida
Particular - há 8 anos

não!para laquea as peças uma vez pintada com sintetico e bom que isole elas com um fundo isolante pu, sem carrega espere secar bem para evaporar ao maximo o tinner da diluição depois vem aplicando a laca no talento e de preferência em um lugar aquecido pronto.

Luciano Barros
Marido Faz de Tudo (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marido Faz de Tudo - há 8 anos

Serviços executados em laca

6 fotos
Responder
Luciano Maurício
Marcenaria Flexil (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Marcenaria Flexil - há 8 anos

*Quer saber como se faz o LACCA: *Dentro das novas perspectivas do design contemporâneo, a possibilidade de se afastar das pinturas frias do século XVIII e início do século XIX para móveis e decoração em geral, a utilização de novos tipos de materiais para pintura revolucionou tudo que se poderia pensar a respeito da maneira de viver com as cores e os móveis nas casas e escritórios, entretanto, um novo problema surgiu: a invenção de produtos de limpeza cada vez mais nocivos aos materiais dos móveis. É dentro deste contexto que a pintura LACCA se torna uma grande invenção para os móveis modernos, já que ela é resistente à maioria dos produtos de limpeza além de também ser resistente à riscos. Sendo uma pintura microtexturizada com tinta esmalte poliuretânica, sua tonalidade final fosca lhe fornece uma aparência única em relação às tintas que prevalecem no aspecto de brilho

2 fotos
Responder
Jromegabrasil
Particular - há 8 anos

estou iniciando na pintura de laca já tenho os produtos aqui, fiz preparação das portas com massa sayerlack, lixei e agora vou para o fundo, o que recebi aqui foi fundo PU Branca FL6337 02 GL e fundo AC PU BR 40 FLO 6512 02 GL, este BR40 que será a última demão correto? Vou diluir e adicionar os catalizadores FC6902 a 50% para ref. 6337 e o 6512 para a ref FLo 6512 correto? grato adhemar

Andre Barbosa Moura
Moura & Art - Móveis Planejados (Salvador, Bahia) Moura & Art - Móveis Planejados - há 9 anos

A laca não é só uma pintura, é o efeito que causamos com os materiais necessários preparando a peça com toda técnica, cujo especializa em pintura de laca tem capacidade de fazer.

Materiais utilizados:

1º Massa rápida

2º Sufas

3º Tinta de fundo para correção

Obs: Apos a a peça está com a superficie regularizada poderá ser aplicada a tinta especial

Indico tintas SAyerlack

Responder
Gracy
Particular - há 9 anos

Olá! Sou moradora de Natal RN e gostaria muito de aprender a técnica de Laca para aplicar em móveis antigos. Vcs conhecem algum lugar que ensine, pode ser em outro estado, pois estou disposta à aprender! Desde já, agradeço a atenção.

Cristian Oliveira
Marcenaria Personart (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Marcenaria Personart - há 9 anos

Existe uma variedade de acabamentos laqueados com relação a textura e brilho. As resinas utilizadas são variadas também. Ex: pu, acrílica, poliéster e etc... Mas a principal vantagem da laca, é a cobertura em superfícies com formas orgânicas deixando um acabamento sem imperfeições ou porosidade na madeira.

Responder
Jmsantos Marcenaria
Dois Irmãos Marcenaria (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Dois Irmãos Marcenaria - há 9 anos

A pintura com laca é uma pintura semelhante a dos automóveis, deixando um acabamento perfeito na face da madeira. Pode ser PU, Nitro e etc.

a variedade de acabamento final, podendo ser brilhante, semi brilho ou fosco. Todos com um acabamento final muito bom.

Responder
Gilson Augusto Jeronymo
Mondrian Design (Santo André, São Paulo) Mondrian Design - há 9 anos

Laca é um acabamento onde são aplicado varias camadas de fundo,primer, tinta,lixa,enfim.. para se obter um acabamento uniforme e linear, dando ênfase ao tratamento da superfície corrigindo imperfeições, em média são aplicados de 3 a 4 demãos no revolver de pintura e até 5 para acabamento automotivo(alto brilho) com polimento utilizando poli triz e cera própria para uso. Além de como diz o amigo em questão, um bom profissional...

Responder
Renato silva
Nato Pinturas & Reformas (Guarujá, São Paulo) Nato Pinturas & Reformas - há 9 anos

acabamento com laca....

IMG_20131019_135641_439773
2 fotos
Responder
Renato silva
Nato Pinturas & Reformas (Guarujá, São Paulo) Nato Pinturas & Reformas - há 9 anos

Laca é uma pintura especial de alto padrão que da maior qualidade e sofisticação ao ambiente. O produto utilizada pode ser laca a base de nitrocelulose ou Pu ambos aplicado a revolver mas necessita de uma boa preparação com fundos e massa e um profissional capacitado para obter o acabamento esperado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região